Jump to content

Recommended Posts

Posted

Pessoal, não sei se aqui é o local correto para este tipo de dúvida, mas vamos lá...

Há pouco tempo parei de usar o Chameleon e comecei a usar o Clover... porém, confesso que nunca entendi como ele realmente funciona, por exemplo:

Eu tinha o Clover instalado na partição EFI do meu Mavericks, e tinha ele instalado também em um USB com o Base System do Yosemite, e em um outro HD com um DP do Yosemite já instalado.

Ok, dei o boot pelo USB, formatei o SSD para intslar o Yosemite e foi numa boa. Só que, na hora de reiniciar, sempre dava Boot 0aF: error, algo assim.

E eu me perguntei, "como isso é possível" se eu tenho o Clover instalado no meu USB e em outro HD externo? Não adiantava mudar o HD de boot, pois o erro era sempre o mesmo.

A solução foi entrar no Windows e criar um USB com o Clover usando o diskutilityexe, e aí sim, consegui dar boot nas minhas partições, e só consegui subir o sistema normalmente depois de criar uma partição EFI no mesmo HD em que estava o Clover funcionando no Mavericks.

Pergunta: Não adianta instalar o Clover em outras partições? A impressão que tenho é que, ele ficou "travado" para funcionar apenas onde eu dava o meu boot rotineiramente.

Lembro que no Chameleon, isso não acontecia...

Não sei se consegui explicar direito...

Posted

olá

muito confuso...

mas básicamente daquilo que entendi ...

clover 2 opções para boot

legacy para mobo que n tem uefi

uefi

e só instalas no hd de arranque .. dai k vai fazer boot aos outros

bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Posted

artur-pt,

Mas o mais estranho nisso tudo é que, se eu tiver um USB externo preparado para instalar o Yosemite, já com o Clover dentro deste USB, eu não consigo subir a instalação se o HD a ser instalado estiver vazio, ou seja, só funciona se eu já tiver o Clover instalado no HD de destino, seja UEFI ou LEGACY...

Posted
olá

muito confuso...

mas básicamente daquilo que entendi ...

clover 2 opções para boot

legacy para mobo que n tem uefi

uefi

e só instalas no hd de arranque .. dai k vai fazer boot aos outros

bom hack

artur-pt

Vou tentar explicar melhor:

Tenho dois HDs, (X e Y), e nestes dois HDS eu tenho o Clover instalado em UEFI, em cada um deles, então...

HD X = Yosemite + Clover UEFI

HD Y = Yosemite + Clover UEFI

Se eu desligar, ou formatar o HD X, simplesmente o HD Y não vai carregar, vai dar erro de boot, não consigo nem mesmo subir a instalação do Yosemite pelo Base System em um USB Externo.

Não adianta eu mudar as configurações da Mobo, simplesmente é como se o Clover não estivesse instalado nos outros HDs ou no USB de instalação.

Posted

olá

continuo sem perceber ..

tua bios é uefi ?

se não for instalas o clover na raiz do hd de boot

não precisa de estar em todos

uefi é uma coisa .. efi é outra.. tua confusão deve estar ai..

bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Posted

Sim, minha bios é UEFI.

Instalo o Clover sempre na Partição EFI, modo UEFI... ou seja, não uso o arquivo BOOT na raiz do sistema...

O que eu não consigo entender, é, porquê o meu USB de instalação do Yosemite (ou Mavericks), só sobe se eu já tiver o sistema (Yosemite ou Mavericks) já instalado em um HD com o Clover.

Resumindo, meu USB de instalação não funciona em um HD limpo, formatado.