Jump to content
[ IMPORTANT ] Premium and Donators users ×
Olarila Professional Hackintosh Services ×

RX 580 Nitro + 4GB e monitor Philips 4k

phpsaux

Recommended Posts

Eu vivia um sonho, com a minha GTX 970 no High Sierra. Então me apareceu uma oportunidade de comprar uma RX 580. Pensando que estaria ainda mais compativel com o macos. Até chegar em casa, e eu instalar na minha maquina.

Uso um monitor 4k UHD da Philips. Mas na RX 580 não funciona no macos, somente no windows. O mais estranho é que no windows funciona 100%, 4k em 60hz no HDMI 2.0. Se eu colocar no meu antigo samsung 27 fullhd, funciona normalmente. 1080p 60hz

Video com o problema...

https://www.youtube.com/watch?v=o5NHWho79_0

Como podem perceber no video, o Mojave reconhece ela como uma RX 570. E depois descobri isso... https://www.extremetech.com/gaming/279010-amd-launches-new-rx-580-with-fewer-stream-processors

Monitor

https://www.philips.com.br/c-p/288P6LJEB_57/brilliance-monitor-lcd-ultra-hd-4k

Minha configuração.

Gigabyte Z97-D3H

i7 4970

RX 580 Nitro + 4Gb

16 gb corsair Vengeance 1866 Mhz

1 TB 7200 rpm

Corsair Neutron Gtx 120gb

Corsair CX750

Corsair H90 - 250

Corsair 500R - 350

mas isso mudou no Mojave? pq no HS usava sem esses problemas que aparecem no video

Adicionado a 5 minutos 29 segundos:

4k no osx somente no DP ou com gambiarra

E eu tenho um cabo DP, fica a mesma coisa, esse meu monitor aceita DP. E mesmo q mude no monitor para 4k em 30hz, ou coloque em 1080p ou 1080pHidpi também aparecem esses problemas. https://www.youtube.com/watch?v=o5NHWho79_0

No windows fica redondo :(

• Administrators

no high sierra tb não funciona nativo, vc deve estar usando algo que "liberou" a opção

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

no high sierra tb não funciona nativo, vc deve estar usando algo que "liberou" a opção

só usava o webdriver... mas enfim, tem algo que eu possa utilizar para ativar isso? ja que nem com o cabo dp funciona? lembro que no HD eu usava a intel inativa e colocava la no clover o vendor e id de placa. Isso na nvidia.

Adicionado a 53 segundos:

Para vc ter uma ideia, seu eu tentar instalar do zero, depois que entra a parte que deveria subir o video... o monitor fica em NO SIGNAL. Só consigo quando plugo no monitor mais antigo, FullHD

Adicionado a 50 minutos 49 segundos:

Percebi que se eu uso em 1080p a 60hz com o RDM sem HiDPI ele mantem estavel, sem flickering... mas toda vez q inicio o sistema, tenho q desconectar e conectar novamente o cabo HDMI. Mesmo com o RadeonDeInit marcado. Algum a solução para isso? Coloquei minha EFI ai, caso puder ajudar.

https://drive.google.com/file/d/19nll_zhaVI-Hk2Om0-2ZEnGr4jCdG9X8/view?usp=sharing

• Administrators

[ref]phpsaux[/ref], CLOVER.zip

Added in 11 minutes 40 seconds:

seu DSDT

DSDT.aml.zip

Eu apliquei o DSDT no maciasl. meu processador é um i7 4970, só a intel q estava errada no clover. Obrigado pela ajuda. Consegui deixar o monitor em HiDPI mas em 1080p 50hz, se jogo p 60 tenho problemas... vou trocar essa placa de video, certamente o problema é ela.

• Administrators

[ref]phpsaux[/ref], a intel não está errada, a config está certa, isso é pro Hardware Acceleration

Consegui resolver aqui com o cabo HDMI 2.0 mesmo... parou os flickerings e o video parou de ficar dando tela preta durante o uso.

66825531_ScreenShot2018-11-26at12_14_35.thumb.png.6a4e4aae47c16f3d00d28c94cb3211a7.png

FixDisplay marcado.

1170941208_ScreenShot2018-11-26at12_14_50.thumb.png.6cf85e115152d896ac1c8448a050dfd6.png

FakeId da Placa

158641931_ScreenShot2018-11-26at12_15_07.thumb.png.bd19232f223ae18bbd9cfa1c09acb9f4.png

FBname da placa, inject ATI e deInit

Unico problema é que parece q o RadeonDeInit não funciona... sempre que ligo a maquina ele fica na tela preta, então eu desplugo o HDMI e plugo novamente e ele da video. Depois não da mais problema, estou usando faz um bom tempo e esta 100%, só isso que preciso resolver.

Adicionado a 2 minutos 35 segundos:

Esta rodando assim...

1072134329_ScreenShot2018-11-26at12_14_04.png.e86c2af811b25c22e2acf212f6a8b8a3.png

311118910_ScreenShot2018-11-26at13_01_07.png.0676694fedc54bd31261b79bbd652eee.png

1311979386_ScreenShot2018-11-26at13_01_25.thumb.png.0c8bdfcbe70aa23e549108c8410685e9.png

Se eu mudar aqui para outra resolução HiHdpi, ele da tela preta ou choviscando, ai preciso fazer o mesmo processo. "desplugo o HDMI e plugo novamente e ele da video"

Adicionado a 2 minutos 52 segundos:

[ref]phpsaux[/ref], a intel não está errada, a config está certa, isso é pro Hardware Acceleration

Entendi, mas como meu processador é o Haswell, pensei q era esse 0x0d220003... não entendi a logica do outro, q nem aparece na lista do Clover. Pode me tirar essa duvida do Hardware Acceleration da intel?

• Administrators

[ref]phpsaux[/ref], mas só pra lembrar, a RX580 não precisa de nada disso, é nativa em tudo, poucas vezes precisamos de um patch pro HDMI audio, de resto funciona normal

Vc tem de se basear pelo msm hardware usado pela apple, olhe para o "real dump" iMac14,2

e lembrando que a maioria desses desenvolvedores não são "hackintosher" :lol: os caras viajam muito, o único dev que é realmente conhecedor é o Slice, os outros vivem dizendo não use isso ou aquilo, mas nem nunca testaram

Só p add informacao... oq me ajudou a deixar a placa funcionando como esta, foi esse guia.

https://www.tonycrapx86.com/threads/radeon-compatibility-guide-ati-amd-graphics-cards.171291/

Adicionado a 3 minutos 15 segundos:

[ref]phpsaux[/ref], mas só pra lembrar, a RX580 não precisa de nada disso, é nativa em tudo, poucas vezes precisamos de um patch pro HDMI audio, de resto funciona normal

Vc tem de se basear pelo msm hardware usado pela apple, olhe para o "real dump" iMac14,2

e lembrando que a maioria desses desenvolvedores não são "hackintosher" :lol: os caras viajam muito, o único dev que é realmente conhecedor é o Slice, os outros vivem dizendo não use isso ou aquilo, mas nem nunca testaram

Sim amigo, eu vejo muitos falando disso mas a minha placa parece um ponto fora da curva... ela sozinha com lilu + whatevergreen não subia sozinha. Um amigo do Forum Hackintosh Brasil que ajudou. E ainda teve isso... que postei la em cima, a minha 580 é uma 570 travestida.

E depois descobri isso... https://www.extremetech.com/gaming/279010-amd-launches-new-rx-580-with-fewer-stream-processors

Fato é que agora ta funcionando. Tirando esse start dela, que fica na tela preta e só quando desplugo e plugo o HDMI q aparece o video. Tem ideia do q pode ser?

[ref]phpsaux[/ref], UEFI tem a opção CSM?

sim, tem

Uma outra coisa estranha, é que usava o windows sem a a hd4600 ativada, depois q ativei no mac, o windows não da boot, fica numa tela preta, só quando desativo que ele vai normalmente na RX580

Edited by Guest

• Administrators

se vc não usa mais de um monitor desabilita e faz um teste

se essa opção estiver desabilitada, habilite

se vc não usa mais de um monitor desabilita e faz um teste

se essa opção estiver desabilitada, habilite

Estava desabilitado, habilitei e ficou até com a logo da maça do loading em 4k, mas deu tela preta. Tive q fazer o processo. Desplugo e plugo o HDMI (mais de uma vez) q aparece o video.

Infelizmente não foi... Se eu desligo o monitor quando ligo a tela fica preta ou com chuviscos, aí tenho que tb tirar e colocar o cabo HDMI para dar vídeo. Que bizarro. Só no monitor 4k, se faço no monitor Full HD eu não tenho q fazer nenhuma dessas configurações que fiz

Qual o fabricante desta Rx580?

Consegui resolver o problema Mirone, com uma configuração no Clover. Agora esta pegando 60hz com HDMI 2.0 e inclusive com Displayport. Mas respondendo sua pergunta, é uma RX 580 Sapphire Nitro+ 4Gb.

Adicionado a 5 minutos 14 segundos:

Agora eu tenho uma outra situação...

Agora que esta rodando liso, fui para a segunda parte, colocar um segundo monitor. Ele na horizontal funciona perfeitamente. Mas o uso ele na vertical da um problema.

São dois monitores, um 4k UHD da Philips 288p6 (principal na horizontal) e um FullHD Samsung T27A550 (secundario na vertical).

Oq ocorre... se configuro esse segundo monitor em 270 graus, trabalho numa boa. Quando reinicio a maquina, o 4k na horizontal fica certinho mas o da vertical da um bug.

Vou explicar, ficam duas listras pretas enormes, em baixo e em cima. O monitor tá na vertical (fisicamente) e a imagem na horizontal, cortando as laterais no meio. Quando abro as configurações, ele esta la marcado em 270 graus, ai tenho q mudar p qualquer outra direção, e voltar pros 270 para acertar. Toda vez que inicio o macos, tenho que reorientar ele.

Alguem tem ideia de como resolver?

47317026_490248904816646_8235442169075204096_o.thumb.jpg.de76bddf2ad83a6b9974ebee4dd9defb.jpg