Jump to content

Pockets69

Members
  • Posts

    35
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Pockets69

  1. Problema resolvido perna. parece que o processador nao atinge os 800mhz em idle, so 1.6ghz esse é a frequencia em idle, e eu aqui a matar a cabeça, e a chatear os outros por causa disso, fiz o boot do crunchbang numa pen drive, e fui ver a frequencia, e ele estava a 1600mhz em idle... por isso está confirmado, ivy bridge não consegue 800mhz. não sei como raio é que ele esteve a x8, mas deve ter sido algum bug, está tudo resolvido, e obrigado pela ajuda perna
  2. aight... vou tentar, amanhã dou novidades obrigado perna EDIT: boas perna depois de tentar o -w 3, tenho mais power states como disseste, realmente funcionou, tenho mais power states e os power states mexem, o problema e que agora o processador está em idle a 1600mhz (x16.0) em vez de 800mhz (x8.0) que era o que estava antes. este e o comando e os argumentos que estou a usar, ./ssdtprgen.sh -f 3800 -t 70 -w 3, ou seja frequencia de 3800, tdp 70 (embora o tdp esteja como 77 na ark.intel) mas um tdp mais baixo pelo que sei não faz problema, até melhora os consumos, e o -w 3 que criou bastantes pstates, os multipliers mudam e estão funcionais, so que o idle está em 16 em vez de 8 que era como estava antes. alguma maneira de resolver isso? desde já obrigado perna EDIT2 um parece que descobri, notei no verbose boot que o min freq estava no 1.6ghz, e eu nao defini qualquer min freq, ja que da outra vez ele estava nos 800, vou usar o argumento que o ssdtprgen tem que deixa definir a min freq e vou po-lo a 800mhz talvez assim ele funcione, will report back. EDIT3 o verbose boot continua a dar com min freq 1600, mesmo depois de eu ter definido ssdprgen o lfm 800, pus o seguinte ./ssdtprgen -f 3800 -lfm 800 -t 70 -w 3 gerou a ssdt na pasta extra, fiz reboot e para piorar a situação o ssdt originou kernel panic no appleintelcpupowermanagement (e nos susbequentes ficheiros que ele contem), removi o ssdt do extra, meti o antigo, e a maquina voltou a funcionar. Mas la está continuo com a frequencia a 16 como base em vez de 8, consegues me ajudar com isto perna? será por estar a definir o tdp a 70 em vez de 77 (que devia ser o default) sinceramente não entendo eu defino a frequencia minima, mas ele fica em 1600 em vez de 800. Alguma ideia?
  3. Boas Pernacabeluda De novo obrigado pela ajuda, como sempre. ok começando pelo smbios, estou usar o smbios mac mini 6,2 (ivy bridge), como tinha esse prefil para ivy bridges usei esse, em relação ao clover não o estou a usar ainda, vou tratar dele depois estou a usar o good ol' chameleon. quanto ao ssdtPRGen sim eu tive a dar uma vista de olhos no help, (./ssdtprgen.sh -help) e listava lá uma coisa chamada workarounds, mas não percebi qual seria a utilidade disso, ou injectavam os pstates no inicio ou no fim, mas o que é que isso adianta se eu so tenho 3 pstates? 8 16 34, ou isso adiciona mais pstates adicionais? e se sim qual devo usar o 0 1 2 ou 3? achas que isso vai fazer com que o meu multiplier pare de estar preso no x8.0? um abraço e obrigado
  4. Boa noite pessoal Como já não fazia um post aqui ha algum tempo resolvi vim dizer ola... Bom e já que aqui estou talvez me possam ajudar com um pequeno problema que tenho tido ja há algum tempo, e que me tem estado a irritar, mas como não é nada que me impessa de usar o meu hackintosh ainda não tinha postado aqui. A situação é a seguinte, eu tenho uma build com uma z77N-wifi um core i5 3570k e uma nvidia gtx 760 4gb, mas estou a ter problemas com o power management (ou pelo menos penso que estou a ter problemas com o power management), o speedstepping não está (aparentemente) a funcionar correctamente. O que eu fiz foi depois de instalar o OSX e fazer update para o 10.8.5 instalei maciasl apliquei os patches a minha DSDT (patch para a minha motherboard do pjalm) apliquei patch para o MEI e por fim o patch para a HD4000, tudo ficou a funcionar correctamente, no entanto quando fui tratar do ssdt surgiram os problemas, removi o nullcpupowermanagement.kext e usei o script do pikeRAlpha ssdtprgen.sh (fiz download do github) corri o script dei os argumentos de 3800 de frequencia e 70 de tdp e o script gerou me uma ssdt, o problema é que essa ssdt depois de verificada com o appleintelcpupowermanagementinfo.kext, apenas me develove 3 power states um vazio (que calculo que seja o de x8.0) um de 16 e um de 34, e eu gostaria de saber se isso é normal, pois nos exemplos que vi existem mais power states, para piorar a situação mesmo dando esses power states, o multiplier esta preso em x8.0 e não aumenta por mais que eu lhe ponha carga em cima, ja pus videos em hd, ja meti o geekbench a correr e nada. alguem tem ideia do que possa ser? existe uma maneira melhor de gerar uma ssdt? alguem tem experiencia com o meu processador/board? um abraço e desde já obrigado pela ajuda. PS. eu vi alguns tópicos mas não me pareceu ter a ver com o meu problema, daí resolvi postar.
  5. Pois, é o cache lol, se é isso que está a acontecer e não consegues ver o darwin, faz boot com as seguintes flags -v -f e ja deverás ver o darwin (isto assumindo que estas a usar o kernel certo).
  6. Congratulations, good job! you are the example on how to NOT post a thread. This thread lacks information, it lacks the specs, it lacks everything, how are we supposed to help?
  7. Sim é apenas isso, mas quando tu dizes que trocas o kernel e nada? o que é o nada? black screen a seguir ao chameleon? ou chegas a ver o Darwin? é porque se chegares a ver o darwin, o problema não é do kernel, se não chegas a ver o darwin, o problema é mesmo do kernel.
  8. As you may have noticed we do not endorse the use of any *beast stuff, if you want support for that software, you should go to where you got it.
  9. Que tu saibas e que eu saiba... realmente não existe mesmo, o chipset dessa placa do demonio LOL é o rtl8187b, e esse chipset só funciona em x86 ou seja usando a boot flag arch=i386, o que implica que isso so seja suportado até ao Lion, o mountain lion, não suporta o boot em 32bits.
  10. umh... tenta fazer boot com -x -v e ve se aparece a mesma coisa... se não der, temporariamente tenta fazer boot com isto -cpus=1 -v
  11. Ah ok, bom, se essa é intenção então está certo, mas adiciona as drivers 64bits, de resto tudo bem. O windows 8 em legacy BIOS fica normal, não notei nenhuma diferença para uma instalação normal, é so para dizer que o windows 8 agora pensa que esta a correr numa bios UEFI sem estar... O meu disco está formatado usando GUID, a minha partição do windows 8 está em NTFS, é o processo normal, não tem nada que saber, fazer o boot da pen drive, através da bios do clover (uefi bios) apartir daí o windows pensa que está a correr em UEFI, depois é sé formatar a partição em NTFS e instalar.
  12. Assim instala o clover sim, mas não instala na partição EFI, vai instalar no disco na partição onde tem o hackintosh (ou se escolheste outro destino tipo uma pen drive, ou um cartão ssd) se é essa a intenção assim dá. Mas se queres instalar na partição EFI terás de escolher "instalar clover na ESP" vou te ser sincero, não tive muita sorte a usar esse pkg, que mostras na imagem, usei antes um script que deixei o link no tutorial, funciona bastante bem e é bastante simples, formata a partição EFI em fat32 e instala o clover e o chamaleon nessa partição. ah e mais uma coisa, convem checkar as outras checkboxes que dizem drives 64 escolhe todas essas também.
  13. Caríssimos aviso desde já que este tutorial requer muita paciência, algum "trial and error" conhecimento médio avançado de como funcionam partições, "bootloaders" etc, por isso se não tens todas estas características, não percas o teu tempo e salta para outro tópico, se mesmo assim queres aprender, salta para tópicos que falem do assunto, vai ler sobre a "UEFI bios" em "wikis" (por exemplo http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Extensible_Firmware_Interface), lê as "posts" do kyndder sobre o Clover bootloader(http://www.osx86.net/guides-tutorials/19291-guide-clover-efi-bootloader.html), como funciona, como se configura etc, e depois disto, lê ainda mais coisas, quando o fizeres estarás pronto para seguir o tutorial, mas mesmo assim não vai ser tarefa fácil. pressupostos ao escrever este tutorial assumo o seguinte: - tens um PC intel based x86 - tens uma pen drive USB com o OSX 10.8 e que sabes que funciona - um disco completamente limpo sem qualquer sistema operativo - uma "board" antiga com BIOS (ou seja sem a nova UEFI) - outra pen drive para a instalação dos sistemas operativos - 7zip - .iso dos sistemas operativos que desejas instalar - win32disk imager (http://sourceforge.net/projects/win32diskimager/) - rufus (http://rufus.akeo.ie/) - os .isos dos sistemas operativos que desejas instalar em UEFI têm que ser em 64bits (x64) uefi e 32bits (x86) não funciona - os .isos que instalares em modo Legacy, e que não suportam UEFI podem ser obviamente de 32bits ou de 64bits é a escolha 1) Instalar o OS X Neste passo como o nome indica iremos instalar o OSX no nosso disco, assumindo que és é um utilizador experiente instruções para tal não serão necessárias pois cada um sabe como terá de preparar a sua instalação que "kexts" adicionar, que configurações fazer, etc para que tudo funcione como desejas, no entanto há coisas que se deve ter em atenção durante o "setup" da instalação que vou enumerar aqui. - selecione o "diskutility" - selecione o disco - selecione "partition" - carregue em "options" e selecione "GUID Partition table" (vamos ter o nosso disco num sistema GPT um dos pressupostos do UEFI) Agora a situação é a seguinte este tutorial vai ser um "6 way boot" que vai ter, OS X 10.8, Win7, Win8, Ubuntu, elementaryOS e Kali, quem quiser que use este "setup", quem não quiser use as partições como quiser. No "partition lyout" selecione 7 partições (claro está se não queres fazer o mesmo "setup" escolhe sempre o numero de partições que desejas + 1, que será para o "swap" ("swap" necessário se usas Linux se não nem isso necessitas)) - OSX 10.8 - Windows 7 - Windows 8 - ElementaryOS - Kali - Ubuntu - swap Formata todas as partições que criares (menos a do OSX) em MS-DOS(FAT) e dá-lhe os nomes correspondentes ao OS que queres instalar. Depois de teres tudo definido, nomes dados e tamanho das partições escolhidos carrega em "Apply", a partir daqui é "straight forward". 2) Instalar o "Clover bootloader" Ok estamos de volta com OSX instalado e tudo a funcionar como deve de ser, está na altura de instalarmos o "Clover bootloader" no disco, para isso está aqui um script que te vai instalar o "clover" na partição EFI, e agora voces perguntam: Partição EFI? mas eu não criei isso no inicio, e eu respondo: Pois não, foi criada automaticamente quando o OS X foi instalado, ou seja tens mais uma partição agora. Continuando com as instruções, saca o tal script para instalar o clover daqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/14276605/pack.zip ************Nota remove todos as pens usbs discos etc, para não haver confusão nesta parte.************ - Extrai o .zip - Carrega no ficheiro "EFI Tools Clover EN" (agora queremos formatar a nossa partição EFI em FAT32 para poder ser usada por todos os OSs que instalarmos) - Por isso escolhemos a opção F - Agora vai ser pedido BSD number do disco deverá ser 0 - De seguida o bsd numeber da partição deverá ser 1 - Depois vai querer confirmar carrega em y - Insere a password - Deixa correr - Vais fazer o mesmo para opção G e H - Quando acabares o H fecha o programa - Vai ao programa show-hide files, e mostra os ficheiros escondidos - Vai a partição EFI e certifica-te que estes ficheiros existem: boot, boot1, boot6 - Podes desligar o computador. Neste momento temos o "Clover bootloader" instalado na partição EFI tal e qual como os requisitos da UEFI, vão reparar também que ao fazer "boot" se carregarem na tecla 1 varias vezes aparece o "chameleon" (para carregar sistemas operativos que não suportam UEFI) se deixarem fazer o "boot" normal sem carregar em nada aparece o nosso Clover. Está tudo como queremos, vamos continuar. 3 Familiarizar-se com o Vbox UEFI BIOS incluído no Clover Ok temos um "bootloader" instalado, e este "bootloader" é mais robusto e complexo que o chameleon/Chimera que todos estamos habituados, e para o comprovar até temos uma UEFI BIOS emulada que funciona como UEFI normal dos computadores mais recentes Como aceder a essa UEFI BIOS? simples basta carregar exit no Clover e ele manda nos para a tal BIOS UEFI, aí temos varias opções tal e qual a BIOS UEFI de um computador recente: - Continue - Select language - Boot Manager - Device Manager - Boot Maintenance Manager A que mais nos interessa e ultima opção, essa opção permite fazer "boot" de ficheiros EFI diretamente, sem termos que usar o "bootloader", que nos irá dar jeito mais a frente, pois há alguns sistemas operativos que não vão arrancar da pen drive diretamente pelo Clover, então teremos que usar bios. Por isso seleciona "boot maintenance manager", e surgirão mais opções, o que nos interessa é a "boot from file", esta opção é a tal que nos permite carregar ficheiros EFI diretamente quando o "bootloader" não funciona. Agora, conselho, percam algum tempo e mexam um bocado nesta bios UEFI, experimentando as opções para ver o que cada uma faz, quando se sentirem prontos passem a proxima fase. 4) shanenigans com o Windows 8 Chega a altura em que o Windows 8 tem vontade própria, e ao tentar-mos instala-lo nesta fase, ao chegar-mos ao local para escolher-mos a partição ele diz que o disco é MBR e não GPT como nós definimos no inicio(WTF?) , por isso vamos fazer truques. O plano é instalar o Ubuntu e o Kali em duas partições sem ser em modo UEFI e depois avançaremos para a instalação do windows 8, e aí o windows 8 já instala... não me perguntem porquê, porque eu não faço ideia. 4.1) instalação do Ubuntu Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem do ubuntu para a pen drive. Deve ser arrancado a partir da pen drive não com Clover, prossegue com a instalação ate a parte de escolher onde instalar, escolhe a opção "something else" - escolhe a partição que diz swap - carrega no sinal menos (-) o swap desaparece e passa a "free space". - carrega no "free space" e carrega no sinal mais (+) - seleciona tipo de partição swap - confirmar - carregar na que diz ubuntu - carregar no sinal menos (-) ficamos de novo com "free space" - carregar no "free space" e depois no sinal mais (+) - type new partition: Logical - location: Beginning of this space - use as Ext4 journaling - mount point: / - boot loader selecione /dev/sda7 (no meu caso, deves escolher a partição onde decidiste instalar o ubuntu, se instalas-te na sda7 deve ser na sda7, se foi na sda5 e na sda5) - continue parabens ubuntu instalado em Legacy, falta o kali 4.2) Instalação do Kali Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem do Kali para a pen drive. Deve tal como o ubuntu ser arrancado apartir da pen drive e escolher graphical install, o kali instala de maneira ligeiramente do ubuntu, mas é bastante fácil, quando chegarem ao ecrã "Partition disks" mais uma vez escolham: - Manual - Escolham a partição que destinaram ao Kali (que puseram o nome no inicio) e double click (antes de fazerem o que esta abaixo decorem a partição onde estão a instalar o Kali, vai ser perguntado mais a frente para instalar o bootloader por isso decorem, deve ser qualquer coisa como sda6 para vocês) - Name: Kali - Use as: Ext4 journaling - Format the partition: yes, format it - Mount point: / - Label: Kali - Não mexam no resto e pressionem "Done setting up the partition" - De volta ao ecrã de partição, carregar "finish partitioning and write to disk" - "Write change to disks": Yes - No final da instalação vai vos ser pedido a partição onde instalar o "bootloader" como vocês tomaram atençao e repararam na partição agora vão introduzi-la com o seguinte formato /dev/sdaX (onde x e o número da partição no meu caso /dev/sda6) E parabéns o Kali esta instalado em legacy também, os shanenigans do Windows estão resolvidos, quando tentarem instalar o Windows de novo já não irá dar qualquer erro, e dizer que o disco é MBR. 5) Instalação do Windows 8 em modo UEFI Agora sim o Windows vai funcionar magicamente, quanto ao Ubuntu e ao Kali que instalamos mesmo a pouco vão deixar de funcionar depois de instalarmos o Windows 8(LOL), mas isso será tratado mais á frente por agora Windows 8 5.1) Criar a Pen Drive com o Windows 8 - Device: escolham a vossa pen drive - partition scheme MBR for UEFI computer - Filesystem: FAT32 - Cluster size: default - quick format - create bootable disk using iso image (selecionem a imagem do windows 8) - create extended label and icon files - crreguem start 5.2) Instalar o windows 8 Agora que a pen está perparada, basta liga la ao PC e deixarem o pc arrancar até ao clover, vao reparar que aparece a pen detectada correctamente, mas se tentarem fazer boot vao ficar com um black screen e não arranca, é agora que todo o vosso conhecimento da vbox uefi bios vai ser usado - Carreguem em exit no clover - Escolham boot maintenance manager - Boot from file E vão ver que estão num file explorer, selecionem a vossa pen, é facil de descobrir porque tem o nome da instalação e vão para /efi/boot/ e selecionem o bootx64.efi, para grande surpresa (ou não) o windows 8 arranca, e antes não arrancava, prossigam com a instalação, até a parte de escolher o tipo de instalação selecionem "Custom Install", seleciona a partição onde desejas instalar o Windows 8 carrega em "Drive Options" e seleciona "Format", de seguida é só selecionar a partição outra vez e instalar. O Windows há-de fazer o seu reboot habitual durante a instalação, quando o fizer vão ao clover e arranquem da nova entrada criada com o Windows 8, a instalação irá prosseguir. Pronto o Windows 8 está tratado, vamos passar ao ubuntu, Lets Go! 6) Instalação do Ubuntu em modo UEFI Este é bastante "straight forward", é também o único sistema operativo que o "installer" arranca a partir do Clover, nem sequer vamos ter que mexer na uefi bios nem nada XD, vamos a isso Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive. - Selecionem a drive no clover - Selecionem install ubuntu no grub - Sigam a instalação até chegarem ao ecrã "instalation type" - Selecionar "something else" - Carregar na mesma partição onde a gente tinha instalado o Ubuntu da outra vez - Carregar no sinal menos (-) ficamos de novo com free space - Carregar no free space e depois no sinal mais (+) - type new partition: Logical - location: Beginning of this space - use as Ext4 journaling - mount point: / - boot loader selecione /dev/sda1 (partição EFI) - continue E o Ubuntu fica instalado em modo UEFI, próximo Windows 7 7) instalação do Windows 7 em modo UEFI Este será o que nos vai dar mais trabalho temos que criar a pen, e depois substituir alguns ficheiros, para fazer com que a pen seja "bootbale", depois disso é igual ao Windows mais coisa menos coisa, vamos a isso 7.1) Criação da pen drive seguindo as instruçoes para o windows 8 para criar a pen em seguida fazer o seguinte: - ir a pasta /efi/microsoft/boot e copiar tudo o que está lá dentro para /efi/boot - ir a pasta /sources e abrir o ficheiro install.wim com o 7zip - ir para o seguinte caminho /1/Windows/Boot/EFI/ e copiar o ficheiro BOOTMGFW.EFI (atenção e o bootmgfw.efi, não e o bootmgr.efi) para o desktop - do desktop copiar o bootmgfw.efi para a pasta /efi/boot - apagar o ficheiro bootx64.efi e mudar o nome do bootmgfw.efi para bootx64.efi A pen drive está preparada 7.2) Instalação Mais uma vez tal como aconteceu em relação ao Windows 8 o Clover deteta a pen drive mas mais uma vez não arranca o "installer", e desta vez nem a vbox uefi bios nos salva como salvou no caso do windows 8, teremos que usar o terminal EFI. - Arranquem o pc ate ao clover - No clover seleciona start efi shell 64 (Funciona mais menos com os comandos do DOS, por isso vamos mudar a prompt para a pen drive onde temos o windows7) - No meu caso é fs7 por isso escrevam fs7: - Agora é fazer cd \efi\boot - E escrever bootx64.efi e verão que agora o installer já arranca, pq que não arrancou pela UEFI bios? não sei, não faz qualquer sentido... quando chegarem ao ecrã para escolher a instalação ou "custom" ou "upgrade", selecionem mais uma vez "custom" - Selecionem a partição que destinaram ao Windows 7 - Carreguem em "drive options" e "format" - e é só instalar quanto ao reboot que o windows faz ao instalar é simples basta arrancar a partição que foi criada apartir do clover e continuar a instalação, não tem qualquer truque. Parabens instalaram o windows 7 num disco do tipo GPT, mad skillz XD, só nos falta os sistemas operativos em legacy, tá mesmo quase. 8) instalação do Kali Linux em modo Legacy Bom voltamos a instalação do Kali que desapareceu quando instalamos o Windows 8 a algum tempo atrás por isso vamos re-instalalo. Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive. Sigam as mesmas instruções de antes e quando chegarem a parte do "Partition disks" mais uma vez escolham: - Manual - Escolham a partição que destinaram ao Kali (que puseram o nome no inicio) e double click (já devem ter reparado nesta altura que pssou a haver mais uma partição por causa do MSR do Windows) - Antes de fazerem o que esta abaixo, decorem a partição onde estao a instalar o Kali, vai ser perguntado mais a frente para instalar o bootloader por isso decorem deve ser qualquer coisa como sda7 para vocês. - Name: kali - Use as: Ext4 journaling - Format the partition: yes, format it - Mount point: / - Label: kali - Não mexam no resto e pressionem "Done setting up the partition" - De volta ao ecrã de partição, carregar "finish partitioning and write to disk" - "write change to disks": Yes (como devem ter reparado agora com a outra partição que foi criada automáticamente quando instalamos o windows 8 a partição do kali desceu mais um bocado, antes era a /dev/sda6, agora passou para /dev/sda7, mas é absolutamente normal e devem instalar o bootloader na nova partição) - no final da instalação vai vos ser pedido a partição onde instalar o bootloader como voces tomaram atençao e repararam na partição agora vao introduzi-la com o seguinte formato /dev/sdaX (onde x e o nomero da partição no meu caso /dev/sda7) Só falta um está quase pessoal 9 instalação do elementaryOS em modo legacy Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive. mais uma vez devem arrancar o OS pela pen drive e não pelo clover sigam a instalação como habitual quando chegarem ao ecrã do "instalation type" é igual ao ubuntu: - selecionar something else - carregar na partição onde desejam instalar o elementaryOS (ja so deve sobrar uma também) - carregar em delete ficamos de novo com free space - carregar no free space e Add - location: Beginning of this space - use as Ext4 journaling - mount point: / - bootloader instalar na partição onde instalaram o Elementary no meu caso /dev/sda6 Tudo instalado Ultimas palavras Está tudo instalado meus senhores, espero que se tenham entretido, a instalar sistemas opeartivos nos vossos computadores como se não houvesse amanhã, eu diverti-me bastante a faze-lo mas duvido que o tivesse conseguido se não fosse o pernacabeluda e o lucasykes, deram me dicas indispensaveis, thanks for the brain picks guys, que me ajudaram a a instalar tudo isto, espero que gostem deste tutorial que me deu bastante trabalho a escrever, bastante mesmo, espero que tenham tido sucesso ao executar os passos aqui descritos, e que postem as vossas duvidas, cá estaremos para responder e ajudar, mais uma vez, um grande agradecimento ao pernacabeluda pela ajuda na thread que originou este tutorial. Não meti qualquer foto neste tutorial, poderei vir a faze-lo se tiver tempo daqui a uns dias, penso que as explicações estão bastante detalhadas por isso fotografias não serão mais que algo para esclarecer alguma confusão. Já agora pessoal que não seguiu o tutorial á risca, improvisou, ou usou menos partições digam me o vosso resultado, também, gostaria de saber se tiveram sucesso ou não. CopyRight...CopyWrong...RightToCopy... Pessoal postem o tutorial onde quiserem, ou podem até postar partes do tutorial, mas pesso que dêm sempre crédito a mim (pockets69) ao Pernacabeluda e ao Olarila.com
  14. umh pois como eu vi na outra thread que usavas o transmac, assumi que usavas DVD em vez de pen drive, my bad, para mim a melhor solução e ter uma virtual machine com o OSX e criar tudo apartir da VM, não gosto de usar programas do Windows para trabalhar com coisas do OSX. anyway em relação ao problema. estás mesmo no screen antes do graphical boot, asseguir a essa mensagem do Bluetooth, geralmente entras no ambiente gráfico, por isso já não falta tudo, faz o seguinte faz boot com -x -f -v, tudo em letra pequena, se ficar outra vez no mesmo sitio [iOBluetoothHCIController] [start] -- completed faz o seguinte carrega enter varias vezes e diz me se o cursor encalhou, ou se na realidade desceu varias linhas, é que se o cursor não mexer, e tiver mesmo encalhado ali, é um sintoma diferente, se descer varias vezes é um problema dos kexts gráficos
  15. bom ajudaria mais informação. Specs do laptop, porque é que não usas uma pen USB em vez de um CD? é mais facil para adicionar ficheiros e remove-los quando necessario.
  16. Bom e como eu não desist facilmente, consegui instalar o 7 também e estou a fazer o post apartir dele agora ve o estranho disto, como tinha dito na post anterior, tentei fazer boot pelo clover, onde ele detectou a pen, e não deu, tentei fazer o boot pelo a uefi bios do vbox (como fiz po windows8) e fazer boot do bootx64.efi, e nao deu, va-se la saber porque, comecei a olhar po bootloader e vi a opção de dropar uma shell EFI64 e como os terminais e as shells ja me salvaram a vida variadas vezes, experimentei, fiz os seguintes commandos: fs7: cd efi/boot BOOTX64.efi e para minha surpresa o installer arranca?? e nao arrancou quando eu escolhi o ficheiro usando a tal vbox uefibios, ou quando selecionei a pen drive no clover, e arranca por linha de comandos? bom a verdade é que arrancou instalei e esta tudo a funcionar, tenho o osx 10.8.4 o windows 8 o windows 7 e o Ubuntu a fazer uefi boot, so me falta instalar o elementaryOS e o kali, estes irão arrancar com o chameleon, deixo aqui novidades amanhã. EDIT2 Bom está tudo concluido o ultimo Sistema operativo esta instalado e a funcionar, portanto neste momento: OSX win 7 win 8 ubuntu kali elementary todos a funcionar, os quatro primeiros estão a correr em UEFI os ultimos dois legacy, consegui o que queria obrigado pernacabeluda, vou tratar de escrever o tutorial como me pediste em portugues e ingles e deixa-lo aqui. abraço
  17. copiei, e sim tenho a certeza que foi o bootmgfw.efi, amanha vou voltar a tentar outra vez depois posto aqui...
  18. sim és bem capaz de ter razão, mas como foi instalado em uefi, aquilo fez override e ignorou, e apenas instalou na partiçao EFI. EDIT1 O windows 7 está armado em parvo... fiz o que diz na tua sig, copiei o conteudo de /EFI/microsoft/boot para /EFI/boot e foi ao install.wim que estava na pasta sources, extrai com o 7zip e fui a /windows/boot/ e copie o bootmgfw.efi para a pasta /EFI/boot e mudei lhe o nome para bootx64.efi... arranquei com o clover, detectou a pen e tudo, mas não fez nada quando carreguei, tentei arrancar pela vbox uefi bios (como fiz po win8) e fui ao ficheiro bootx64.efi que estava na pen, n fez boot que cena... so falta este, e agora nao quer instalar -.-' alguma ideia para tentar amanhã?
  19. não não ficou la ao lado do microsoft tb (ubuntu 13.04) ficou em \EFI\grub\grubx64.efi quanto ao sete estou ainda no processo de criar a pen, ja digo qualquer coisa. é parece que sim, o windows 8 criou uma pasta em \EFI\microsoft\boot\bootmgfw.efi (axo que e este o nome) não criou qualquer conflito com o clover, vou agora tentar o sete ja digo qualquer coisa.
  20. so estou a ler a tua post agora, mas ja consegui instalar o ubuntu Arranquei o ubuntu apartir do clover, instalei numa das partiçoes (sda7) e pus o bootloader na sda1 (EFI) vou ver se arranco os outros sistemas operativos, mas em principio triple boot esta a funcionar com uefi, so falta meter o 7 aqui no meio e se eu conseguir meter tudo a funcionar posso garantir que vou meter aqui um guide detalhado, noutra thread, em ingles e portugues. will report back later.
  21. ah n vi o teu reply, obrigado pelos passos, entretime a ler o teu tutorial enquanto isto tava a criar a pen, e deu pa tirar mais umas ideias se isto não funcionar, mas por agora arrancou, vou so fazer o ultimo passo que indicaste para garantir que o Windows grava os arquivos no sitio certo e não se poe a escrever em sítios que não deve na partição EFI. EDIT1 Não foi preciso fazer o ultimo passo, reparei que os ficheiros do Windows 8 foram todos gravados para \EFI\Microsoft por isso não foi necessário mexer, bem acho que so falta o ubuntu e o 7 XD, e depois e apagar tudo e fazer tudo limpinho de novo
  22. umh pois mas assim volto ao problema inicial, que era um disco GPT ao formatar a partição EFI em FAT32 (como tinha anteriormente) não arranca o clover vai parar aquela tal UEFI bios emulada do vbox, posso tentar outra vez e formatar em fat32, talvez agora funcione. quanto a pen em mbr era tb o que tinha antes, o clover detecta a pen, mas não arranca mas hey, vou tentar tudo de novo a ver se desta vez arranca. EDIT1 pronto so para me contrariar e fazer me passar por parvo, agora, a partição EFI a fat32 funcionou, por isso aparentemente um problema resolvido... will keep you up to date. EDIT2 ok a pen que estava em GPT e modo UEFI não arrancou apartir do clover, carreguei space apareceu a opção bootmgr.efi (acho que era isso) carreguei ecrã preto, nada. estou agora a criar outra pen desta vez com mbr e modo uefi a com windows8 x64 a ver se arranca. EDIT3 Winner winner chicken dinner! LMAO ok com o setup k disse acima, pen drive com Windows 8 x64 com formatação mbr para uefi, arrancou instalou, e quando chegou ao reboot, arranquei apartir do disco, e desta vez não ficou num ecrã preto, começou o getting devices ready, por isso axo que funcionou, vamos la ver... já digo qualquer coisa.
  23. ah ok, bom eu tratei de criar um USB com win8 x64 e com gpt conforme o lucassykes disse e não faz boot, se for a bios e carregar directamente o USB black screen, se arrancar pelo clover que tenho no disco ele detecta a pen se eu carregar space ele dá a opção de boot winmgr.efi (acho que é isso) seleciono essa opção black screen também, se eu tentar o boot pelo chameleon blackscreen, vou agora tentar a tua sugestão pernacabeluda, e modificar o usb. bbl EDIT1 bem estou de volta com noticias no mínimo estranhas... então o que eu fiz foi o seguinte como sugeriste pernacabeluda, criei uma pen drive com Windows 8 x64, e como disse andei a experimentar e não consegui arrancar nada, fiz então o que sugeriste (acho que fiz bem se não corrige-me) encontrei aqui uma pen drive formatei-a com fat32 instalei o clover la pa dentro (numa partição EFI não sei se era aí ou não) movi o /efi/boot/bootx64.efi para como sugerido /efi/Microsoft/boot/bootmgfw.efi e para ter a certeza agarrei e fiz o mesmo dentro da pasta do clover (se não deteta-se uma entrada, detetava a outra) fiz reboot, arranqui pela pen deu erro boot0SS: error... ignorei voltei ao OSX e em vez de criar a pen drive, copiei os tais ficheiros, para a partição EFI que já tinha no disco, com a estrutura que recomendaste, fiquei então com uma entrada no clover a dizer boot Windows from (blank) não tem label LOL carreguei n fez nada nem, mas o que eu me lembrei foi isso tem aquela uefi bios do vbox (esta, http://img689.imageshack.us/img689/2589/9dd3.png), que permite carregar ficheiros individualmente, foi a essa uefi bios emulada e entrei na pen drive que tinha o Windows 8 e fui a efi/boot/bootx64.efi e o installer iniciou, consegui instalar no disco sem dar o erro do GPT (visto que o pc pensa que é uefi graças ao bootloader) mas depois quando o pc faz reboot para a segunda parte da instalação o clover já não existia, logo não pude lançar a segunda parte da instalação, voltei a entrar no OSX re-instalei o clover, tentei lançar a continuação da instalação pelo clover, selecionei a opção boot Windows from (blank) não fez nada, usei o mesmo truque da uefi bios, ou seja lancei a tal vbox uefi bios, usei a tal opção que permite carregar ficheiros individualmente (como fiz para o usb) fui ate ao disco onde tinha o Windows instalado fui a /Windows/Boot/EFI/bootmgfw.efi tentei lança-lo para tentar continuar a instalação deu me a clássica mensagem de erro do BCD (esta http://www.vercot.com/~serva/an/Imgs/Windows1_BCD_err.png) mas com uma mensagem diferente, diz: \EFI\Microsoft\Boo\BCD status- 0xc000000f Info- the boot config data for your pc is missing or contains errors ou seja no fim de contas consegui instalar o win8 ate ao primeiro reboot, apartir daí nada. Agora a minha pergunta é: existe algo que eu esteja a fazer mal? devo esquecer o GPT completamente e voltar ao MBR? se sim quando estiver a criar as partições no diskutil do OSX devo criar logo á partida uma partição de 200mb para o EFI certo? alguma coisa em particular que eu deva ter em atenção? abraço e obgd pela ajuda aos dois, têm sido 5 estrelas
  24. Pois lá está sempre a aprender, não me ocorreu formatar a pen drive com GPT também, sim quanto manter os dois bootloaders simultaneamente também não me parece, mas também não é esse o meu interesse, o meu interesse é que o clover trate de tudo o que conseguir tratar, e o que não conseguir trata o chameleon. pois, mas eu não, não deves ter reparado mas meti la no primeiro post, que a minha motherboard so suporta legacy, ou seja é a bios antiga que estamos habituados, isto do clover é uma teimosia minha, e que eu queria por a funcionar... calculo que seja possivel como escrevi umas posts acima existem 4 S.Os que suportam UEFI windows 8 ubuntu suse (acho eu) e o osx, por isso eu esperava pelo menos conseguir fazer boot com o clover destes 3, osx win8 e ubuntu, e os outros usava o chameleon. pois como disse lá em cima, sempre a aprender, eu não fazia ideia que era perciso um metodo especial pa criar uma pen drive para instalar o windows em UEFI, eu tenho estado a usar o windows usb tool da MS, que sempre usei antes, mas pronto isto ja se viu que é uma situaçao diferente. pois comigo isso não vai funcionar, ja que a minha bios é... uma bios mesmo XD esse e o setup que tenho agora, o bootloader instalado na mesma partição do sistema operativo, para o clover não funciona, eu meti o ubuntu com o grub na mesma partição (sda7) o clover fica stuck e não ha qualquer actividade, quanto ao chameleon funciona logo, faz chain boot para o grub, e lá vai ele a vida dele todo contente, no clover nada, mas eu axo que é por nao instalar o bootloader na partição EFI deve ser qualquer coisa como /EFI ubuntu/grub e não sei que mais, ja vi isto não sei onde. encontrei esta estrutura numa thread que tive a ler, mas sinceramente não consegui descurtinar muito do que se passou. /EFI ACPI BOOT < Must be Clover's BOOT folder drivers64UEFI kexts Microsoft misc OEM ROM tools ubuntu esta estrutura do EFI inclui os 3 OSs (basicamente o que eu queria) vamos ver... muito obrigado, pela ajuda fica de olho na thread, que eu vou postando updates. Quanto ao pernacabeluda Obrigado pela dica vou tentar isso mesmo daqui a uns minutos vou tentar primeiro no 8 se der asneira ja nem vale a pena tentar no 7, vou primeiro tentar em GPT com as instruçoes que meteste, mais as do lucassykes, depois posto qualquer coisa aqui, mais uma vez obrigado aos dois
  25. É, é verdade sim o Windows 7 e como disseste é bastante restritivo, logo á partida no setup que tinha antes fui a fazer a instalação e bam não instala em disco com formato GPT, o que não me ocorreu agora, e vou me deparar com o mesmo problema daqui a bocado, quanto ao ubuntu instalou mas não consigo fazer boot em uefi, so em legcy, como me vou deparar com o problema do 7 vou antes tentar o 8 e depois digo o que se passou, mas isto tem realmente dado cabo da cabeça, mas é engraçado. Na pior das hipóteses volto a trás, e mudo para mbr e depois tento o clover com esse setup, pelo menos o 7 não vai dar o problema do disco ser GPT, depois logo se ve, eu vou mantendo a thread actualizada. abraço EDIT um resumo da minha situação atual, se alguem quiser dar uma ajudinha. como referido anteriormente um disco GPT com a seguinte estrutura: - EFI - OSX 10.8.4 - Windows8 - windows7 - ElementaryOS - Kali - Ubuntu - swap até agora o que está instalado é o OSX, o ubuntu e kali os outros têm so as partiçoes criadas, todos as partiçoes funcionam em legacy com o chameleon por exemplo. ja com o clover so o OSX funciona, eu sinceramente não sei se estou a fazer algo de mal, pq nos sabemos que existem 4 sistemas operativos a suportar UEFI, windows 8, Ubuntu através do shim loader, o suse (se não me engano) e o OSX, agora a verdade é que como clover o unico que consegui por a funcionar foi o OSX, quanto ao windows 8, com o setup que tenho agora, é garantido, que nao vai funcionar, EFI (hfs) partition a fazer boot do windows 8 vai ser dificil, mas eu tou com o pressentimento que mesmo que use FAT32 para EFI isto nao vai funcionar, nao entendo porque... e é estranho pq estou farto de procurar um tutorial que me de ideia de como hei-de fazer um triple boot com OSX win8 e ubuntu (pq depois e so adaptar aos outros) e nao encontro nada, tudo usa chameleon, e isso esta mais que batido, nao tem segredo. bem vou continuar a procurar, se alguem tiver alguma sugestão por favor que a deixe aqui, perciso de ideias de como abordar o problema. abraço EDIT2 WINDOWS FUCKERY NOT OVER! melhor noticia de sempre (sarcasmo), tentei instalar o windows 8 como disse, e nem pude testar a ver se funcionava, porquê? porque o windows recusou-se a instalar na partição, porquê? porque o disco é do tipo GPT... WHAT THE FUCK!!!! o windows 8 tem que funcionar com GPT porquê que não instalou? Sinceramente ja sao 5 da manhã, ja não tenho mais paciencia para isto, mas amanhã começo tudo de novo e vai ser MBR com EFI em FAT32. se alguem tiver alguma ideia que poste... eu ja estou por tudo. abraço
×
×
  • Create New...