Jump to content

Recommended Posts

Posted

140619020937263817.png

*Este Tutorial tem como objetivo explicar de um jeito simples como atualizar sua AppleHDA para a versão atual do seu sistema.

*Este é um tutorial de "Faça você mesmo"isso significa que eu não farei o trabalho para você.

Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA.

Os arquivos a serem substituídos são:

1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc)

2-Platforms.xml.zlib

3-Os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext.

Primeiro: Copie o Layout"x".xml.zlib e Platforms.xml.zlib da pasta Resources que se encontra dentro da AppleHDA.kext

copie os dois para mesma pasta Resources da kext que vai Atualizar.

Nota: Para saber qual LayoutID você usa basta ir em informações do sistema/Audio.

Neste exemplo o ID é 4 então corresponde a layout4.xml.zlib.

2041494530_CapturadeTela2013-10-25s22_37_29.png.f6d81b8bc7344e28b96a64ddc0bd99c9.png

Segundo: Copiar os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext./Contents/Info.plist

copiar os valore que se encontram dentro da chave IOKitPersonalities/HDA Hardware Config Resource/HDAConfigDefault

126646078_CapturadeTela2013-10-25s22_52_24.png.fa09325af63a41748c37059f16968987.png

Terceiro: Por fim vamos corrigir o Binário de AppleHDA.kext que se encontra em: AppleHDA.kext/MacOS.

para isso usaremos o Script de bcc9.

Copie a pasta para o desktop e ja com a Applehda.kext editada e instalada em S/L/E digite o seguintes comandos no terminal:

cd ~/desktop/patch-hda
./patch-hda.pl 10ec0887

Nota: Abra a pasta patch-hda e depois o arquivo patch-hda-codecs.pl dentro dele encontra-se todos os codecs suportados

pelo script para mais informações: Script to patch AppleHDA binary for osx10.7/10.8/10.9

Uma dica se o seu codec não for suportado pelo script você pode tentar corrigir manualmente usando um editor binário como HexFiend e substituir um dos codecs usados

na correção pelo seu.

No exemplo acima foi corrigido o binário para o codec ALC887-VD se você for corrigir para seu codec é necessário substituir o 10ec0887 pelo id de seu codec.

No binário eles são escritos da direita para esquerda ou seja 10ec0887=8708ec10.

*Importante: A kext do Mountain Lion/Mavericks tem uma nova estrutura e os arquivos são compactados em .zlib

para descompactar e editar esses arquivos usaremos o Zlib.

Esse aplicativo é baseado no script de RevoGirl, ele torna o processo de arquivos .zlib da

AppleHDA.kext para descompactar/compactar mais fácil. Basta arrastar o arquivo zlib. Ao aplicativo e

ele irá descompactar ou arraste o arquivo xml. E ele vai compactar para .zlib

Sendo assim se você possui uma velha kext de Lion pode compactar os arquivos usando este APP.

Download Zlib.

Depois so reparar as permissões e reconstruir caches usando kextWizard.

Créditos: RevoGirl, bcc9.

btn_donate_SM.gif
Posted

Hey Mirone só pra esclarecer, o meu codec eu achei ele (0x14F1506E) dai no codigo que vc postou, ou coloco assim?

cd ~/desktop/patch-hda

./patch-hda.pl 0x14F1506E

Eu não tenho a minima ideia sobre como usar o HexField.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Posted

Eu abri o arquivo patch-hda.pl, e coloquei meu codec 0x14F1506E.

Dai apareceu assim:

753720768_CapturadeTela2013-10-27s00_56_20.png.c018d9fcf97202510fccf9fa8e596e6b.png

Aonde devo inserir meu codec? em patch-hda-codecs.pl, colocaria o nome da minha controladora, ex:

Conexant 0x14F1506E??

Não sei o q é ADI ou IDT.

2007863204_CapturadeTela2013-10-27s01_02_35.png.713ea5c2907079af7f0d8e58d85c71af.png

Thanks & Regards

btn_donate_SM.gif

Posted

Se o codec não se encontra no "Script" ele vai determinar que ADI1984 é a melhor opção a ser usada.

e vai substituir o codec ADI1984-->0x8419d411 por 14F1506E-->0x6E50F114.

Então ao invés de "N" digita "Y" e aperte enter.

btn_donate_SM.gif
Posted
Se o codec não se encontra no "Script" ele vai determinar que ADI1984 é a melhor opção a ser usada.

e vai substituir o codec ADI1984-->0x8419d411 por 14F1506E-->0x6E50F114.

Então ao invés de "N" digita "Y" e aperte enter.

Hmm entendi, fiz o que você mandou, agora vou reiniciar pra ver.

Thanks & Regards

btn_donate_SM.gif

Posted

Mirone meus parabéns cara, deu certo!!!

Só falta testar a HDMI mas isso é pra frente, muito obrigado pela paciência.

Abraços

OBS: Eu verifiquei no Console e aparece essa mensagem:

WARNING - Invalid signature -67030 0xFFFFFFFFFFFEFA2A for kext "/System/Library/Extensions/AppleHDA.kext/Contents/PlugIns/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext"

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan UserEventAgent[11]: assertion failed: 13A603: com.apple.telemetry + 21716 [19C2F49F-5C72-3429-A2B4-7EF783B7F611]: 0xffffffffffffffff

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan UserEventAgent[11]: assertion failed: 13A603: com.apple.telemetry + 15921 [19C2F49F-5C72-3429-A2B4-7EF783B7F611]: 0xffffffff80000004

Oct 27 01:26:26 --- last message repeated 5 times ---

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan kernel[0]: Sound assertion in AppleHDAEngine at line 581

O q será que está errado?

Thanks & Regards

btn_donate_SM.gif

Posted

olá

só para confirmar k funciona..

bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Posted

Vooltando!!

Mirone eu fui no topico que você indicou para consertar o sound assertion.

Mas onde eu devo modificar na AppleHDAControler?

Eu vi que você conseguiu, mas vc modificou no Clover, como o autor recomendou? Ou você editou na kext mesmo?

Vlw

Thanks & Regards

btn_donate_SM.gif

Posted

Modifiquei no clover, mas aquilo so "esconde" ele faz um salto na verificação, mas o ero ainda esta la

na verdade. sempre tive 4 sounds assertions e nunca me atrapalhou em nada.

btn_donate_SM.gif
Posted
Modifiquei no clover, mas aquilo so "esconde" ele faz um salto na verificação, mas o ero ainda esta la

na verdade. sempre tive 4 sounds assertions e nunca me atrapalhou em nada.

Entendi...eu uso Chameleon.

Mas deixa pra lá, meu audio está funcionando, e como não afeta no desempenho, vou continuar com essa mensagens.

Obrigado!!!

Thanks & Regards

btn_donate_SM.gif

Posted
Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA.

Os arquivos a serem substituídos são:

1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc)

2-Platforms.xml.zlib

Qual a origem destes arquivos? De onde podem ser baixados e/ou como foram modificados?

Sem eles, obviamente não tenho áudio... No entanto, preciso fazer uma modificação para habilitar o microfone integrado, e eu não tenho noção de como as modificações foram feitas. Esses arquivos pegos numa AppleHDA patcheada para o meu codec são muito, muito diferentes dos arquivos da AppleHDA original.

Se eu conseguir alterar o Node do meu microfone integrado já fico satisfeito, mas seria muito interessante saber como todo o resto foi feito, talvez eu pudesse elaborar algo bem específico para a minha máquina a partir dos meus dumps.

Muito obrigado!

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Posted

Qual a origem destes arquivos? De onde podem ser baixados e/ou como foram modificados?

Sem eles, obviamente não tenho áudio... No entanto, preciso fazer uma modificação para habilitar o microfone integrado, e eu não tenho noção de como as modificações foram feitas. Esses arquivos pegos numa AppleHDA patcheada para o meu codec são muito, muito diferentes dos arquivos da AppleHDA original.

Se eu conseguir alterar o Node do meu microfone integrado já fico satisfeito, mas seria muito interessante saber como todo o resto foi feito, talvez eu pudesse elaborar algo bem específico para a minha máquina a partir dos meus dumps.

Muito obrigado!

1-Foram feitas as modificações necessárias para o codec especifico todas com base no codec dump.

2-Para Habilitar seu Mic integrado há necessidade de editar os Verbs e os Patchmaps.

Me envie seu codec_dump.

btn_donate_SM.gif
Posted

Eu fiz um dump de todos os codecs no Linux, acredito que o 0 seja relacionado ao áudio em geral e o 3 somente ao HD. Não sei se tem como unir as informações de ambos no hack.

codec_dumps_mgbt.zip

Mavericks 10.9.2 Retail

Posted

Sim, funciona tudo. Posso saber as modificações feitas? Muito obrigado!

Mavericks 10.9.2 Retail