Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite pessoal

Como já não fazia um post aqui ha algum tempo resolvi vim dizer ola...

Bom e já que aqui estou talvez me possam ajudar com um pequeno problema que tenho tido ja há algum tempo, e que me tem estado a irritar, mas como não é nada que me impessa de usar o meu hackintosh ainda não tinha postado aqui.

A situação é a seguinte, eu tenho uma build com uma z77N-wifi um core i5 3570k e uma nvidia gtx 760 4gb, mas estou a ter problemas com o power management (ou pelo menos penso que estou a ter problemas com o power management), o speedstepping não está (aparentemente) a funcionar correctamente.

O que eu fiz foi depois de instalar o OSX e fazer update para o 10.8.5 instalei maciasl apliquei os patches a minha DSDT (patch para a minha motherboard do pjalm) apliquei patch para o MEI e por fim o patch para a HD4000, tudo ficou a funcionar correctamente, no entanto quando fui tratar do ssdt surgiram os problemas, removi o nullcpupowermanagement.kext e usei o script do pikeRAlpha ssdtprgen.sh (fiz download do github) corri o script dei os argumentos de 3800 de frequencia e 70 de tdp e o script gerou me uma ssdt, o problema é que essa ssdt depois de verificada com o appleintelcpupowermanagementinfo.kext, apenas me develove 3 power states um vazio (que calculo que seja o de x8.0) um de 16 e um de 34, e eu gostaria de saber se isso é normal, pois nos exemplos que vi existem mais power states, para piorar a situação mesmo dando esses power states, o multiplier esta preso em x8.0 e não aumenta por mais que eu lhe ponha carga em cima, ja pus videos em hd, ja meti o geekbench a correr e nada.

alguem tem ideia do que possa ser? existe uma maneira melhor de gerar uma ssdt? alguem tem experiencia com o meu processador/board?

um abraço e desde já obrigado pela ajuda.

PS. eu vi alguns tópicos mas não me pareceu ter a ver com o meu problema, daí resolvi postar.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Posted

Olá,

o ssdtPRGen tem este parâmetro para Ivy Bridge

-workarounds for Ivy Bridge [0/1/2/3]

0 = no workarounds

1 = inject extra (turbo) P-State at the top with maximum (turbo) frequency + 1 MHz

2 = inject extra P-States at the bottom

3 = both

https://github.com/Piker-Alpha/ssdtPRGen.sh

Também pode usar o Clover para gerar a SSDT

http://clover-wiki.zetam.org/Configuration/ACPI#SSDT-/-Generate

Outra coisa que influencia na quantidade de states é o SMBIOS usado.

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted

Boas Pernacabeluda

De novo obrigado pela ajuda, como sempre.

ok começando pelo smbios, estou usar o smbios mac mini 6,2 (ivy bridge), como tinha esse prefil para ivy bridges usei esse, em relação ao clover não o estou a usar ainda, vou tratar dele depois estou a usar o good ol' chameleon.

quanto ao ssdtPRGen sim eu tive a dar uma vista de olhos no help, (./ssdtprgen.sh -help) e listava lá uma coisa chamada workarounds, mas não percebi qual seria a utilidade disso, ou injectavam os pstates no inicio ou no fim, mas o que é que isso adianta se eu so tenho 3 pstates? 8 16 34, ou isso adiciona mais pstates adicionais? e se sim qual devo usar o 0 1 2 ou 3? achas que isso vai fazer com que o meu multiplier pare de estar preso no x8.0?

um abraço

e obrigado :)

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Posted

aight... vou tentar, amanhã dou novidades

obrigado perna ;)

EDIT: boas perna depois de tentar o -w 3, tenho mais power states como disseste, realmente funcionou, tenho mais power states e os power states mexem, o problema e que agora o processador está em idle a 1600mhz (x16.0) em vez de 800mhz (x8.0) que era o que estava antes.

este e o comando e os argumentos que estou a usar, ./ssdtprgen.sh -f 3800 -t 70 -w 3, ou seja frequencia de 3800, tdp 70 (embora o tdp esteja como 77 na ark.intel) mas um tdp mais baixo pelo que sei não faz problema, até melhora os consumos, e o -w 3 que criou bastantes pstates, os multipliers mudam e estão funcionais, so que o idle está em 16 em vez de 8 que era como estava antes.

alguma maneira de resolver isso?

desde já obrigado perna ;)

EDIT2

um parece que descobri, notei no verbose boot que o min freq estava no 1.6ghz, e eu nao defini qualquer min freq, ja que da outra vez ele estava nos 800, vou usar o argumento que o ssdtprgen tem que deixa definir a min freq e vou po-lo a 800mhz talvez assim ele funcione, will report back.

EDIT3

o verbose boot continua a dar com min freq 1600, mesmo depois de eu ter definido ssdprgen o lfm 800, pus o seguinte ./ssdtprgen -f 3800 -lfm 800 -t 70 -w 3 gerou a ssdt na pasta extra, fiz reboot e para piorar a situação o ssdt originou kernel panic no appleintelcpupowermanagement (e nos susbequentes ficheiros que ele contem), removi o ssdt do extra, meti o antigo, e a maquina voltou a funcionar.

Mas la está continuo com a frequencia a 16 como base em vez de 8, consegues me ajudar com isto perna?

será por estar a definir o tdp a 70 em vez de 77 (que devia ser o default) sinceramente não entendo eu defino a frequencia minima, mas ele fica em 1600 em vez de 800.

Alguma ideia?

Posted

Sem idéias.

Você tentou com w 1 ou 2?

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted

Problema resolvido perna.

parece que o processador nao atinge os 800mhz em idle, so 1.6ghz esse é a frequencia em idle, e eu aqui a matar a cabeça, e a chatear os outros por causa disso, fiz o boot do crunchbang numa pen drive, e fui ver a frequencia, e ele estava a 1600mhz em idle... por isso está confirmado, ivy bridge não consegue 800mhz.

não sei como raio é que ele esteve a x8, mas deve ter sido algum bug, está tudo resolvido, e obrigado pela ajuda perna :)