Jump to content
Olarila Professional Hackintosh Services ×

Instalação do Snow Leopard via CD de boot

Recommended Posts

Instalação do Snow Leopard via CD de boot

O que você vai precisar:

- PC compatível com uma das versões do Empire EFI ou OSX86 ModCD;

- CD do Empire EFI (http://prasys.info/tag/empire-efi/) ou OSX86 ModCD (http://blog.nawcom.com/?p=446);

Download: http://blog.nawcom.com/ModCD/OSX86_ModCD-032311-151021.iso.zip

Mirror: http://www.mediafire.com/?wta23nemmd2nb8t

- DVD do Snow Leopard.

Procedimentos:

Faça o boot do Empire EFI, remova o CD, insira o DVD do Snow Leopard, aguarde alguns segundos e pressione F5, então selecione o DVD e pressione Enter.

Se o Empire EFI não funcionar no seu PC você pode tentar com a versão legacy.

Na instalação execute o Utilitário de Disco (menu Utilitários), selecione o HD onde vai instalar o sistema, clique em Particionar, no Esquema de Volume selecione pelo menos uma partição, digite o nome, selecione o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico) e nas opções selecione Tabela de Partição GUID, então clique em Aplicar.

Atenção: este procedimento irá excluir todos os dados do HD.

Antes de instalar clique em Personalizar e desmarque os idiomas e drivers de impressora que não deseja instalar.

Atualizado: se você usou o CD do nawcom, também poderá selecionar drivers e opções adicionais, ele detecta o hardware e já seleciona as opções adequadas. Neste caso você já deve conseguir fazer boot pelo HD e o restante dos procedimentos não são necessários. Caso tenha usado outro CD, prossiga com os demais passos deste tópico.

Após a instalação, faça novamente o boot com o CD do Empire EFI, mas desta vez selecione o HD onde o sistema foi instalado.

O sistema está rodando, mas não inicializa sem o Empire EFI, então temos que instalar o bootloader (Chameleon) no HD. Isto pode ser feito através do aplicativo myHack ou pelo instalador do Chameleon, ambos estão na pasta Post-Installation do CD. A vantagem do myHack é que ele contém várias kexts.

Baixe a versão mais recente de http://osx86.sojugarden.com/downloads/

com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.

GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.

GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.

Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.

ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.

EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.

IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.

IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.

LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.

NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.

SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.

Quando o HD é particionado no esquema GUID é criada uma partição de 200 MB no início do disco, ela é chamada de partição EFI. O Chameleon, assim como as kexts "extras", pode ser instalado tanto na partição EFI quanto na do Snow Leopard. Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal

diskutil list

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número

sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=195).

Graphics Injection - habilita o funcionamento dos drivers da placa de vídeo, funciona para várias placas ATI e nVidia.

Built In Ethernet - evita problemas relacionados à placa de rede não ser reconhecida como interna.

Com o sistema já inicializando sem o CD de boot, fica faltando o ajuste fino. O fórum tem diversos tópicos sobre diferentes placas mãe, com as kexts e configurações necessárias. Se você não encontrar um tópico sobre a sua placa mãe, procure conhecer os componentes (áudio, rede, etc.) para poder procurar pelas kexts individualmente.

Basta selecionar a partição e clicar na aba "apagar". É bem intuitivo, veja a screenshot no primeiro post.

Sobre o AHCI, não são todas as placas que tem, veja no setup do BIOS (normalmente pressionando a tecla Del ou F2 logo que liga o PC). Se tiver, configure o "SATA mode" como AHCI.

Qual programa eu uso pra gravar a imagemm do OS X?

Tem como editar a imagem para ela caber em um DVD normal(4.5 GB)?

O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?

Você disse que o OS X não edita, só lê, arquivos se a partição estiver em NTFS, qual é o melhor formato para uma partição e arquivos que eu vou ultilizar frequentemente nos dois sistemas(Win7 e OS X)?

Pelo Windows você pode usar o UltraISO para gravar a imagem em DVD.

Não tem como gravar num DVD de 4,7 GB, você precisa de um dual layer. Outra opção é gravar num pen drive de pelo menos 8 GB usando o TransMac (format with disk image).

O Mac OS grava em NTFS, basta o usar o NTFS-3G ou o Paragon

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=38&start=10#p105

Certo, mas qual o melhor tipo de partição em que o OS X lê, grava e edita sem a necessidade de programas adicionais?

E você não respondeu a pergunta:

"O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?"

Certo, mas qual o melhor tipo de partição em que o OS X lê, grava e edita sem a necessidade de programas adicionais?

HFS+ e FAT32.

E você não respondeu a pergunta:

"O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?"

Não tenho como saber, nunca usei uma placa mãe igual à sua. Teste e você vai descobrir.

Não foi bem isso que eu perguntei, mas a sua resposta(topico) respondeu minha pergunta.

Pelo que eu entendi depois de instalar o OS X com o CD do nawcom Mod CD ele já vai estar dando boot normal pelo HD, basta tirar o DVD do OS X e reiniciar normal, né?

Mas ele só vai dar boot no OS X, e para configurar o Dual-boot(Win7 e OS X) tenho que instalar um tal de Chameleon, dando uma olhada no forum vi varias vezes esse Chameleon e varias versões do mesmo.

Qual é a melhor versão? Como devo instalar? Devo instalar assim que terminar a instalação ou tenho que reiniciar o sistema antes?

vlw