Jump to content
Olarila Professional Hackintosh Services ×

Controlar Velocidade do Ventilador (Fan) da CPU

asplet

Recommended Posts

Alguém aí conhece algum programa q permita controlar a velocidade do cooler da CPU?

Nos Macs eu uso o smcFanControl, mas como usamos o FakeSMC acho que esse programa não rola né?

Por quê quero controlar a velocidade do cooler?

Tô com o Lion rodando perfeito DSDT patcheado (até Speedstep Vanilla funcionando), Sleep, Restart, Shutdown no botão do gabinete, tudo funcionando (claro, após umas 20 reinstalações e vários dias seguidos hehe). Boot e desligamento rapidissimos (kernelcache=yes ftw). A unica extensão q precisei, além do FakeSMC, foi o VoodooHDA.

O problema é que o computador, sempre que acorda do sleep (volta rapidinho, sem problemas), volta c/ o cooler do CPU no máximo! Puta barulho....e não volta mais pro normal.

O cooler do meu CPU é aqueles com velocidade controlável (PWM), o conector tem 4 cabinhos. Em uso normal no Lion dá até perceber o sistema funcionando: qdo tá em idle fica bem silencioso. Só rodar o geekbench e o ventilador vai gradualmente subindo, até ficar no talo ... depois vai voltando, até ficar silencioso em idle.

O problema é só qdo volta do sleep - boto ele pra dormir, na hora q acorda ele volta com o Fan no máximo, mesmo com a cpu em 0%.

Estou pensando, então, em arrumar um programa q permita controlar esta velocidade, assim faço algum script q rode qdo sair do sleep, ajustando a velo pra alguma coisa menos barulhenta...

Alguma dica?

Obrigado!

Acho que a melhor abordagem pra resolver o seu problema é corrigir o que faz ficar no máximo após o sleep, fazer com que continue funcionando como antes, ajustando a velocidade automaticamente de acordo com a temperatura.

Essa variação da velocidade é normal mesmo em fans simples, eu uso o "box" da Intel e isso acontece (no meu caso continua funcionando normalmente após o sleep).

Não conheço programa pra controlar a velocidade dos fans em Hackintosh, vi algumas tentativas com o ACPIMonitor mas acho que não chegou a funcionar.

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=1593

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png