Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal!

Tenho um HD dedicado ao Mavericks, que já está instalado em uma partição HFSJ e outro HD que utilizo com o Windows 10, Ubuntu 15.04 e, recentemente, o Yosemite 10.10.3 também em HFSJ.

O problema é:

• Minha ordem de boot define o HD que possui o Mavericks como o primeiro da fila de prioridade.

Assim que chego no bootloader (Chameleon), me é mostrado como esperado, todos os sistemas: Mavericks, Yosemite, Windows e Linux.

Consigo bootar todos eles sem problema algum EXCETO pelo bendito Yosemite!

Quando tento iniciá-lo, a mensagem de "couldn't find mach_kernel..." é mostrada.

Lembrando que ele é a partição ativa no segundo HD e que posso bootar sem problema se defino o boot para o HD aonde ele está instalado (com o próprio bootloader do Yosemite, também Chameleon).

O problema é: Não posso ficar alterando a ordem/prioridade do boot toda vez que quiser entrar no Yosemite.

Alguma sugestão, pessoal?

(Esperando que os mestres me deem uma luz aí: Artur_pt, Perna...)

Desde já agradeço a atenção! O Olarila continua sendo a melhor comunidade de Hackintosh que existe hoje em dia. Sem frescuras.

P.S. Extra: Existe ALGUMA forma de ocultar as partições/discos de armazenamento/backup (que não tem um sistema a ser inicializado) do bootloader?

Your hair's so dark, just like the night...

Posted

Atualiza o Chameleon da partição do Mavericks. Se dá essa mensagem deve ser uma versão sem suporte ao Yosemite.

Tem a opção "Hide Partition" para ocultar partições

http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/source/tree/HEAD/trunk/doc/BootHelp.txt#L58

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted
Atualiza o Chameleon da partição do Mavericks. Se dá essa mensagem deve ser uma versão sem suporte ao Yosemite.

Tem a opção "Hide Partition" para ocultar partições

http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/source/tree/HEAD/trunk/doc/BootHelp.txt#L58

Perna, usando o Chamaleon 2.2 r2421 (http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/source/tree/HEAD/tags/2.2) aqui, todavia, sem sucesso.

Existe alguma forma de fazer um backup seguro do estado atual do meu bootloader e tentar meter o Clover para ver se resolve a situação aqui?

Eu, geralmente faço o backup da mbr utilizando o dd (dd if=/path/to/disk of=/path/to/file.bak bs=512 count=1) mas não sei se é a maneira correta de fazer isto.

Ah, sobre esconder as partições: Aonde necessariamente eu incluo as partições que quero ocultar? No boot-flags do org.chamaleon? Ou devo usar algum pref panel ou assistente do Chamaleon para isto?

Desde já agradeço pela atenção e ajuda!

Obrigado!

Posted

Esse comando só salva o MBR, também precisaria salvar o PBR e o arquivo boot na raiz da partição, mas não vejo muito sentido nisso, qualquer coisa é só instalar o Chameleon de novo.

No link que eu passei mostra como ocultar as partições, exemplo

<key>Hide Partition</key>
<string>hd(1,2);hd(1,3)</string>

Também pode usar o Chameleon Wizard.

Tenta apagar a chave Kernel, a versão atual do Chameleon busca o caminho correto de acordo com a versão do OS.

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted
Esse comando só salva o MBR, também precisaria salvar o PBR e o arquivo boot na raiz da partição, mas não vejo muito sentido nisso, qualquer coisa é só instalar o Chameleon de novo.

No link que eu passei mostra como ocultar as partições, exemplo

<key>Hide Partition</key>
<string>hd(1,2);hd(1,3)</string>

Também pode usar o Chameleon Wizard.

Tenta apagar a chave Kernel, a versão atual do Chameleon busca o caminho correto de acordo com a versão do OS.

Perna, desculpa a demora em responder, tive uns imprevistos esses dias mas, vamos lá:

É, realmente, dei uma estudada aqui e não faria sentido fazer backup da MBR, tendo em vista que o bootloader não seria instalado lá.

My bad¹.

E sim, o exemplo estava bem lá. :/

O que eu fiz aqui, e deixo de dica pro pessoal que passar por aqui também é: Você também pode usar o nome da partição que quer esconder, caso não saiba e/ou não queira usar a notação numérica.

But anyways, my bad². hahha

Eu tentei o Chamaleon Wizard, mas ele me deixaria esconder apenas uma partição. Fiz a edição na forma que você ensinou acima e deu certo!

Ah, sobre apagar a chave kernel (se for no org.chameleon mesmo) eu não pude fazer porque ela simplesmente não existe, anexei a imagem das chaves que existem em meu org.chameleon.Boot.plist.

Vou tentar instalar o Clover utilizando as opções padrões e volto para dizer como foi.

Muito agradecido pela ajuda!

1491654123_ScreenShot2015-05-04at8_41_13PM.png.b6c4d5ac7c5c4d6f307a6350383b1432.png