dininhogrimmjow Posted November 6, 2013 Posted November 6, 2013 kikomax pode me dar algum link que ensina a como editar dsdt e ssdt? Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
Allan Posted November 6, 2013 Posted November 6, 2013 Veja aqui: http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=646 É raro ter que editar SSDT, quando se usa um app pra fazer isso, como o do Pike ela ja vem pronta. Somente a DSDT vc tem que modificar pra sua maquina. Thanks & Regards IdeaPad Gaming 3i • Aspire A515-52 • Clover / OpenCoreWe are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!
dininhogrimmjow Posted November 6, 2013 Posted November 6, 2013 Eu já tinha visto, só não entendo como funciona... usei esse editor e só tem linhas de códigos lá. exemplo meu brilho quando ligo meu hack esta em 60%, tenho sempre que aumentar ele ao iniciar, queria deixar ele 100% sempre. Usei o editor mais não achei nada la parecido com brilho, nem sei por onde começar.... Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
kikomax Posted November 6, 2013 Author Posted November 6, 2013 Eu já tinha visto, só não entendo como funciona... usei esse editor e só tem linhas de códigos lá. exemplo meu brilho quando ligo meu hack esta em 60%, tenho sempre que aumentar ele ao iniciar, queria deixar ele 100% sempre. Usei o editor mais não achei nada la parecido com brilho, nem sei por onde começar.... Tenta aqui. Você ajusta o seu brilho no máximo ou mínimo (escurece totalmente a tela) ainda restaura no login ou reinicialização. https://itunes.apple.com/us/app/brightness-slider/id456624497?mt=12 Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
dininhogrimmjow Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 kikomax você poderia me explicar se não for muito incomodo como se faz DSDT? já li em varios lugares e não entendo nada... tentei falar com você esses dias no skype e não responde obrigado Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
kikomax Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 kikomax você poderia me explicar se não for muito incomodo como se faz DSDT? já li em varios lugares e não entendo nada... tentei falar com você esses dias no skype e não responde obrigado Estes dias estou muito ocorrido, por isso ando ausente no Skype. O que precisa editar na DSDT? Pois precisa de muita leitura, entendimento de hexadecimais, reversão/conversão, hardware, etc. Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
dininhogrimmjow Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Estes dias estou muito ocorrido, por isso ando ausente no Skype. O que precisa editar na DSDT? Pois precisa de muita leitura, entendimento de hexadecimais, reversão/conversão, hardware, etc. ave maria. dai eu só manjo de hardware... mais no momento eu queria mesmo arruma o brilho do meu hack pq eu to sentindo que não esta no máximo, quando ele ta carregando a tela fica realmente acesa, mais quando ele inicia ta em 70% ai é a hora daquele programa que você me passou agir e aumentar no máximo mais eu sinto que ele não esta, pq fica meio escurinho, acho que ainda falta uns 15% pra ficar no full... aqui também só funciona "FN" pra audio, e queria arrumar o som também, por que via HDMI não esta funcionando, o som ao inves de sair na TV sai pelo note ( e sim, já troquei la pra HDMI nas conf do sistema mais não sai nada na tv ) com isso, queria aprender a modificar elas, pra não precisar ficar pedindo tanto... pq abri aquele editor mais só vejo numeros e mais numeros e não sei pra que cada um daquele serve, o que cada um modifica modifica e etc Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
artur-pt Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 olá guia básico para dsdt.. até tem video http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=646 patches http://Olarila.com/forum/patches.php bom hack PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000 My OS X Files
kikomax Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 ave maria. dai eu só manjo de hardware... mais no momento eu queria mesmo arruma o brilho do meu hack pq eu to sentindo que não esta no máximo, quando ele ta carregando a tela fica realmente acesa, mais quando ele inicia ta em 70% ai é a hora daquele programa que você me passou agir e aumentar no máximo mais eu sinto que ele não esta, pq fica meio escurinho, acho que ainda falta uns 15% pra ficar no full... aqui também só funciona "FN" pra audio, e queria arrumar o som também, por que via HDMI não esta funcionando, o som ao inves de sair na TV sai pelo note ( e sim, já troquei la pra HDMI nas conf do sistema mais não sai nada na tv ) com isso, queria aprender a modificar elas, pra não precisar ficar pedindo tanto... pq abri aquele editor mais só vejo números e mais números e não sei pra que cada um daquele serve, o que cada um modifica modifica e etc kkkkkkkkkkkkkkkkk, pois é, quando vi pela primeira vez não entendia nada daquilo, mas lendo no insanelymac e algumas coisas aqui e na web, passei a entender. Até que é legal, mas tem que gosta mesmo viu. O programa que te passei não funcionou? Eu testei e funciona perfeitamente. Add: kikomaxx (Skype) Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
kikomax Posted November 7, 2013 Author Posted November 7, 2013 mais no momento eu queria mesmo arruma o brilho do meu hack pq eu to sentindo que não esta no máximo, quando ele ta carregando a tela fica realmente acesa, mais quando ele inicia ta em 70% ai é a hora daquele programa que você me passou agir e aumentar no máximo mais eu sinto que ele não esta, pq fica meio escurinho, acho que ainda falta uns 15% pra ficar no full... Se tu quer aprender, então tome!! _BCL (Query List of Brightness Control Levels Supported) _BCM (Set the Brightness Level) _BQC (Brightness Query Current level) _BCL (Consulta a Lista de Níveis de Controle de Brilho Suportado) Este método permite que o sistema operacional consulte uma lista de nível de brilho suportado pelo dispositivos integrado de exibição ou seja, uma LCD ou LED. (Este método não permitido para monitores conectados externamente). Este método é necessário se um LCD integrado é presente e suporta os níveis de brilho. Cada nível de brilho é representado por um número entre 0 e 100, e pode ser considerado como uma percentagem. Por exemplo, o valor 50 pode ser o consumo de energia de 50% ou 50% de brilho, tal como definida pelo fabricante. O OEM pode definir o número 0 como "brilho Zero", que pode significar para desligar a iluminação (por exemplo, o painel backlight LCD) do aparelho. Isto pode ser útil no caso de um dispositivo de saída, que ainda podem ser visualizados utilizando apenas luz ambiente, por exemplo, um LCD transflectiva. Se Notificar (dispositivo de saída, 0x85) para "brilho Zero" é emitido, OSPM pode ser capaz de desligar a iluminação, chamando _BCM (0). Valor de Retorno: Um package (pacote) de comprimento variável que contém uma lista de números inteiros (Intergers) que representam os níveis de brilho suportados. Cada inteiro (Interger) tem 8 bits de dados significativos. Exemplo: Method (_BCL, 0) { // Lista de níveis de brilho suportado Return (Package(7){ 80, // nível quando o notebook tem a carga completa ou conectado no AC (fonte de energia) 50, // nível quando o notebook está na bateria // outros níveis suportados: 20, 40, 60, 80, 100} } O primeiro número do package (pacote) é o nível do painel quando está conectado ao AC (fonte de energia). O segundo número do package é o nível do painel quando está na bateria. Todos os outros números são tratados como uma lista de níveis de OSPM irá percorrer quando o usuário alterna (através de um keystroke - combinação de teclas) o nível de brilho da tela. Estes níveis será definido utilizando o método _BCM. Então em ASL: (Exemplo, o código é muito grande) Method (_BCL, 0, NotSerialized) { If (LEqual (OSYS, 0x07DC)) { Return (Package (0x67) // Número do pacote (package) 103 valores abaixo... { 0x64, 0x1E, Zero, // 0% de Brilho ou seja brilho zero One, // 1% de Brilho... 0x02, // 2% 0x03, // 3% 0x04, 0x05, 0x06, 0x07, 0x08, 0x09, 0x0A, 0x0B, 0x0C, 0x0D, 0x0E, ... 0x62, // 98% 0x63, // 99% 0x64 // Valor 100% ou seja o valor máximo de brilho }) } Else { Return (Package (0x12) // Valores que são controlados pelo o usuário e usando as teclas FN. { 0x64, 0x1E, 0x06, 0x0C, 0x12, 0x18, ... 0x48, 0x4E, 0x54, 0x5A, 0x64 }) } } _BCM (Ajuste o Nível de Brilho) Este método permite que OSPM ajuste o nível de brilho de um dispositivo de saída de video embutido (tela LCD). O sistema operacional só vai definir os níveis que foram relatados através do método _BCL. Este método é necessário se _BCL é implementada. Argumentos: (1) Arg0 - Um inteiro (Interger) contendo o novo nível de brilho Exemplo: Method (_BCM, 1) { // Set the requestes level } O método será chamado em resposta a uma mudança de fonte de energia ou a pedido específico do usuário final, por exemplo, quando o usuário pressiona uma tecla de função que representa o controle de brilho. Method (_BCM, 1, NotSerialized) { If (LAnd (LGreaterEqual (Arg0, Zero), LLessEqual (Arg0, 0x64))) // 1ª { AINT (One, Arg0) Store (Arg0, BRTL) } } Vamos lá: 1ª Verifica se o primeiro parâmetro de entrada Agr0 é maior ou igual à Zero (0%); e também verifica se o primeiro parâmetro de entrada Agr0 menor ou igual à 0x64 (100%). Onde: If = Condicional Se LAnd = Operador Lógico E LGreaterEqual = Operador Lógico Maior ou Igual a LLessEqual = Operador Lógico Menor ou Igual a _BQC (Consulta de Nível de Brilho Atual) Esse método retorna o nível de brilho atual de um dispositivo de saída de vídeo embutido. Valor de Retorno: Um inteiro (Integer) contendo o nível de brilho atual (deve ser um dos valores retornados do método _BCL). Method (_BQC, 0, NotSerialized) { Return (BRTL) } Entendeu agora? rsrs Lembrando que caso tenha algum usuário mais avançado em DSDT e programação ASL, por favor tendo algo errado, informe por gentileza, pois é muito útil compartilhar informações. Abraço! Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
dininhogrimmjow Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Muito obrigado a atenção cara... na primeira leitura em entendi 40 ~ 60 %, vou continuar metendo a cara para aprender. Novamente obrigado mesmo. E olha, pode me dizer o nome daquele seu wireless externo para eu pedir um? Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
Zarach Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 ave maria. dai eu só manjo de hardware... mais no momento eu queria mesmo arruma o brilho do meu hack pq eu to sentindo que não esta no máximo, quando ele ta carregando a tela fica realmente acesa, mais quando ele inicia ta em 70% ai é a hora daquele programa que você me passou agir e aumentar no máximo mais eu sinto que ele não esta, pq fica meio escurinho, acho que ainda falta uns 15% pra ficar no full... aqui também só funciona "FN" pra audio, e queria arrumar o som também, por que via HDMI não esta funcionando, o som ao inves de sair na TV sai pelo note ( e sim, já troquei la pra HDMI nas conf do sistema mais não sai nada na tv ) com isso, queria aprender a modificar elas, pra não precisar ficar pedindo tanto... pq abri aquele editor mais só vejo numeros e mais numeros e não sei pra que cada um daquele serve, o que cada um modifica modifica e etc Se tens uma dsdt configurada para controlar o backlight, os botões que você utilizará para o controle do brilho num português brasil abnt2 são: Pause para aumentar Scrol lock para baixar Ps.:Por questão de comodidade ainda gostaria de saber se tem como eu configurar a DSDT para o sistema iniciar automáticamente com o brilho em 20%, tem como? HahAhAH
dininhogrimmjow Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Fiz o teste de editar o "Return (Package (0x67)" para 0x64 ( 100% ) para testar, deu erro na compilação, sera que entendi? ( editei direto da extração ) Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
kikomax Posted November 8, 2013 Author Posted November 8, 2013 Fiz o teste de editar o "Return (Package (0x67)" para 0x64 ( 100% ) para testar, deu erro na compilação, sera que entendi? ( editei direto da extração ) Está errado, você editou a Package (pacote) onde seu valor atual é 0x67 (103), isso é a quantidade de valores dentro do pacote. Caso você queria deixar apenas alguns valores, ou apenas 1 deverá ser assim. Não testei viu, é um exemplo. Method (_BCL, 0, NotSerialized) { If (LEqual (OSYS, 0x07DC)) { Return (Package (One) // Número do pacote (package) valor abaixo... { 0x64 // Valor 100% ou seja o valor máximo de brilho }) } Ps.:Por questão de comodidade ainda gostaria de saber se tem como eu configurar a DSDT para o sistema iniciar automáticamente com o brilho em 20%, tem como?[/color] Creio que sim, deixei um exemplo acima, mas deve verificar o se o backlight não está ativo na DSDT, caso tenha o Patch da HD 4000 na DSDT, veja tem o backlight, remova também outros patch de brilho. Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
dininhogrimmjow Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Certo, mais se ele valor já vem la por padrão, por que ele esta ligando em 70%? Mobo: GA-B75M-D3H - I5 3330 - 8GB RAM 1333Mhz - HD 230GB | HD 500GB - Vídeo: Sapphire R9 280x - OSx 10.11 & Windows 10
kikomax Posted November 8, 2013 Author Posted November 8, 2013 Certo, mais se ele valor já vem la por padrão, por que ele esta ligando em 70%? Geralmente o valor padrão é 50%, como falei, remova qualquer patch de brilho ou backlight da DSDT. Ultrabook Dell Inspiron 14Z 5423 :: Intel Core i5-3337U 1.8GHz :: 8GB RAM :: Intel HD Graphics 4000/AMD Radeon HD 7600 Series :: SSD | Mac OSX Mavericks 10.9 (GM) + FusionDrive Ultrabook Dell Inspiron 14Z - Mac OSX Yosemite
pernacabeluda Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Verifica com o comando nvram -p no terminal se tem o valor do backlight, se tiver você pode fazer com que ele seja restaurado no boot usando a emulação de NVRAM do Clover ou o module FileNVRAM.dylib do Chameleon. -Guides and Tutorials HERE -Hackintosh Tutorial Database - HERE -The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE -Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE -Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE
Zarach Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Verifica com o comando nvram -p no terminal se tem o valor do backlight, se tiver você pode fazer com que ele seja restaurado no boot usando a emulação de NVRAM do Clover ou o module FileNVRAM.dylib do Chameleon. nvram -p LocationServicesEnabled %01 fmm-computer-name Chuck bluetoothActiveControllerInfo %143%d3%13%00%00%00%00%12%1dt%f0m%e2%ffo backlight-level %01%01 Esse foi o nível atual da backlight, mas nunca inicia já assim eu sempre tenho de baixar manualmente. Eu gostaria de deixar o brilho mínimo como padrão. HahAhAH
pernacabeluda Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Você usa o emulador de NVRAM? -Guides and Tutorials HERE -Hackintosh Tutorial Database - HERE -The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE -Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE -Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE
Zarach Posted November 8, 2013 Posted November 8, 2013 Você usa o emulador de NVRAM? Na postagem anterior ainda não havia colocado a filenvram na pasta modules. Agora coloquei e reiniciei -v Abri o terminal a digitei o comando, saiu isso: nvram -p fmm-computer-name Chuck bluetoothActiveControllerInfo %143%d3%13%00%00%00%00%12%1dt%f0m%e2%ffo 4D1EDE05-38C7-4A6A-9CC6-4BCCA8B38C14:MLB C02JDM69DH2GRDV3Q%00 4D1EDE05-38C7-4A6A-9CC6-4BCCA8B38C14:ROM %a8"%b1q%d5%cb IOPowerManagement <INVALID> LocationServicesEnabled %01 boot-args -v Chuck:~ chuck$ Agora baixei o brilho manualmente e digitei o comando aparece isso: Chuck:~ chuck$ nvram -p fmm-computer-name Chuck bluetoothActiveControllerInfo %143%d3%13%00%00%00%00%12%1dt%f0m%e2%ffo 4D1EDE05-38C7-4A6A-9CC6-4BCCA8B38C14:MLB C02JDM69DH2GRDV3Q%00 backlight-level %01%01 4D1EDE05-38C7-4A6A-9CC6-4BCCA8B38C14:ROM %a8"%b1q%d5%cb IOPowerManagement <INVALID> LocationServicesEnabled %01 boot-args -v HahAhAH
Recommended Posts