Jump to content

Recommended Posts

• Administrators
Posted
On 8/1/2023 at 7:07 AM, Sheikh El-Moctar said:

how to fix this ?

Try this

EFI Ventura.zip

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Hackintosh Support since 2006 HERE

Posted
On 25/07/2023 at 15:56, OzemirElion said:

Fico feliz em saber que meu trabalho nos Posts está sendo bem feito e ajudando muitas pessoas. Obrigado pelo feedback!

Mas, respondendo:
- Backlight: eu já adicionei alguns boot-args e configurações no "device properties" nessa última EFI que deveria resolver isso. Testei do Catalina ao Ventura e esse problema não acontece. Só no Sonoma (14) é que o problema ocorre, mas ainda não encontrei solução.
- Bluetooth: a mesma coisa... do Catalina ao Ventura tudo funciona como esperado, já no Sonoma alguns bugs ocorrem; só algumas vezes que comigo (no BigSur) dois Fones Bluetooth pareados não conectavam, aí eu tinha que Excluir e Reparar pra voltarem a funcionar (QCY-T13 e Airdots S)

- WiFi: também segue o mesmo padrão, só que no Sonoma que o Kext "AirportITLWM" ainda não está otimizado pro sistema, então você tem que usar o ITLWM junto com o aplicativo Heliport (como descrito no primeiro post).

De maneira geral, caso você tenha testado outros EFI's antes de mim, é sempre importante que você utilize o "Clean NVRAM" do OpenCore (no menu de inicialização, utilizando a Barra de Espaço) para limpar qualquer resquício de EFI's anteriores, e assim não causar conflitos. E sempre que testo e tenho disponibilidade, estou atualizando as EFI's aqui no post, então sempre baixe a versão mais recente pro seu sistema. Caso nada disso resolva, me chama no privado aqui do Fórum pra gente analisar mais detalhadamente.

É interessante sim investigar melhor essa questão de ter o Linux instalado. Dependendo da distro Linux que você usa, o Bootloader pode acabar tendo prioridade e bagunçando um pouco as coisas na hora da inicialização. Você iria testar se o OpenCore conseguiria dar o Boot no Linux ou seria melhor sempre pressionar o Tecla F12 antes de selecionar entre o Bootloader do Linux ou o OpenCore.

Lembrando também que, depois que você instalar o MacOS pelo Pendrive e mover a pasta EFI para a Partição EFI do Mac, é necessário você alterar o "LauncherOption" para "Full" (na sua config.plist) e dar o boot sem o pendrive , pra que assim seja a opção "OpenCore" aplicável no Boot (F12)

obrigadop pelo material , tenho um ideapad 3i IML05 com i5-10th e to usando sua efi e ta funcionando tudo perfeitamente apos entrar o sistema  , o unico problema que estou tendo é no inicio , ao ligar, a tela pisca umas 5 vezes e so depois que entra o opencore , alguma ideia do que possa ser ? 

boot ideapad 3i-i5.mp4.zip

• Like 1
Posted
On 9/19/2023 at 11:34 PM, monzamon said:

obrigadop pelo material , tenho um ideapad 3i IML05 com i5-10th e to usando sua efi e ta funcionando tudo perfeitamente apos entrar o sistema  , o unico problema que estou tendo é no inicio , ao ligar, a tela pisca umas 5 vezes e so depois que entra o opencore , alguma ideia do que possa ser ? 

boot ideapad 3i-i5.mp4.zip 856.12 kB · 1 download

Cara, eu até hoje não consegui resolver isso... O meu também tem isso. Eu geralmente utilizo o F12 pra selecionar o OpenCore, e aí a tela pisca apenas 1 vez e em seguida o OpenCore inicia...

• Like 2
Posted
7 hours ago, OzemirElion said:

Cara, eu até hoje não consegui resolver isso... O meu também tem isso. Eu geralmente utilizo o F12 pra selecionar o OpenCore, e aí a tela pisca apenas 1 vez e em seguida o OpenCore inicia...

que felicidade ouvir isso , nao que seja bom , mas só o fato de saber que nao é algo que fiz de errado ja fico feliz , obrigado , o unico problema que comecei a ter agora é com o audio , usando software de musica o audio falha , mas ainda estou investigando , obrigadoooo !!

• Like 1
Posted
On 10/5/2021 at 10:01 PM, OzemirElion said:

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [02/10/2023]

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.6 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ CPU (i5-10210U Comet Lake) - 
➡ RAM 1x4GB Onboard + 1x16GB DDR4 Offboard (Limitado a 2667MHz) - 
➡ dGPU NVIDIA GeForce MX330 - 
➡ Gráficos (HD Graphics 620 1366x768) - ⚠️
➡ WiFi & Bluetooth (Intel AC 9560) - ⚠️
➡ SSD SATA (Kingston A400) - 
➡ SSD PCIe NVMe M2 (Kingston NV2) - 
➡ Webcam (Lenovo UVC Camera) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ Controle de Brilho via Teclas - 
➡ Leitor de Cartão (Realtek USB 2.0 Card Reader) - ⚠️
➡ iMessage/Facetime - ⚠️

⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Gráficos: Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16bit, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
▷▶︎ WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional, porém a Kext de WiFi no Sonoma está em fase Beta, podendo apresentar bugs. Funções nativas de Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações da própria Kext "itlwm/airportitlwm".
▷▶︎ Sleep: Funciona, porém quando você acorda o Sistema tudo fica lento, com lags.
▷▶︎ Leitor de Cartão: Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
▷▶︎ iMessage/Facetime: Funciona, mas é recomendado que se utilize uma conta do iCloud que já é/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.

IMPORTANTE:

➡ Adicione um Serial Number e os demais parâmetros em "PlatformInfo" -> "Generic". Você pode gerar isso automaticamente usando o GenSMBIOS, por exemplo.

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:
➡ USB Legacy: Disabled
➡ Intel SGX: Disabled
➡ Boot Mode: UEFI

[Opcional]:
➡ BIOS Back Flash: Enabled
➡ Fool Proof Fn Ctrl: Disabled
➡ Flip to Boot: Disabled
➡ PXE Boot to LAN: Disabled

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar o MacOS eu executei o Geekbench 5, fiz outros testes de performance em softwares pesados, usei cada versão no dia-a-dia, e cheguei às seguintes conclusões:

➡ As versões Catalina e Monterey são as mais Estáveis e possuem uma Performance um pouco melhor que as outras. 
➡ A versão Ventura roda com um pouco de instabilidade e possui um desempenho geral um pouco abaixo das demais versões do MacOS.
➡ A versão Sonoma atualmente está rodando muito bem, com uma performance levemente abaixo da versão Monterey.

Olá. Voce poderia postar sua EFI por gentileza? Grato.

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [02/10/2023]

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.6 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ iMessage/Facetime - ⚠️

⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Gráficos: Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16bit, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
▷▶︎ WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional, porém a Kext de WiFi no Sonoma está em fase Beta, podendo apresentar bugs. Funções nativas de Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações da própria Kext "itlwm/airportitlwm".
▷▶︎ Sleep: Funciona, porém quando você acorda o Sistema tudo fica lento, com lags.
▷▶︎ iMessage/Facetime: Funciona, mas é recomendado que se utilize uma conta do iCloud que já é/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.

IMPORTANTE:

➡ Adicione um Serial Number e os demais parâmetros em "PlatformInfo" -> "Generic". Você pode gerar isso automaticamente usando o GenSMBIOS, por exemplo.

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:

[Opcional]:

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar o MacOS eu executei o Geekbench 5, fiz outros testes de performance em softwares pesados, usei cada versão no dia-a-dia, e cheguei às seguintes conclusões:

➡ As versões Catalina e Monterey são as mais Estáveis e possuem uma Performance um pouco melhor que as outras. 
➡ A versão Ventura roda com um pouco de instabilidade e possui um desempenho geral um pouco abaixo das demais versões do MacOS.
➡ A versão Sonoma atualmente está rodando muito bem, com uma performance levemente abaixo da versão Monterey.

Poderia postar sua EFI por gentileza? Grato

• Like 1
Posted (edited)

Fui seguindo os passos e utilizando os arquivos disponibilizados por vcs.

mas tem 2 coisas q n consegui resolver... 

1) "OpenCore boot picker" tela preta sem opções.
eu já alterei o config.plist, inclusive aumentei o "Timeout" de 5 para 10 segundos e o q acontece é que ele fica por mais tempo na tela preta, mas n mostra as opções.

2) logar em apps e sites mesmo já estando logado na apple ID.                                                                                                id apple ok através do gensmbios. mas n consigo logar em alguns sites q usam o accounts do google. ex. mercado livre e app Spark (no Spark aparece um erro "ID token expired")

Resolvido: usei outro pendrive para formatar o HD e refiz a instalação do zero já com o Sonoma.

obs.: n sei apagar o post =/

Captura de Tela 2023-10-18 às 11.55.26.zip

Edited by olecram7xy
  • Like 1
Posted

Valeu pelas EFI's. Grato

On 10/18/2023 at 11:01 AM, OzemirElion said:

Tá lá, mano... Atualizei!

Valeu pelas EFI`s. Meu Ideapad gaming 3i é o modelo i7-10750H. Instalei o Sonoma e apliquei o opencore-legacy-patcher. Mas meu broadcom BCM4360, embora consiga "ligá-lo", não acha nenhuma rede wifi. Alguém tem alguma dica sobre isso?  

• Like 1
Posted
12 hours ago, JCFadel said:

Valeu pelas EFI's. Grato

Valeu pelas EFI`s. Meu Ideapad gaming 3i é o modelo i7-10750H. Instalei o Sonoma e apliquei o opencore-legacy-patcher. Mas meu broadcom BCM4360, embora consiga "ligá-lo", não acha nenhuma rede wifi. Alguém tem alguma dica sobre isso?  

Mano, não é esperado que essas EFI's do Ideapad3i sejam compatíveis com o Ideapad3iGaming, infelizmente, porque são configurações diferentes. Mas você pode tentar adaptar alguma coisa...

Sobre a BCM4360, até onde eu sei ela não tem mais suporte a partir do Sonoma. Só funciona até o Ventura...

• Like 1
Posted (edited)

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [11/11/2023]

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.7 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ iMessage/Facetime - ⚠️

⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Sleep: Funciona através do "Repousar", normalmente, mas o mecanismo de Lid (Tampa) não funciona corretamente.

IMPORTANTE:

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:

[Opcional]:

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar do MacOS Catalina até o Sonoma, eu executei o Geekbench 5 e 6, fiz outros testes de performance da CPU em softwares pesados, usei no dia-a-dia, e cheguei a essa conclusão:
Atualmente todas as 5 versões do MacOS rodam de forma muito similar uma com a outra, com desempenho muito bom. Para quem se atenta a detalhes, porém, vai perceber que a versão Catalina e a Monterey performam um pouco melhor (em estabilidade e tempo de resposta), e a Ventura é a que sofre algumas instabilidades aleatórias no sistema, mas nada que prejudique no dia-a-dia.

EFI's:

Consegui usar a efi no meu gaming 3i i7, porem não funciona o som nativo, vou tentando arrumar se conseguir posto aqui, mas se alguem ja estiver com ela full funcional da uma moral ai :)

Edited by codeyurimartins
  • Like 1
Posted
Em 05/10/2021 às 22:01, OzemirElion disse:

espaçador.png

─  ?ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [19/03/2024]   ───────

─  ⚠️ OBSERVAÇÕES  ────────────────────

Gráficos:  Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16 bits, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional. Porém, funções nativas do Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações do próprio Kext "itlwm/airportitlwm".
Sleep:  O sistema entra em repouso normalmente pelo botão "Repousar". Porém o suporte não funciona fechando a tampa do Notebook, porque a implementação do Lid (Tampa) é bem problemática.
Leitor de Cartão:  Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
iMessage/Facetime:  Funciona normalmente, mas é recomendado utilizar uma conta do iCloud que já esteja/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.
 Inicialização (Boot):  O Ideapad 3i possui um problema com Hackintosh: ficar reiniciando várias vezes seguidas assim que você liga o Notebook. Não consegui resolver isso, mas um método que ameniza o problema é:  Assim que ligar o Notebook, pressione F12 várias vezes e selecione o OpenCore; o notebook vai reiniciar, e aí você vai no F12 voltar e selecionar o OpenCore voltar; dessa vez ele inicializa normalmente .

─  ?RELATÓRIO DE DESEMPENHO  ──────────────

Fiz testes através da utilização de Softwares como MainStage , Adobe Photoshop , entre outros, para testar a utilização de CPU/GPU e avaliar a estabilidade no uso "real". Utilize o MacOS  10.13 até o 10.14 no dia a dia para buscar possíveis problemas e sentir o funcionamento. Fiz benchmarks como o Geekbench 5 e 6,Cinebench R23 e Novabench . Até o momento, todas as versões possuem funcionalidade total, e a Performance e Estabilidade é muito semelhante desde o Catalina até o Sonoma . Porém as versões Catalina , Big Sur e Monterey rodam com um pouco mais de fluidez e velocidade pois utilizam menos recursos gerais comparados com o  Ventura e Sonoma .

─  ?NÚMERO DE SÉRIE  ────────────────────

É necessário adicionar um Serial na sua EFI para que serviços como iMessage/iCloud funcionem. Pra isso, existe por exemplo o " GenSMBIOS ", que preenche automaticamente as informações de Serial Number no seu "config.plist" (EFI).

─  ?CONFIGURAÇÃO IDEAL DA BIOS  ─────────

[Necessário]
USB Legacy: 
Desabilitado
Intel SGX:  Desabilitado
Modo de Boot:  UEFI

[Opcional]:
BIOS Back Flash: 
Habilitado
Fool Proof Fn Ctrl:  Desabilitado
Flip to Boot:  Desabilitado
PXE Boot to LAN:  Desabilitado

─  ?PARA BAIXAR DA EFI   ─────────

CatalinaBig SurMontereyVenturaSonoma (14.4) 

Em 05/10/2021 às 22:01, OzemirElion disse:

espaçador.png

─  ?ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [19/03/2024]   ───────

─  ⚠️ OBSERVAÇÕES  ────────────────────

Gráficos:  Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16 bits, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional. Porém, funções nativas do Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações do próprio Kext "itlwm/airportitlwm".
Sleep:  O sistema entra em repouso normalmente pelo botão "Repousar". Porém o suporte não funciona fechando a tampa do Notebook, porque a implementação do Lid (Tampa) é bem problemática.
Leitor de Cartão:  Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
iMessage/Facetime:  Funciona normalmente, mas é recomendado utilizar uma conta do iCloud que já esteja/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.
 Inicialização (Boot):  O Ideapad 3i possui um problema com Hackintosh: ficar reiniciando várias vezes seguidas assim que você liga o Notebook. Não consegui resolver isso, mas um método que ameniza o problema é:  Assim que ligar o Notebook, pressione F12 várias vezes e selecione o OpenCore; o notebook vai reiniciar, e aí você vai no F12 voltar e selecionar o OpenCore voltar; dessa vez ele inicializa normalmente .

─  ?RELATÓRIO DE DESEMPENHO  ──────────────

Fiz testes através da utilização de Softwares como MainStage , Adobe Photoshop , entre outros, para testar a utilização de CPU/GPU e avaliar a estabilidade no uso "real". Utilize o MacOS  10.13 até o 10.14 no dia a dia para buscar possíveis problemas e sentir o funcionamento. Fiz benchmarks como o Geekbench 5 e 6, Cinebench R23 e Novabench . Até o momento, todas as versões possuem funcionalidade total, e a Performance e Estabilidade é muito semelhante desde o Catalina até o Sonoma . Porém as versões Catalina , Big Sur e Monterey rodam com um pouco mais de fluidez e velocidade pois utilizam menos recursos gerais comparados com o  Ventura e Sonoma .

─  ?NÚMERO DE SÉRIE  ────────────────────

É necessário adicionar um Serial na sua EFI para que serviços como iMessage/iCloud funcionem. Pra isso, existe por exemplo o " GenSMBIOS ", que preenche automaticamente as informações de Serial Number no seu "config.plist" (EFI).

─  ?CONFIGURAÇÃO IDEAL DA BIOS  ─────────

[Necessário]
USB Legacy: 
Desabilitado
Intel SGX:  Desabilitado
Modo de Boot:  UEFI

[Opcional]:
BIOS Back Flash: 
Habilitado
Fool Proof Fn Ctrl:  Desabilitado
Flip to Boot:  Desabilitado
PXE Boot to LAN:  Desabilitado

─  ?PARA BAIXAR DA EFI   ─────────

CatalinaBig SurMontereyVenturaSonoma (14.4) 

Para resolver o problema de reiniciar várias vezes antes de efetuar o boot você precisa habilitar o suporte a Legacy Boot na bios, depois você desabilita o fast boot e define o UEFI Boot como is First

• Like 1
Posted

Ola td bom?? segui o seu passo a passo e consegui instalar de primeira o Ventura no IDEAPAD, atualizei as kexts e o opencore para a ultima versão.

Criei um pendrive de instalação full do Sonoma e estou tentando fazer a atualização, porém quando seleciono o boot pelo pendrive usando F12, ele inicia direto no macos, tentei entrar na bios e não entra mais, fica resetando direto e uma hora acaba entrando no macos.

Tentei até usar um pendrive de windows para matar a instalação do macos e depois fazer o sonoma, mesma coisa, seleciono o pendrive via F12 e mesmo assim vai pro macos, alterei o config.plis na opção boot 

HideAuxiliary False

LauncherOption Short

PickerMode Builtin

ShowPicker True

TakeoffDelay 5000

Timeout 15

• Like 1
  • Administrators
Posted
48 minutes ago, Roberto Ferreira said:

Ola td bom?? segui o seu passo a passo e consegui instalar de primeira o Ventura no IDEAPAD

LenovoIdeapad3i_Sequoia.zip

-Delete old EFI folder and paste new then empty trash. Don't use merge files.
-Don't use Drag and Drop into EFI partition. Use Copy/Paste instead.
-Reset NVRAM one time - with OpenCore use entry "Reset Nvram" / with Clover use F11 key on boot screen.

Posted
7 hours ago, MaLd0n said:

LenovoIdeapad3i_Sequoia.zip

-Delete old EFI folder and paste new then empty trash. Don't use merge files.
-Don't use Drag and Drop into EFI partition. Use Copy/Paste instead.
-Reset NVRAM one time - with OpenCore use entry "Reset Nvram" / with Clover use F11 key on boot screen.

testei aqui ele fica na tela preta até começar o boot em modo verbose

• Like 1
  • Administrators
Posted

Blz, mas o sistema deu boot?

Posted
Just now, MaLd0n said:

primeiro coloquei essa EFI em um pendrive, e dei boot pelo pendrive(usando F12), passado algum tempo com tela preta, ele carrega o modo verbose e sobe o Ventura que esta instalado no NVME.

Copiei a EFI para o NVME e dei boot, mesma coisa, tela preta até começar a carregar o modo verbose, em nenhum momento aparece o menu do open core. Da mesma forma se coloco agulha no botão reset ele fica com tela preta e resetando até que sobe o macos

Posted
4 hours ago, MaLd0n said:

Mestre, passando para adiantar uma boa noticia. Entrei na bios, apertando F2, mudei o boot mode para o Legacy Support , apesar de resetar algumas vezes, ele ja passou a mostrar o logo da Lenovo e quando selecionei o disco de boot ele abriu o menu do opencore. Fiz um Reset na NVRAM e agora estou instalando o Sonoma. Amanhã passo uma visão geral sobre o status. Gostaria de deixar meu agradecimento pelo apoio

• Administrators
Posted

Vai direto pro Sequoia. Eu já passei por esse mesmo problema com o meu lemovo s145. Deixa o bios em default e desativa somente o secure boot.

Posted
12 hours ago, MaLd0n said:

Vai direto pro Sequoia. Eu já passei por esse mesmo problema com o meu lemovo s145. Deixa o bios em default e desativa somente o secure boot.

Mas o sequoia está funcionando 100%? E o wifi?  Vi apenas um novo problema,  as vezes o monitor fica apagado.  Liguei outro monitor no hdmi e tá perfeito.  O que pode ser?