Jump to content

Recommended Posts

Posted
35 minutes ago, Adrianosribeiro said:

Boa noite tudo bem?

Preciso criar outro pendrive do bigSur porém estou tendo problema para que o windows leia ele após passar a imagem para ele com o  Rufus, abro o MakeInstall seleciono o pendrive e a opção U porém quando conecto novamente o pendrive o windows pede para formatar o pendrive, e não reconhece para eu substituir a EFI de jeito nenhum... não sei mais o que fazer.

Segue algumas prints

Pictures.rar 702.13 kB · 0 downloads

if you need to replace the efi under windows mount it like this

https://www.olarila.com/topic/12857-how-to-mount-efi-partition-on-macos-or-windows/

Posted
3 hours ago, anto barreca said:

se você precisar substituir o efi no windows monte-o assim

https://www.olarila.com/topic/12857-how-to-mount-efi-partition-on-macos-or-windows/

Deu certo! Consegui montar o pendrive e formatar novamente a máquina, agora com a placa compativel com o AirDrop.

Porém estou com outro problema que está me fazendo esquentar a cabeça, já substitui a pasta EFI do sistema porém sempre que tiro o pendrive, ou dou boot sem ele, após alguns segundos o sistema congela.

Já não sei mais o que fazer...

Posted
10 hours ago, Adrianosribeiro said:

Deu certo! Consegui montar o pendrive e formatar novamente a máquina, agora com a placa compativel com o AirDrop.

Porém estou com outro problema que está me fazendo esquentar a cabeça, já substitui a pasta EFI do sistema porém sempre que tiro o pendrive, ou dou boot sem ele, após alguns segundos o sistema congela.

Já não sei mais o que fazer...

Provavelmente vc está com uma placa parecida com a minha, que tem que usar ASPM=0... porém eu sabia usar no Clover... no OpenCore eu não sei hahahaha

O Maldon a um tempão atras mexeu em algo no meu DSDT que voltou a funcionar de boa, mas ele disse que era uma solução que não podia usar pra todo mundo pois em alguns casos dava problema em alguma coisa

Use a DSDT que eu to usando e vê se resolve ai o problema ?

DSDT.aml.zip

| HackBook Pro Lenovo S145 |

| i5 8265U 15w@28w || 20GB DDR4 2400 || UHD 620 || SSD 1TB Kingspec || SSD M.2 NVMe Gen.3x4 Silicon Power 256GB || MacOS Big Sur |

| HDTV/Monitor Samsung T24B350 || Genius GX-Gaming SW-G2.1 3000 || Apple iPhone 11 64GB RED || Playstation 4 PRO | 

Posted
18 minutes ago, LeBaldi said:

Provavelmente vc está com uma placa parecida com a minha, que tem que usar ASPM=0... porém eu sabia usar no Clover... no OpenCore eu não sei hahahaha

O Maldon a um tempão atras mexeu em algo no meu DSDT que voltou a funcionar de boa, mas ele disse que era uma solução que não podia usar pra todo mundo pois em alguns casos dava problema em alguma coisa

Use a DSDT que eu to usando e vê se resolve ai o problema ?

DSDT.aml.zip 37.97 kB · 0 downloads

Vou tentar fazer isso, desculpe a ignorância, mas onde eu mudo essa DSDT? 

5 minutes ago, Adrianosribeiro said:

No caso seria somente trocar o arquivo na pasta ACPI?

8 minutes ago, Adrianosribeiro said:

Troquei ela na pasta ACPI, reinicei o notebook sem o pendrive, entrei no sistema mas após alguns segundos congelou novamente...

Posted
25 minutes ago, Adrianosribeiro said:

Troquei ela na pasta ACPI, reinicei o notebook sem o pendrive, entrei no sistema mas após alguns segundos congelou novamente...

É... teoricamente sim seria só trocar o arquivo dentro de ACPI... faz um teste então, baixa minha EFI inteira e vê se muda algo ai... ou seja... faz um backup da sua no desktop por exemplo e substitui (não mescla) a pasta... e vê no q dá

https://www.dropbox.com/s/usvvczy90wzl943/EFI.zip?dl=0

| i5 8265U 15w@28w || 20GB DDR4 2400 || UHD 620 || SSD 1TB Kingspec || SSD M.2 NVMe Gen.3x4 Silicon Power 256GB || MacOS Big Sur |

| HDTV/Monitor Samsung T24B350 || Genius GX-Gaming SW-G2.1 3000 || Apple iPhone 11 64GB RED || Playstation 4 PRO | 

Posted
4 hours ago, LeBaldi said:

É... teoricamente sim seria só trocar o arquivo dentro de ACPI... faz um teste então, baixa minha EFI inteira e vê se muda algo ai... ou seja... faz um backup da sua no desktop por exemplo e substitui (não mescla) a pasta... e vê no q dá

https://www.dropbox.com/s/usvvczy90wzl943/EFI.zip?dl=0

Coloquei sua EFI aqui e funcionou tudo 100% agora!! Obrigado.

No caso não preciso alterar mais nada já que ficou tudo funcionando, correto?

• Like 1
Posted
33 minutes ago, Adrianosribeiro said:

Coloquei sua EFI aqui e funcionou tudo 100% agora!! Obrigado.

No caso não preciso alterar mais nada já que ficou tudo funcionando, correto?

Bom se está tudo perfeito, tá perfeito! Hahahaha... um talvez se vc quiser... vc pode retirar o CPUFriend q eu uso... ele é um pouco mais balanceado pra performance, como uso praticamente sempre na tomada não ligo muito pra economia de bateria... embora usando o VoltageShift com undervolt ele até tem um bom desempenho na bateria tbm com esse perfil... testa pra ver, claro hehehehe

• Like 1

Posted
39 minutes ago, LeBaldi said:

Bom se está tudo perfeito, tá perfeito! Hahahaha... um talvez se vc quiser... vc pode retirar o CPUFriend q eu uso... ele é um pouco mais balanceado pra performance, como uso praticamente sempre na tomada não ligo muito pra economia de bateria... embora usando o VoltageShift com undervolt ele até tem um bom desempenho na bateria tbm com esse perfil... testa pra ver, claro hehehehe

Perfeito, vou manter assim que achei que ficou perfeito aqui a config.

Ultima pergunta, você está usando o BigSur em qual versão? Na 11.1 ou já atualizou ele? Obrigado!!

Posted
5 hours ago, Adrianosribeiro said:

Ultima pergunta, você está usando o BigSur em qual versão? Na 11.1 ou já atualizou ele? Obrigado!!

Eu tô na 11.0.1 ainda! Hahahaha... resolvi não mexer em quem tá quieto hehehehe... da outra vez cada hora q inventava atualizar ele quebrava algo... então deixei quieto... agora só atualizo quando vier o 12 hahahaha

Posted
On 4/27/2021 at 12:26 PM, Adrianosribeiro said:

On 4/27/2021 at 5:43 PM, LeBaldi said:

Eu tô na 11.0.1 ainda! Hahahaha... resolvi não mexer em quem tá quieto hehehehe... da outra vez cada hora q inventava atualizar ele quebrava algo... então deixei quieto... agora só atualizo quando vier o 12 hahahaha

O @LeBaldi ta corretíssimo de não atualizar o que está funcionando. 

Dito isso, eu já sou do tipo que gosta de viver perigosamente hehe. Atualizei pra versão mais recente, 11.3, e está tudo ok por aqui.

• Haha 1
Posted
5 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

O @LeBaldi ta corretíssimo de não atualizar o que está funcionando. 

Dito isso, eu já sou do tipo que gosta de viver perigosamente hehe. Atualizei pra versão mais recente, 11.3, e está tudo ok por aqui.

Então antes de formatar eu também estava nesta versão e estava tudo 100% porém como estou utilizando a EFI do @LeBaldi não sei se arrisco ou não.. kkkk

Acredito que vou acabar ficando nesta mesmo já que está tudo 100% aqui, funcionando Airdrop, bluetooth, wifi tudo show de bola!

• Like 2
Posted
1 hour ago, Adrianosribeiro said:

Então antes de formatar eu também estava nesta versão e estava tudo 100% porém como estou utilizando a EFI do @LeBaldi não sei se arrisco ou não.. kkkk

Acredito que vou acabar ficando nesta mesmo já que está tudo 100% aqui, funcionando Airdrop, bluetooth, wifi tudo show de bola!

Melhor decisão. Além disso, não tem diferença real entre a 11.1 e a 11.3.

Se eu te disser que fez diferença atualizar, vou estar mentindo. Boa parte da atualização tem mais a ver com o chip M1 e com algumas novidades de serviços, tipo a assinatura de podcasts. Fora isso, realmente não senti nada de novo.

• Like 1
Posted

Pois é... eu antes no Sierra, Catalina e até no Mojave ficava inventando de atualizar... algumas vezes não quebrava nada... mas também não mudava nada hahaha... ai decidi isso... assim que instalar e deixar redondo, não mexo mais! hahahaha

O meu tbm ta funcionando tudo tão bonitinho com AirDrop, Wifi, Handoff, Sleep... performance ta show... então a gente segue no que funciona né! hahaha

Agora eu to aqui é agonizando na espera desse dolar aliviar um pouquinho... pq eu achei uma tela aqui que ta até num preço legal... ela é 100% sRGB ( 72% NTSC)... brilho de 400cd! E contraste de 800:1... FullHD e IPS... e eu vi as medidas dela e bate tudo certinho com a original HD ( que se alguém quiser saber o código original da HD é NT156WHM-N44

E eu achei essa aqui e to doido pra comprar hahahahaha

https://pt.aliexpress.com/item/4000377737951.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.328d2e0eTYfhrn

Código da tela NV156FHM-N4C, Esta não tem as orelhinhas, ou seja, presa por adesivo igual a original, é 30pin pra conectar o eDP, as dimensões dela são exatamente iguais as originais, só que numa qualidade muito superior! (Porém infelizmente ela é 60hz, até tem a versão NY1 se não me engano que é 120 ou 144hz, porém o preço praticamente dobra!)

Enfim, eu to aqui doido pra pegar essa telinha viu! hahahaha

• Like 1

Posted
5 minutes ago, LeBaldi said:

Pois é... eu antes no Sierra, Catalina e até no Mojave ficava inventando de atualizar... algumas vezes não quebrava nada... mas também não mudava nada hahaha... ai decidi isso... assim que instalar e deixar redondo, não mexo mais! hahahaha

O meu tbm ta funcionando tudo tão bonitinho com AirDrop, Wifi, Handoff, Sleep... performance ta show... então a gente segue no que funciona né! hahaha

Agora eu to aqui é agonizando na espera desse dolar aliviar um pouquinho... pq eu achei uma tela aqui que ta até num preço legal... ela é 100% sRGB ( 72% NTSC)... brilho de 400cd! E contraste de 800:1... FullHD e IPS... e eu vi as medidas dela e bate tudo certinho com a original HD ( que se alguém quiser saber o código original da HD é NT156WHM-N44

E eu achei essa aqui e to doido pra comprar hahahahaha

https://pt.aliexpress.com/item/4000377737951.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.328d2e0eTYfhrn

Código da tela NV156FHM-N4C, Esta não tem as orelhinhas, ou seja, presa por adesivo igual a original, é 30pin pra conectar o eDP, as dimensões dela são exatamente iguais as originais, só que numa qualidade muito superior! (Porém infelizmente ela é 60hz, até tem a versão NY1 se não me engano que é 120 ou 144hz, porém o preço praticamente dobra!)

Enfim, eu to aqui doido pra pegar essa telinha viu! hahahaha

Olha!!! Tentado a comprar aqui eim... Parcelado nem sente kkkkkk.

deve ser igual pro i7 né?

• Haha 1
Posted
2 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

Olha!!! Tentado a comprar aqui eim... Parcelado nem sente kkkkkk.

deve ser igual pro i7 né?

Então né... teoricamente... é! hahahaha... vc ta com windows instalado ai? Pq eu aqui usei o windows... instalei um programa velho que usava a muitos anos atras chamado Aida64... ai na parte de Monitor ele mostra o numero da tela... ai eu pesquisei e fui comparar hehehe... e como teve gente aqui que trocou pela terminação N35 e disse que foi perfeito... tem as mesmas condições fisicas da minha... e tbm essa N4C fala q ela serve como substituta da N35... eu acho q a chance de dar certo é muito grande! hahahaha... eu só queria q o Dolar baixasse de 5... se baixar eu compro na hora! hahahahaha... ou um cuponzinho maroto né... pra dar desconto

Eu já uso o EbanxGO que ele dá cashback de 5%... vai q eles resolvem fazer promo de novo né... como do SSD que peguei 10% e o meu SSD de 1TB q ano passado consegui 20%! hahahahaha

Posted
27 minutes ago, LeBaldi said:

Então né... teoricamente... é! hahahaha... vc ta com windows instalado ai? Pq eu aqui usei o windows... instalei um programa velho que usava a muitos anos atras chamado Aida64... ai na parte de Monitor ele mostra o numero da tela... ai eu pesquisei e fui comparar hehehe... e como teve gente aqui que trocou pela terminação N35 e disse que foi perfeito... tem as mesmas condições fisicas da minha... e tbm essa N4C fala q ela serve como substituta da N35... eu acho q a chance de dar certo é muito grande! hahahaha... eu só queria q o Dolar baixasse de 5... se baixar eu compro na hora! hahahahaha... ou um cuponzinho maroto né... pra dar desconto

Eu já uso o EbanxGO que ele dá cashback de 5%... vai q eles resolvem fazer promo de novo né... como do SSD que peguei 10% e o meu SSD de 1TB q ano passado consegui 20%! hahahahaha

Então, não to no windows. To exclusivo no Mac agora!!!

Mas, estamos de olho hehe.

Posted (edited)
On 5/6/2021 at 7:13 AM, musti___83 said:

HI,

What is this yogasmc.kext for?

Best regards

I did a litle search and found this is a new kext fo Lenovo line (Ideapad, ThinkPad, Yoga) to deliver some extra features to MacOS like in Windows and Linux. To Ideapad like S145 I only manage to work the Battery Conservation mode, it charges the battery only to 60% to keep the battery in midle and prolong the life of battery, for me for exemple, always plugged in AC power, it will prolong in theory the battery life ?

But I dont know if is possible, but it can read and manage the fan speed, performance ballance, and in others control Led Status, automatic backlight, control backlight keyboard and etc... it is really impressive for a kext

If you want to know more, a found the github project: https://github.com/zhen-zen/YogaSMC

==========================================================================

ALIÁS vocês que estão usando o touch Synaptics e tem problema de pós wake o touch fica morto, por acaso já testaram esse driver aqui do Zhen-zen? https://github.com/zhen-zen/VoodooRMI

Edited by LeBaldi
  • Like 1

• Administrators
Posted

eu adicionei esse projeto do zhen tem um tempo, mas ainda estava dando uns kps no boot e eu removi ou desativei no plist

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Hackintosh Support since 2006 HERE

Posted
1 hour ago, MaLd0n said:

eu adicionei esse projeto do zhen tem um tempo, mas ainda estava dando uns kps no boot e eu removi ou desativei no plist

em relação ao YogaSMC, da pra ativar algo a mais além do gerenciamento da bateria? Pq tava vendo que muitas coisas da série Idea falta documentação e eles não implementaram pelo que entendi