Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom dia, pessoal. Pedi ajuda outras vezes aqui para instalar o MacOS Catalina, MacOS BigSur, e o MacOS Sonoma. Agora gostaria de pedir mais uma vez ajuda para instalar o MacOS Sequoia.

Eu já consegui instalar, e está inicializando normalmente. Estou usando a mesma pasta EFI (download aqui) que usei no BigSur.

O problema é que várias coisas não estão funcionando:

Wi-Fi: a opção de ativar não funciona
Ajuste de brilho: Está desativado, a tela está com brilho máximo o tempo inteiro
Saída HDMI: não funciona, não aparece imagem no monitor externo
Volume: Não sei som, está com um traço no ícone
Bluetooth: Ele ativa, mas não encontra nada, não escaneia
Bateria: Parece que não reconheceu que tem bateria, não vejo ícone em nenhum local, mas não desliga se eu desconectar da tomada

Seguem as especificações do notebook:

MODELO
Avell C65 MUV

PLACA DE VÍDEO
NVIDIA® GeForce® GTX 1660TI GPU (6GB GDDR6)

PROCESSADOR
Intel® Core™ i7-9750H Coffee Lake Refresh, 12MB Cache (2.6 GHz até 4.5 GHz com Intel® Turbo Boost)

MEMÓRIA
32GB [2x 16GB - Dual Channel] Memória DDR4 (2666 MHZ) Corsair Vengeance

SSD ARMAZENAMENTO
SSD M.2 - 512GB - [ 500 MB/s ] (dados apenas)

SSD ARMAZENAMENTO
SSD M.2 - 512GB - [ 3500/2500 MB/s] 500 MB/s ] (Samsung SSD 970 EVO 500GB - Particionado em 2, instalado o Windows 11 e o Sequoia com dual boot)

HD ARMAZENAMENTO
HD 2TB - 5400 RPM SATA III (dados apenas)

TELA (LCD)
17.3" WVA FullHD (1920 x 1080p) 16:9 144Hz 5ms 72% NTSC LED-Backlit - (Matte)

WIRELESS
Intel® Dual Band Wireless-AC 9560 + Bluetooth (eu comprei uma dessa para usar no Bigsur, então tenho as duas disponíveis. No momento está instalada a 9560)

Tem um vídeo intel também:
Intel(R) UHD Graphics 630 (Vídeo integrado Intel)

Toda ajuda é bem vinda.

Muito obrigado!

Posted

Boa noite, pessoal. Atualizei todos os kexts que encontrei (baseado nos que já tinham na pasta EFI para o Sonoma). Só de atualizar, alguns já passaram a funcionar. Pesquisei de nome em nome e fui pegando as últimas versões do Github.

Tive problemas com 2 kexts, Wi-Fi e Bluetooth. Para solucionar o problema do bluetooth, encontrei esse post no reddit, usei os kexts e deu certo.

Para solucionar o problema do Wi-Fi, usei o itlwm junto com o HeliPort.app (tem na pasta FILES da imagem de instalação do MaLd0n). O Wi-Fi só conecta usando esse app, já o Wi-Fi padrão nem ativa (o que vem no sistema). De qualquer forma solucionou o problema de conexão usando o HeliPort.app (recomendo colocar ele pra iniciar com o sistema).

A saída HDMI (e as 2 mini display port), ambas são da placa da NVidia, até mesmo a USB-C da parte de trás do notebook também é da placa NVidia, e pelo que entendi, não existem kexts para NVidia desde os tempos das cavernas. Então para usar monitor externo é sem chance. Dando uma pesquisada, encontrei uma forma de usar através da porta USB usando um DisplayLink, mas não está nos meus planos adquirir um desses no momento, mas fica a dica para quem precisar.

Só um detalhe, estou usando dual boot com Windows 11 e o Sequoia, e por algum motivo, apenas trocando o arquivo da pasta EFI não reconheceu automaticamente o gerenciador do OpenCore, então usei Hasleo EasyUEFI para registrar o arquivo EFI\BOOT\BOOTx64.efi, depois configurei na BIOS para inicializar com essa entrada customizada, e aí sim funcionou de forma automática.

Ainda precisa de alguns ajustes, notei que, ao hibernar, as vezes ele trava e precisa reiniciar diretamente no botão para voltar a funcionar, então simplesmente desativei a hibernação.

Segue o link de download da pasta EFI com todas as atualizações:
https://drive.google.com/file/d/13_xVvoUpUYlSSeqXN5nKFrzavDy3b91Y/view?usp=sharing

É isso, pessoal. Boa sorte para quem for fazer o mesmo. ✌️