Jump to content
[ IMPORTANT ] Premium and Donators users ×
Olarila Professional Hackintosh Services ×

Problemas com Som, Rede, e Kernel Panic ocasional

Recommended Posts

Posted

Olá, primeiramente quero parabenizar o trabalho de vocês que é ótimo! Sem esse fórum eu não conseguiria fazer meu hackintossh.

Enfim, o problema é o seguinte. Instalei o Mac OS X Lion que vocês disponibilizaram aqui para dar boot direto pelo PC. Ok, instalei e fui atrás das kexts necessárias. Instalei a kext para internet (RealtekRTL81xx.kext, do lnx2mac), a kext de áudio (VoodooHDA 2.7.3, a versão mais nova [2.8] não pegou aqui) e a kext de vídeo para minha GeForce (NVenabler 64). Estou com problema nas duas primeiras kexts que instalei: a kext da net funciona que é uma beleza, o problema é que a net "caí" de uma hora pra outra e não consigo abrir nenhuma página, o safari fica carregando a página mas nada acontece. A net "volta" depois de uns 4 minutos e fica normal, porém o problema ocorre novamente depois de uns 15 minutos navegando. Isso não ocorre com meu outro sistema o Ubuntu 12.04 64 bits, que tenho em dual boot com o OS X, pois se acontecesse poderia deduzir que o problema seria com a internet e não com o OS X.

O problema do áudio parece ser simples de resolver mas ainda não achei uma solução, vamos lá: a configuração de som em Aplicativos > Utilitários > Configuração Audio e Midi "insiste" em ficar em 192000HZ, mesmo mudando para o correto que é 44100HZ, após o reboot a configuração volta para 192000HZ. Esse parece ser um problema patético mas com 192000HZ alguns aplicativos de som funcionam porcamente. Preciso trabalhar com 44100hz.

Quanto ao Kernel Panic, o problema ocorre ocasionalmente. Na maioria das vezes, o OS X inicia normalmente (sempre faço boot pelo modo verbose para acompanhar possíveis problemas), mas tem vezes que ocorre o kernel panic. Na próxima vez que ocorrer vou postar uma foto ou o log do kernel panic (que acredito eu que fica em /Library/Logs), mas pelo que vi parece haver algum conflito com as kexts.

EDIT: *acho* que resolvi o problema da net, desinstalei a kext do lnx2mac (RealtekRTL) e instalei a AppleRTL8169Ethernet.kext, e até agora tudo ok.

1059877985_CapturadeTela2013-01-24s11_42_23.png.7606033498323dd8c101a686434a3032.png

Posted

Olá,

qual versão da lnx2mac você usa?

Também pode tentar esta outra kext

http://Olarila.com/download/AppleRTL8169Ethernet_1.1.4a5.zip

Sobre o som, não conheço solução.

Você pode corrigir a AppleHDA para funcionar com seu codec, com ela esse problema não ocorre.

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2168

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted

Olá,

a net foi resolvida com essa kext mencionada, a AppleRTL8169Ethernet.kext.

Quanto ao áudio, vou fazer esse processo de editar a AppleHDA.kext. Valeu!

E uma outra dúvida: esse DVD inicializável do Lion não é uma "distro", pelo que percebi ele vem limpo. É tão estável quanto o retail?

Obrigado!

Posted

A imagem original do Lion não funciona em hackintosh, apenas em Mac. Para funcionar em PCs normais é necessário fazer alguns ajustes, como este tópico mostra

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=728

Até onde eu sei, o ISO disponibilizado é a imagem original da App Store, com essas alterações mínimas para que funcione em PCs normais.

Posted

Bom, a net realmente ficou melhor, mas agora ocorre ocasionalmente kernel panic, e o problema: AppleRTL8169Ethernet.kext (no KP aparece essa kext na tela)

Vou voltar para a kext do lnx2mac, usava a versão "0-0-90"...

O KP acontece assim que eu abro o iTunes para ouvir uma rádio online, mas não é toda vez que ocorre...

EDIT: tudo resolvido! voltei com a kext do lnx2mac e fiz alguns procedimentos para "limpar" as configurações anteriores, como descritas aqui: http://yasar.senturk.name.tr/blog/2012/09/26/hackintosh-app-store-an-unknown-error-has-occurred-fix

Agora esta tudo ok! sem KP.

Posted

Sobre o som você pode tentar editar o arquivo /Library/Preferences/Audio/com.apple.audio.DeviceSettings.plist

Nele você deve encontrar algo assim

<key>VoodooHDAEngine:0</key>
<dict>
<key>controls</key>
<array>
	<dict>
		<key>element</key>
		<integer>1</integer>
		<key>page</key>
		<integer>0</integer>
		<key>scope</key>
		<integer>1869968496</integer>
		<key>selector</key>
		<integer>1987013741</integer>
		<key>value</key>
		<real>0.77439999580383301</real>
	</dict>
	<dict>
		<key>element</key>
		<integer>2</integer>
		<key>page</key>
		<integer>0</integer>
		<key>scope</key>
		<integer>1869968496</integer>
		<key>selector</key>
		<integer>1987013741</integer>
		<key>value</key>
		<real>0.77439999580383301</real>
	</dict>
</array>
</dict>

Tenta adicionar a parte destacada

VoodooHDAEngine:0

controls

element
1
page
0
scope
1869968496
selector
1987013741
value
0.77439999580383301

element
2
page
0
scope
1869968496
selector
1987013741
value
0.77439999580383301

[color=#FF0000]output streams

bits per channel
24
bytes per frame
8
bytes per packet
8
channels per frame
2
format flags
4
format id
1819304813
frames per packet
1
sample rate
44100

[/color]

Posted

Olá,

infelizmente esse plist é sobrescrito automaticamente a cada boot, então as edições nele são perdidas. :-\

acho que existe duas possibilidades de contornar esse problema: a primeira seria criar um script que altere esse valor no plist de 192000 para 44100 (com o comando sed ou pelo próprio perl) em toda vez que o sistema inicia. A outra possibilidade: tentar alterar o binário /Applications/Utilities/Audio MIDI Setup.app/Contents/MacOS/Audio MIDI Setup para "forçar" o valor de 44100 (excluíndo os outros e deixando apenas este).

Por enquanto vou tentar a primeira possibilidade, se der certo retorno aqui para confirmar.