Jump to content

macOS Monterey (12.3) - Acer Nitro 5 - AN517-51-55 (Core I5 9300h) Otimizações e Post-Install

Recommended Posts

Posted

Olá, boa tarde... não é a primeira vez que venho nesse fórum mas deve ser a primeira que eu posto pedindo ajuda.

Fiz todo processo de instalação com uma EFI que encontrei no Github, é o mesmo modelo do meu notebook, e era pra ter funcionado tudo, porém o Touchpad não funcionou, além disso eu gostaria de uma ajuda sobre como otimizar a instalação. removendo os Kexts e ACPI que não são necessários, porque o boot da máquina está muito lento, vários avisos sobre "TRIM" (_vnode_dev_etcetc) e enfim, ta mesmo muito lento.

Teria como me ajudar nisso? obrigado

Não consegui anexar minha EFI por causa do limite de 2,93MB

• Administrators
Posted

cara, a gente conhece bem essas pastas lixo que vem do github, dortania, etc. é sempre bom evitar

comece com a pasta efi pro seu hardware desse link https://www.olarila.com/topic/5676-hackintosh-efi-folders-for-all-chipsets-clover-and-opencore/

e extraia um sendme

as vezes precisamos fazer alguma alteração na pasta

qual o seu hardware?

• Thanks 1

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Hackintosh Support since 2006 HERE

Posted (edited)

Muito obrigado pela pronta resposta, com essa EFI que você indicou, um dos erros de trim que estavam acontecendo parou, mas agora o Wifi não funciona, mas isso é kext como eu resolvi da outra vez, devo resolver agora também, o audio pelo fone de ouvido também ficou zoado, e o Bluetooth não funciona, o Touchpad segue sem funcionar (só estou citando os problemas, não te culpando, fique claro... da pra resolver todos eu creio)

Estou usando o Monterey 12.3 (a atualização que saiu esses dias, atualizou normalmente aliás)

Em anexo o relatório... deu alguns erros na janela do app, mas acredito serem irrelevantes (?)

Agradeço muito a ajuda

Send me MacBook-Pro.zip

Edited by LuizRafael
  • Administrators
Posted

remove a ssdt e adiciona o dsdt, reinicia e salva um ioreg

DSDT.aml.zip

Posted (edited)

Então coloquei a DDST nova e os Kext e parece que ta tudo certo, até o controle de brilho voltou a funcionar... 

o unico problema que ainda permanece é o Audio pelo Jack do fone de ouvido que ta bem ruimassim como o alto falante do notebook (também não ta perfeito) só o audio bluetooth ta perfeito...

Até o Touchpad ta funcionando agora, isso é bom

Porém o boot ainda ta beeeeeem lento, tem como otimizar mais ainda isso? deve ter algo errado, ta demorando uns 4, 5 minutos.

Obrigado @MaLd0n tu é o cara

Ah uma coisa que eu reparei, o Windows não aparece mais no OpenCore, se tu puder me ajudar com isso também agradeço.

Edited by LuizRafael
Para retirar um erro que aconteceu porque o mouse travou
Posted

eu instalei o bigsur a pouco tambem. baixei o efi por aqui mesmo. A unica alteracao que fiz oi editar pelo opencore e adicionei o -igfxvesa no boot-args. Instalou tudo de boas. Porem o que fazer depois é um pouco confuso. Eu fiz os passos do tutorial mas quando reiniciei o boot ficou lento lento lento, nem sei se vai entrar. Pois ainda esta parado aqui enquanto digito o texto. Eu uso uma placa mae gigabyte ga-170m-d3h ddr3 com memorias corsair vengeance ddr3 2400mhz. ssd nvme hp 920ex 512gb. e processador i5-6600t. No windows ou linux o boot dura 14 segundos.

Tem tutorial explicando como por exemplo como adiciona path, muda nome do smc, etc?

Posted (edited)
6 hours ago, MaLd0n said:

Não é bem isso, dar boot pelo Windows sempre funcionou... só não estava aparecendo mesmo mas já resolvi isso.

Agora estou com um outro probleminha...

spacer.png

O Nome do modelo, e o processador estão aparecendo errado, e sinceramente já mexi e não sei como resolver isso, é algum ACPI ou Kext que define isso? E tava normal.

Edited by LuizRafael
Posted

Passando aqui pra dizer que consegui resolver todos os problemas, era só configuração mesmo... noves fora que ainda ta lento só pra bootar e até mesmo depois do boot, bastante aparições da bolinha arco-íris (o certo é a bolinha estar azul, se não tem algo meio "errado") só queria resolver mesmo o boot, demorando uns 5 minutos... mas como ta num HDD Sata acho que não tem muito o que fazer.

Obrigado novamente @MaLd0n pela assistência, tirando a lentidão do boot ficou quase 100%, uns 98% eu diria até as gestures do touchpad (trackpad) funciona perfeitamente, visto que o touchpad desse notebook suporta 10 fingers (até 10 toques no caso ao mesmo tempo)

Posted

Troquei o Monterey pelo BigSur e ficou um jato... Mas eu achei o Monterey bem melhor que o BigSur mas na lentidão que tava era impraticável usar, infelizmente

Tenho uma dúvida a respeito do mapeamento de portas USB, eu fiz pelo Windows e ele detectou as portas e fez o mapeamento 2.0 e 3.0 de todas as portas, mas na hora de colocar no OpenCore o sistema não bootou mais, fazendo pelo MacOS e verificando no hackintool, ele não identifica quando eu plugo um dispositivo USB 2.x - ele identifica qualquer dispositivo, até USB abaixo de 2.0 como 3.0, e na única porta USB 2.1 que tem no notebook a mesma coisa, não identifica dispositivo 3.0 (em tempo, mesmo o padrão 2.0 consegue detectar dispositivos mais novos, só não trabalha na mesma velocidade, (porque todo dispositivo USB é retrocompativel e frentecompatível)

Além disso o SMCSuperIO não está habilitando o sensor da ventoinha da CPU, é um i5 9300h, existe como resolver?

Uma última questão seria a respeito de DRM (Netflix, Amazon, AppleTV) funciona na UHD 630? Meu notebook tem uma Geforce 1650 que não é compatível, mas a aceleração por hardware H265 e HVEC tá funcionando, pelo menos é o que o programa diz.

Quanto ao suporte HDMI, nesse caso da dGPU ser nvidia e ter o Optimus, não tem como fazer funcionar de jeito nenhum certo?

Obrigado.

Posted

@MaLd0n Atualizei para o Monterey, e o sistema não sobe mais com a DSDT que tu fez pra mim no BigSur... tive que voltar a SSDT da pasta do Coffee Lake, precisa mudar/atualizar alguma kext ou algo do tipo?

Obrigado

Posted

Consegui arrumar aqui, mas eu tenho outra dúvida.

Não funciona de jeito nenhum essas iGPU combo de Intel+Nvidia que use o Optimus? nem pra só passar o HDMI? existe algum workaround pra ter vídeo (acelerado) pela HDMI, seja algum adaptador USB ou algo do tipo?

@MaLd0n se puder dar uma ajuda nisso agradeço.

• Administrators
Posted

se o hdmi for perla nvidia não tem solução

• Administrators
Posted

posta um dump completo com a pasta efi tb