Jump to content

Recommended Posts

Posted

Após inúmeras tentativas sem sucesso em ter o áudio funcionando com a AppleHDA, decidi usar a VoodooHDA.

Fiquei satisfeito com a qualidade de áudio, todas as entradas e saídas funcionando inclusive o hdmi da GeForce.

Estou precisando ajuda para resolver um único problema:

A saída de áudio dianteira Headphones (Green Front) tem uma qualidade ótima e sem ruído de fundo mas a saída traseira Line-Out (Green Rear) tem uma qualidade péssima e com ruído de fundo.

Já pesquisei por toda net e não encontrei nenhuma solução. A única tentativa para corrigir o problema foi incluir no info.plist da Voodoo o DeviceID e VendorID mas isso não resolveu.

Não consigo entender porque as duas saídas tem qualidade de som tão diferentes se usam o mesmo chip de áudio.

Alguém tem alguma idéia de como resolver isso?

HP DV7-1183cl - CPU Intel Core 2 Duo P8700 2.53 GHz - Motherboard Compal 30F4 - Chipset Intel PM45 + ICH9M - RAM 4 GB - HD 2 x 500 GB - GPU Nvidia GeForce 9600M GT 512MB - Wlan Atheros AR5B91 - Ethernet Realtek RTL8168C - Audio IDT 92HD71B7 - OS X 10.9.5

Posted
Posta a saída do getDump.

Exemplo

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=509

Os pacotes atuais incluem esse comando.

Obrigado pela ajuda Perna.

Não sei porque mas o site oficial não tá abrindo.

O único getdump que achei está em /usr/local/bin/getdump. É esse mesmo para usar ou preciso baixar algum outro?

Estou rodando o comando dessa forma: /usr/local/bin/getdump > /Users/Bibbe/Desktop/dump.txt

mas só aparece o texto "Hello, World!" no txt.

O que estou fazendo de errado?

HP DV7-1183cl - CPU Intel Core 2 Duo P8700 2.53 GHz - Motherboard Compal 30F4 - Chipset Intel PM45 + ICH9M - RAM 4 GB - HD 2 x 500 GB - GPU Nvidia GeForce 9600M GT 512MB - Wlan Atheros AR5B91 - Ethernet Realtek RTL8168C - Audio IDT 92HD71B7 - OS X 10.9.5

Posted
O comando do pkg 2.8.6 deve funcionar com a kext 2.8.7

http://sourceforge.net/projects/voodoohda/files/

Instalei a kext 2.8.7 e executei o mesmo comando que citei no post e o resultado foi o mesmo.

Não sei porque não é gerado nada no txt. Tem mais alguma sugestão para poder gerar esse dump?

O codec dump e verbs do linux que gerei quando tentava modificar a appleHDA não servem?

Posted

Qual pacote você tinha instalado anteriormente? Esse comando vem com a VoodooHDA, talvez fosse uma versão antiga, incompatível com a kext atual. Tenta usar o que vem no pkg da 2.8.6, extrai usando o Pacifist.

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted
Qual pacote você tinha instalado anteriormente? Esse comando vem com a VoodooHDA, talvez fosse uma versão antiga, incompatível com a kext atual. Tenta usar o que vem no pkg da 2.8.6, extrai usando o Pacifist.

Tinha instalado anteriormente o pkg 2.8.6.

De qualquer forma, segui sua recomendação: baixei novamente o pkg 2.8.6 e extraí o arquivo getdump com o Pacifist.

Coloquei o arquivo no Desktop e rodei o comando /Users/Bibbe/Desktop/getdump > /Users/Bibbe/Desktop/dump.txt

E de novo gerou um txt com a frase "Hello, World!".

Incrível como coisas tão simples se tornam tão complicadas sem nenhum motivo :(

Mais alguma sugestão brother?

Posted

Não, sem ideias.

Você fez uma instalação limpa como o Mirone indicou no tópico da AppleHDA? Muitos problemas são causados por modificações que existem nessas distros e a gente nem sabe. Quem prefere o caminho "fácil" normalmente acaba se complicando mais ainda.

Posted
Não, sem ideias.

Você fez uma instalação limpa como o Mirone indicou no tópico da AppleHDA? Muitos problemas são causados por modificações que existem nessas distros e a gente nem sabe. Quem prefere o caminho "fácil" normalmente acaba se complicando mais ainda.

Sim, fiz a instalação em outro hd e testei o comando na distro e na limpa com o mesmo resultado. Que coisa estranha.

Vou refazer a instalação e tentar mais uma vez. Posto o resultado quando terminar.

Obrigado por enquanto Perna.

Posted
Posta a saída do getDump.

Consegui o dump utilizando o getdump da versão 2.8.4

dump.txt.zip

Posted

Tenta agrupar Line-out e Headphones em auto-detect

nid 17 0x0221404f
nid 18 0x01014040

Acho que precisa especificar o ID da AD1984 (0x27d88086) em IOPCIPrimaryMatch como mostrado aqui

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=180

Esse ruído a que você se refere não é microfonia? Se for, veja possíveis soluções no link acima.

Posted
Tenta agrupar Line-out e Headphones em auto-detect

nid 17 0x0221404f
nid 18 0x01014040

Acho que precisa especificar o ID da AD1984 (0x27d88086) em IOPCIPrimaryMatch como mostrado aqui

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=180

Esse ruído a que você se refere não é microfonia? Se for, veja possíveis soluções no link acima.

1. O ruído não é microfonia. Na verdade o termo mais correto seria chiado, tipo um sssshhhhhh constante mesmo sem som que só aparece na saída traseira (Line-out).

2. Minha primeira tentativa foi especificar o ID em IOPCIPrimaryMatch mas não mudou nada.

3. Quanto a agrupar o Line-out e Headphones em auto-detect não consegui entender o que fazer. Como e onde devo agrupar? É no info.plist também?

Posted

Só especificar o ID em IOPCIPrimaryMatch não vai resolver, mas deve ser necessário para o NodesToPatch fazer efeito.

No primeiro link que eu passei explica sobre o NodesToPatch

Coloca esses dois que eu passei (codec 0).

Posted
Só especificar o ID em IOPCIPrimaryMatch não vai resolver, mas deve ser necessário para o NodesToPatch fazer efeito.

No primeiro link que eu passei explica sobre o NodesToPatch

Coloca esses dois que eu passei (codec 0).

Pelo que entendi ficaria assim?

NodesToPatch

Codec

0

Config

0x0221404f

Node

17

Codec

0

Config

0x01014040

Node

18

Posted

Sim.

Para conferir se deu certo faz um novo dump depois de reiniciar e deve aparecer em "patched pins configuration".

Posted
Sim.

Para conferir se deu certo faz um novo dump depois de reiniciar e deve aparecer em "patched pins configuration".

Então Perna, o resultado foi o seguinte:

1. especificando o ID em IOPCIPrimaryMatch, as saídas hdmi da GeForce desaparecem das preferências de som. Nesse caso, tanto faz para mim especificar ou não porque a hdmi não é prioridade. Tb não fez nenhuma diferença quanto ao ruído (chiado) de fundo.

2. agrupar o Line-out e Headphones tb não fez diferença no ruído. Mas essa alteração tem uma grande vantagem porque agora o auto-detect funciona. Antes, se eu quisesse usar a saída traseira ou a saída de fone, eu precisava mudar nas preferências de som, agora muda automaticamente ;)

3. Quanto ao problema do ruído, fiquei pesquisando e mexendo na info.plist e acabei descobrindo que o problema era na chave "iGain". Ela vem com um valor padrão de 70 e se eu alterar para 0 então o ruído é eliminado completamente :)

Posso afirmar agora que a qualidade de som da voodoohda está excelente. Comparando com a applehda do meu hp dv7, não consigo ver nenhuma diferença quanto à qualidade :)

Mas como nada é perfeito agora tem um outro probleminha que não tinha percebido antes, talvez vc tenha mais alguma dica para ajudar:

Sempre que coloco o volume em mute (baixando o slider até zero) acontece um estalo (ou estouro) no som e é bem alto. Se tiro do mute (levantando o slider) tb acontece o mesmo. Quando coloco ou tiro o fone tb acontece. É tipo aquele barulho que dá muitas vezes quando se liga alguns aparelhos de som, acho que vc já deve ter ouvido. A impressão que tenho é que isso acontece quando a voodoohda é ativada ou desativada.

Dei uma pesquisada sobre isso e encontrei só dois usuários que tb falavam sobre isso mas sem nenhuma solução. Não é um grande problema porque não vou ficar todo momento colocando ou tirando do mute ou colocando e tirando o fone mas é lógico que se dá para resolver então ficaria perfeito.

Obrigado pela ajuda e paciência até agora.