Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde galera,

Sou iniciante no Hackintosh, tenho um Notebook ACER M5-481t 6669, segui o tutorial instalei dual boot MACosx e Win8 com clover UEFI agora que vem minha pergunta, o que devo fazer agora? DSDT? SSDT? Kext? Nessa parte não entendo quase nada, gostaria da ajuda de vocês.

Desde já agradeço a ajuda e atenção!

Posted

Galera, instalei o clover UEFI com Mac e Win8 funcionando tudo ok, instalei o FakeSMC.kext e o NullCPUPowerManagement.kext, e também as kexts da placa Wifi Atheros ar5b195, reiniciei tudo ok, wifi funcionando, só o bluetooh que só funcionando quando eu entro no windows e reinicio e vou pro Mac, ai ele funciona, ai peguei instalei o Clover Configurator, desativei o NPCI=0x2000 do boot e reiniciei não deu boot mais, fica travado nessa tela

http://imagebin.org/index.php?mode=image&id=289756

tentei da boot pelo pen drive consegui fazer boot no mac e usei o clover configurator para ativar novamente o NPCI=0x2000, reiniciei dei boot pelo uefi do hd e continua parando nessa tela.

Alguem pode me dá um luz???

UPDATE: Galera tinha feito backup do config.plist original, restaurei ele na partição EFI e o Mac voltou a iniciar pelo HD, mais toda vez que tento fazer qualquer alteração no Clover Configurator o boot trava nessa tela, o que pode ser?

Posted

Se você conseguiu bootar no Mac sem ter o NullCPUPowerManagement, não é necessário instalá-lo. Essa kext só serve para conseguir subir a instalação. Uma vez instalado, faça as configurações adequadas para gerenciamento de energia no seu processador.

O Clover Configurator atualiza todo o seu config.plist para as opções estarem adequadas com as versões mais recentes do Clover, isso se você está usando também o Configurator mais recente (3.16 enquanto escrevo). Obviamente, verifique se seu Clover está atualizado também.

Nesse caso, a melhor para dizer o que pode ser o problema é você mesmo: faça uma cópia do seu config.plist antes de editá-lo no Configurator, então faça qualquer edição e salve. Compare o antes e o depois para descobrir quais outras opções o Configurator alterou.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Posted

Olá m.gbt,

Problema do clover configurar resolvido, instalei a versão 3.6.1, ai atualizei para a 3.16 pelo próprio app e funcionou, já consigo editar por ele sem travar.

Andamento:

Rede OK

Wireless OK

Bluetooth OK(só funciona quando faço o boot pelo windows e depois reinicio e vou pro mac)

Bateria OK

Som OK

Video OK ( Só uma duvida, como faço pra saber se meu video tá 100% OK, tem algum teste que possa fazer pra verificar isso)

Sleep ( Não funciona)

Gerenciamento de Energia ( Proximo passo )

*Galera, gerei a DSDT e SSDT pelo everest, agora tenho que aplicar os Patchs certo? no caso meu processador é Core I3 IvyBridge, então tenho que aplicar todos os patchs da seção "Notebook Core i Ivy Bridge" aqui do Olarila ?

Obrigado a todos pela ajuda!

Posted

Não conheço a geração de SSDT do Everest, mas se ele gerou a SSDT-1 exatamente pro seu processador, deve estar correta (tem que cuidar pois existem várias SSDTs). Não vai precisar de patches nela. Eu conheço e aprovo o script ssdtPRGen.sh

Na DSDT, você aplica patches conforme a necessidade, isto é, você nota que algo está errado e então verifica como corrigir isto. Às vezes, a única solução é mesmo fazendo um patch manual na DSDT, mas a maioria dos patches comuns já podem ser feitos via Clover.

Se você tem Disabler.kext ou NullCPUPowerManagement.kext instalada (ou nas kexts do Clover) veja se o sistema boota sem ela (faça isso de uma forma segura, ou seja, que você tenha como recuperar esta extensão mais tarde caso não boote). Se não bootar, coloque a SSDT-1.aml na pasta patched do Clover e tente novamente. Se ainda não der, você precisa de alguns kernel patches - pra sua sorte, todos estão no Clover também.

Aqui eu precisei do Lapic, AppleRTC e AICPUPM. Tente um por vez, faça combinações... Até descobrir o ideal para sua máquina, que é sempre: quanto menos, melhor.

Se nada der certo, recupere a kext...

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Posted

Bom dia,

Parabéns ao criador do tópico, belo trabalho.

Me interessei no assunto e lendo o tópico, surgiram algumas dúvidas:

- Possuo dois(2) hds, um para o Windows e outro destinado ao Os X, sendo que o Windows não está em modo UEFI.

A dúvida é: É possível utilizar os dois sistemas, sendo o Mac em UEFI e o Windows em legacy padrão?

É vantajoso utilizar os dois sistemas em UEFI?

Agradeço desde já. ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Posted

olá

se pensas utilizar 1 boot loader comum aos 2 sistemas.. os 2 sistemas terão de estar preparados para ele.

o boot é bastante + rápido em modo UEFI

bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Posted

Acho que o Clover mesmo no modo UEFI consegue fazer boot do Windows no modo legacy.

A necessidade de ter o Windows também no modo UEFI é no caso de estar no mesmo HD, já que ele precisa estar em GPT para instalar o Clover UEFI, e o Windows só instala em GPT no modo UEFI.

Como você tem o Windows em outro HD, acredito que não tenha problema. Não dou certeza pois nunca testei.

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted
olá

se pensas utilizar 1 boot loader comum aos 2 sistemas.. os 2 sistemas terão de estar preparados para ele.

o boot é bastante + rápido em modo UEFI

bom hack

Olá Artur.

Foi muita novidade ao mesmo tempo que nem pensei direito nas possibilidades.

Eu converti o HD do Win em GPT, mantendo todas as partições intactas e fiz uma nova instalação em UEFI.

Me surpreendi...é realmente bem mais rápido.

Confesso que me precipitei um pouco, mas não tinha jeito...tinha que experimentar pra ver.

Abs.

Acho que o Clover mesmo no modo UEFI consegue fazer boot do Windows no modo legacy.

A necessidade de ter o Windows também no modo UEFI é no caso de estar no mesmo HD, já que ele precisa estar em GPT para instalar o Clover UEFI, e o Windows só instala em GPT no modo UEFI.

Como você tem o Windows em outro HD, acredito que não tenha problema. Não dou certeza pois nunca testei.

Pois é Perna, c tem razão. Muito bem explicado.

Foi como eu disse acima, me precipitei na análise das possibilidades.

1ª - a BIOS permite o modo de boot em uefi somente e misturado, uefi+legacy. Poderia ter deixado o HD do Win intacto.

2ª - o BootLoader poderia carregar o OS de outro HD em legacy. Era só deixar o HD do Os X botar em primeiro.

Mas a experiência foi totalmente positiva. Muito obrigado.

--

Agora vou partir para uma nova instalação do Os X.

Vlw pessoal, gde abraço. ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Posted

Boa noite pessoal,

Tô batendo cabeça aqui :lol:

To seguindo esse tutorial do UEFI com Clover e está acontecendo o seguinte:

- Darei uma pequena descrição do processo pra a coisa ficar bem clara.

Vamos lá:

- UEFI ativado pra tudo na BIOS.

- Baixei o 10.9.2.raw, e pelo TransMac, coloquei no pendrive. Boot tranquilo e uma instalação com sucesso.

- Após o reinicio fui fazer o processo pelo Terminal para formatar a EFI do HD e não tive êxito. Acontece isso:

ProjectV8s-iMac:~ projectv8$ sudo newfs_msdos -v EFI -F 32 /dev/disk1s1

newfs_msdos: warning: /dev/disk1s1 is not a character device

512 bytes per physical sector

/dev/disk1s1: 403266 sectors in 403266 FAT32 clusters (512 bytes/cluster)

bps=512 spc=1 res=32 nft=2 mid=0xf8 spt=32 hds=32 hid=40 drv=0x80 bsec=409600 bspf=3151 rdcl=2 infs=1 bkbs=6

Diskutil List:

ProjectV8s-iMac:~ projectv8$ diskutil list

/dev/disk0

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *1.0 TB disk0

1: DE94BBA4-06D1-4D40-A16A-BFD50179D6AC 314.6 MB disk0s1

2: EFI NO NAME 104.9 MB disk0s2

3: Microsoft Reserved 134.2 MB disk0s3

4: Microsoft Basic Data 261.6 GB disk0s4

5: Microsoft Basic Data 262.1 GB disk0s5

6: Microsoft Basic Data 475.9 GB disk0s6

/dev/disk1

0: GUID_partition_scheme *500.1 GB disk1

1: EFI EFI 209.7 MB disk1s1

2: Apple_HFS OsX 499.8 GB disk1s2

/dev/disk2

0: GUID_partition_scheme *7.8 GB disk2

1: EFI EFI 209.7 MB disk2s1

2: Apple_HFS OS X Install USB 6.3 GB disk2s2

ProjectV8s-iMac:~ projectv8$

Após o processo eu adicionei o Clover como UEFI no boot, mas não funcionou...seleciono ele nas opções de boot mas não vai. Selecionando o HD do Mac no boot dá certo e vai para a tela do Clover.

Tem alguma coisa anormal ou é assim mesmo?

Dentro do pendrive deu certo, pois contém: /Volumes/EFI/Boot/Clover etc etc.

Se por acaso der certo, eu tenho que copiar a pasta EFI inteira do Pendrive e jogar dentro da pasta EFI do HD, ou copiar o conteúdo da pasta EFI do Pendrive e jogar dentro da pasta EFI do HD?

Agradeço desde já ;)

Posted
Tem que copiar a pasta EFI inteira, vai ficar /Volumes/EFI/EFI

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831&p=33650#p33650

Vlw campeão, deu certo aqui.

Eu tinha feito assim, só não entendi porque não funcionou.

Dessa vez eu ejetei o HD do Windows e suas respectivas partições antes de chamar o diskutil. O HD do Mac mudou para disk0 e deu tudo certo.

É muito rápido o boot, uma delícia.

Eu deletei a kext disabler e o sleep funciona nativo. Fantástico.

Mais uma vez, parabéns ae pelo tutorial e obrigado pela ajuda. ;)

Posted

boa noite.

Estou migrando meu hack de chameleon para chover...

Ontem instalei o mavericks com a imagem aqui do fórum. pesquisei muito, e tentei instalar o chover.

apareceu um erro boot0ss, tentei instalar o clover novamente e o erro continuou.

Estou instalando o mavericks novamente agora.

Alguém pode me dar alguma ajuda com chover?

Posted

fiz o procedimento de copiar a pasta EFI.

Reiniciei com boot pelo pendrive e as opções Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option.

Na BIOS esta assim:

UEFI Boot [Enabler]

Posted

Fez certo.

Se o BIOS não for APTIO veja no post inicial sobre drivers EFI.

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Consulting for macOS Hackintosh since 2006 HERE

Posted

Boa noite.

Removi o OsxAptioFixDrv de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI e coloquei EmuVariableUefi.

Não apareceu a opção Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option.

Depôs removi EmuVariableUefi e coloquei OsxLowMemFix, tbm não apareceu.

Depôs coloquei todos os drives de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI, tbm não apareceu.

O que pode ser? Não sei exatamente qual é o bios da inte dg45id, não mostra.

Posted
Boa noite.

Removi o OsxAptioFixDrv de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI e coloquei EmuVariableUefi.

Não apareceu a opção Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option.

Depôs removi EmuVariableUefi e coloquei OsxLowMemFix, tbm não apareceu.

Depôs coloquei todos os drives de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI, tbm não apareceu.

O que pode ser? Não sei exatamente qual é o bios da inte dg45id, não mostra.

O nome da placa-mãe do PC da sua assinatura é esse mesmo?

Te pergunto isso, pois acho que não existe nessa série nenhuma placa que começa com "P".

Não seria na verdade essa: Intel® Desktop Board DG45ID?

- http://downloadmirror.intel.com/15991/eng/DG45ID_TechProdSpec.pdf

Essa placa-mãe é EFI, correto?

São necessários alguns ajustes na BIOS.