Jump to content
[ IMPORTANT ] Premium and Donators users ×
Olarila Professional Hackintosh Services ×

Recommended Posts

Posted

Boas noites pessoal

Tentei instalar diretamente o high Sierra partir da instalação do sierra, mas não funcionou, então criei uma pen de instalação com o Clover 4233 e formatei o SSD para fazer uma instalação limpa.

Consegui entrar na instalação através da pen, formatar o disco e instalar o high sierra, mas aqui começam os problemas:

-- a instalação é muito rápida, começa por indicar 8 minutos mas depressa passa 4 e em menos de 1 minuto acaba a instalação e reinicia.

-- depois tento fazer o boot partir da pen mas dá o erro da imagem em anexo

-- uma coisa estranha é que dou um nome ao SSD mas depois da instalação ao reiniciar, no boot do Clover aparece o disco com o nome da pen e não do SSD, dá a sensação que a instalação não ficou completa

Alguns aspetos importantes:

-- formatei o disco em journaling, porque em apfs, depois não deteta no boot do Clover

-- a placa grafica é Geforce 210, SSD de 240gb, board P8H61m Pro, 8gb de ram

Alguém tem alguma ideia do que se está a passar? o porquê da instalação muito rápida e do erro da imagem?

Obrigado

Posted

Olá, não apareceu a imagem. De qualquer forma, a instalação é em dois estágios, o primeiro é normal ser rápido. Após o reboot você precisa iniciar pela partição de destino para continuar a instalação, você observou isso?

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted

Eu tive esse erro numa instalação quando por engano, no primeiro reboot, o computador iniciou pelo Clover antigo que eu tinha no SSD. Não é o caso?

Posted

Não me parece que seja isso, apesar de que com a pen aparece um boot do Clover e sem a pen, aparece outro.. porquê?

Já descarreguei novamente o High Sierra da APPle store e criei nova pen de instalação mas é igual... tanto com pen como sem pen depois do boot começa. preencher a barra com a maça e depois dá o erro da imagem...

Não sei que fazer...

Já agora, porque é que se formatar o SSD em APFS, depois de formatar e instalar ao reiniciar no boot do Clover não aparece o disco?

Será um problema de hardware, será um problema na criação da pen de instalação?

Posted

Me parece que é isso, deve ter um Clover antigo instalado na EFI do SSD.

Se o boot não for UEFI ou se não tiver o driver apfs.efi na pasta drivers64UEFI, não vai reconhecer a partição APFS.

Posted

Mas ao formatar o disco não apaga tudo?

e quando inicio pela pen de instalação ele não reconhece o Clover instalado na pen? ( é o Clover 4233, o ultimo que existe)...

o driver APFS.EFI está na pasta drivers64uefi, mas da pen...

Posted

Não, se apenas apagar a partição, a EFI é mantida, ela só é apagada se refizer o particionamento do drive.

O boot tem que ser feito no modo UEFI para funcionar com APFS, no modo legacy não funciona, mesmo que tenha o apfs.efi na pasta drivers64UEFI.

Posted

IMG_3200.thumb.jpg.2476bb494c8a0f7d7e043d44d7866c66.jpgAgora já percebi... mas estraguei tudo e não sei que fazer...

Formatei o disco de raiz em vez de só a partição e fiz a instalação através da pen que criei com o Clover no modo de placas mãe Uefi... No final quando reiniciou fiquei sem boot...

Dá-me o erro da imagem e não consigo iniciar nem pela pen, nem no outro disco do windows...

Posted

Deve ser algum ajuste no BIOS, o boot pelo pen drive tem que conseguir independente de ter outro drive ou não.

Posted

Tinhas razão, eram ajustes na Bios e no Clover....

Não sei muito bem como mas já consegui instalar o high sierra ( tanto a 1ª fase rápida, como a 2ª mais demorada).

Só que o disco não sei porque está em APFS e não aparece no boot do Clover pela Pen, e sem pen não faz boot de Clover, faz um boot estranho como se pode ver nas imagens seguintes e dá erro.

O que é certo é que fazendo boot para instalação, chegando ao utilitário de discos, dá para ver que o sistema operativo está instalado, não tem é o boot.

IMG_3201.thumb.jpg.99ae631f1221523ae3a13300b310459b.jpg

Posted

Tem certeza que está fazendo boot UEFI, tem o apfs.efi na pasta drivers64UEFI e a versão é a correspondente à do High Sierra instalado?

Posted

Como vou saber se estou a fazer o boot UEFI? Nas opções da board penso que está selecionado o modo UEFI..

o APFS.EFI tenho na pasta dos drivers64UEFI da pen de instalação, agora na instalação do disco não sei porque não consigo entrar....

a versão do high sierra é a ultima que descarreguei da apple store do meu MacBook Pro 13".

É muito estranho o que está a acontecer, não é?

Uma curiosidade, formatei o disco em journaling e depois da instalação ele aparece em APFS, porquê?

Posted

Normalmente, se o drive tem boot EFI (partição EFI com o arquivo /EFI/BOOT/BOOTX64.EFI) aparecem duas opções de boot no BIOS, uma com o prefixo UEFI, que deve ser selecionada.

O arquivo apfs.efi tem que ser da versão correta do sistema, copia do BaseSystem.dmg, está em /usr/standalone/i386.

O instalador converte a partição HFS+ para APFS se o drive for SSD. Para não converter você pode usar o comando startosinstall com o parâmetro --converttoapfs NO

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=6061

Posted

OBRIGADO pernacabeluda, pela paciência e ajuda...

Quanto mais experimento menos entendo...

Já consegui fazer a instalação, mas ao reiniciar e fazer o boot pela pen ( porque o SSD nao tem ainda boot) desaparece-me do boot do Clover o SSD, deve ser por se transformar em APFS. se tento fazer o boot no modo UEFI da pen na bios, dá-me a informação / erro da foto...

não sei mais o que fazer...

A instalação eu sei que está feita, porque desta vez iniciou 2 vezes e instalou direito.

Portanto tudo leva a crer que sejam opções no boot do Clover ou da bios, mas na bios já tentei todas as opções e nada....

IMG_3207.thumb.jpg.1b0ea0fb1e4708b49b59d64ee2cf9c1c.jpg

Posted

Parece que o boot UEFI do Clover não funciona no seu BIOS, se for o caso, o único jeito é instalar usando o comando startosinstall com --converttoapfs NO para que a partição permaneça HFS+ pois por enquanto o Clover legacy não suporta APFS.

Posted

Boas pessoal

Ora vamos lá ás novidades...

Depois de todos os problemas que tive na instalação resolvi tirar o meu SSD do Hackintosh, meter numa caixa externa e ligá-lo ao meu MacBook Pro e fazer partir daí a instalação, instalando logo o Clover.

Depois voltei a meter o SSD no hackintosh e a tentar iniciá-lo e depois de algumas pequenas alterações nas configurações da board e do Clover consegui aceder ao disco através da pen de instalação / boot com o Clover.

Neste momento estou nas configurações do boot para iniciar diretamente pelo disco, mas estou com alguns problemas, que reportarei na próxima publicação. Tal como problemas com o som, não consigo encontrar a Kext correta para o som 5.1 da board P8h61-m.

A placa gráfica está a funcionar direito com os web driver da Nvidia e a internet também com a Kext ALXETHERNET.

O boot pelo disco só consigo indo ás opções do Clover no boot e fazendo alguns ajustes nos patches, mas nao consigo pô-los fixos de forma a que cada vez que reinicie eles funcionem direto. publico entretanto fotos para ver se me podem ajudar.

Posted

Quais opções precisa ativar no Clover para iniciar o sistema? Basta usar o Clover Configurator para ativar essas mesmas opções no config.plist da partição de boot.

Posted

IMG_1190.thumb.jpg.0a2ab6ca3a877135cd5173e2eb9246ad.jpg

Boas

Muito obrigado pernacabeluda pela ajuda, tem sido impecável.

relativamente ao boot o problema é mesmo o facto de as opções que disse não aparecerem todas no Clover Configurator, conforme prova a imagem do config plist do meu Clover no disco.

Quanto ao som ainda não tive tempo de ver, mas penso que já aparece o som nas opções e como 7.1, mas depois acho que só dá numa ou 2 colunas, tenho de ver melhor. 1º quero resolver o problema do boot.

Obrigado.