Jump to content

Recommended Posts

• Administrators
Posted
5 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

Só mais algumas informações adicionais sobre o problema que relatei com o mapeamento do teclado. Eu testei diferentes layouts, o mais próximo de funcionar aqui foi o ABNT 2, mesmo assim quando clico na tecla de aspas simples e dupla, o Mac identifica como a tecla de barra invertida, igual a que fica ao lado da tecla shift do s145.

Vc tem de alterar o tipo de teclado, use ANSI

hryukAD.png

• Like 1

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Hackintosh Support since 2006 HERE

Posted (edited)

Hi @MaLd0n

I followed the guide to install vanilla opencore. Everything seems to be working except the keys to adjust the display brightness. 

As a test I didn't use any of the DSDT patches you provided. Is it possible for you to provide an isolated patch for the brightness ( through the keyboard I mean ). I want to try it to see if it works. 

Thanks 

ps. if anyone wants my EFI to try on their laptop, just let me know.

Edited by kuarahy@icloud.com
Posted (edited)

Olá novamente pessoal. Reinstalei o Catalina pela imagem disponível aqui no fórum, ocorreu tudo como deveria. Já coloquei a pasta correta do OpenCore e, como antes, tudo funcionando como se espera com exceção ido mapeamento do teclado. 

Achei que pudesse ser algo com a imagem que eu tinha usado antes, mas aparentemente não é. 

Apesar disso, tudo parece estar funcionando melhor agora, incluindo a performance que antes parecia problemática de alguma forma mas que agora está respondendo como se espera. 

Como sempre, muito obrigado pelo bom trabalho. Ainda gostaria de ver o mapeamento da tecla de aspas dupla e simples resolvido, pq no final do dia é o que mais me incomoda. Mas suponho que tenha a ver com a forma como o Catalina mapeia por padrão, começo a achar que não existe um mapeamento correto com essas teclas. Enfim, obrigado mais uma vez. 

**EDIT**

Pesquisando por aí encontrei um post dizendo que o problema de mapeamento tem a ver com o fato de o MacOS ter reconhecido o teclado como ISO europeu e que basta mudar para ANSI americano que a coisa resolve. Aguardando atualizar pra testar. Se alguém mais estiver com esse problema, essa pode ser uma solução possível. 

**EDIT 2**

Problema resolvido. Era de fato a configuração como ISO ao invés de ANSI. Basta mudar isso durante a instalação ou nas configurações de teclado pós instalação. 

Edited by Thiago Henrique Santos
Posted
32 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Olá novamente pessoal. Reinstalei o Catalina pela imagem disponível aqui no fórum, ocorreu tudo como deveria. Já coloquei a pasta correta do OpenCore e, como antes, tudo funcionando como se espera com exceção ido mapeamento do teclado. 

Achei que pudesse ser algo com a imagem que eu tinha usado antes, mas aparentemente não é. 

Apesar disso, tudo parece estar funcionando melhor agora, incluindo a performance que antes parecia problemática de alguma forma mas que agora está respondendo como se espera. 

Como sempre, muito obrigado pelo bom trabalho. Ainda gostaria de ver o mapeamento da tecla de aspas dupla e simples resolvido, pq no final do dia é o que mais me incomoda. Mas suponho que tenha a ver com a forma como o Catalina mapeia por padrão, começo a achar que não existe um mapeamento correto com essas teclas. Enfim, obrigado mais uma vez. 

**EDIT**

Pesquisando por aí encontrei um post dizendo que o problema de mapeamento tem a ver com o fato de o MacOS ter reconhecido o teclado como ISO europeu e que basta mudar para ANSI americano que a coisa resolve. Aguardando atualizar pra testar. Se alguém mais estiver com esse problema, essa pode ser uma solução possível. 

**EDIT 2**

Problema resolvido. Era de fato a configuração como ISO ao invés de ANSI. Basta mudar isso durante a instalação ou nas configurações de teclado pós instalação. 

Were you able to enable the`?` key ? 

Posted
1 hour ago, kuarahy@icloud.com said:

It worked before (while my keyboard was set as ISO) so I haven’t tried. Will try and report back. Meanwhile, if you are Brazilian, try to add the ABNT 2 profile. The Brazilian Pro profile don’t work with the S145 keyboard. 

• Administrators
Posted
3 hours ago, kuarahy@icloud.com said:

As a test I didn't use any of the DSDT patches you provided. Is it possible for you to provide an isolated patch for the brightness ( through the keyboard I mean ). I want to try it to see if it works. 

without full patch just work, check ioreg and logs

2 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

https://www.olarila.com/topic/6874-olarila-hackbook-lenovo-ideapad-s145-mojave-catalina-full-dsdt-patches-clover-and-opencore/?do=findComment&comment=110365

--BIGSUR UPDATE-- All is working--

https://www.olarila.com/topic/9022-the-real-vanilla-hackintosh-with-macos-bigsur-and-opencore-full-dsdt-patches-notebook/

Posted
3 hours ago, kuarahy@icloud.com said:

Hi, just tested and I can confirm tha the "?" is working here. Make sure to add the "Brasileiro - ABNT 2" profile and set your keyboard as ANSI.

1 hour ago, MaLd0n said:

MaLd0n o Big Sur ainda esta em beta certo? Vc acredita que quando ele sair oficialmente vai ser possível apenas atualizar do Catalina para Big Sur? Ou terá que ser feita a reinstalação completa?

Fico muito  feliz de saber que na versão Beta já está tudo funcionando. Pretendo atualizar quando a versão final sair.

Acabei de fazer uma doação pra vc via PicPay (eu sou o @thenriques45 no PicPay). Não é muita coisa, mas foi o que pude. Seu trabalho aqui é incrível. Obrigado por tudo.

• Administrators
Posted
50 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

MaLd0n o Big Sur ainda esta em beta certo? Vc acredita que quando ele sair oficialmente vai ser possível apenas atualizar do Catalina para Big Sur?

Sim ;) 

51 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Acabei de fazer uma doação pra vc via PicPay (eu sou o @thenriques45 no PicPay). Não é muita coisa, mas foi o que pude. Seu trabalho aqui é incrível. Obrigado por tudo.

Falouuu!

1 minute ago, kuarahy@icloud.com said:

What should I be looking for exactly?

devices, etc

this way is from apple

apple use a very hard custom dsdt

our bios/uefi is not for macos

Posted

Olá novamente pessoal.

Nos meus últimos posts relatei um problema com meu wifi. Queria saber se alguém tem alguma pista. O que acontece é que aleatoriamente minha placa wifi fica absurdamente lenta. No Catalina isso se traduz no icone de wifi ao lado do nível da bateria com um palitinho a menos, como se tivesse diminuído o sinal, no entanto, o notebook fica praticamente do lado do roteador. 

As vezes o problema melhora ao desativar e reativar o wifi, as vezes eu preciso remover a placa e ligar novamente... Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Não reparei se o mesmo acontece no Windows, acabei de reinstalar no outro HD mas ainda não testei nada. Pode ser algo com o MacOs?

Minha placa é um a Broadcom bcm943224pciebt2 comprada no Ali Express, o @Geoide disse ter uma igual, vc notou esse comportamento? Alguma ideia do que pode ser @MaLd0n

• Administrators
Posted
5 minutes ago, jhonnyvey said:

Se baixar a image bz2 do bigsur e usar os arquivos do topico tem como gravar normalmente?

não. o boot ainda não funciona via usb

Posted
8 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

vc notou esse comportamento?

Nunca ocorreu comigo, essa placa é muito rápida.. aqui em casa uso rede wi-fi de 5GHz e minha conexão com a AirPort BCM943224PCIEBT2 sempre alcança 197 a 199 Mbps (que é praticamente o limite máximo de banda da minha Internet, que é Vivo Fibra 200Mbps). A única kext de wi-fi que uso aqui é a AirportBrcmFixup - vc também está usando essa?

Talvez nem seja um problema na sua placa nem no seu macOS, pode ser interferência no sinal (mesmo que a distância seja curta)... tenta trocar o canal da rede nas configurações do seu roteador... 

• Like 1
Posted
On 6/28/2020 at 12:34 PM, Thiago Henrique Santos said:

**EDIT**

**EDIT 2**

não to encontrando a opção nas configurações de mudar de iso pra ansi, pode me dar uma ajuda?

• Administrators
Posted
57 minutes ago, danielmotab said:

não to encontrando a opção nas configurações de mudar de iso pra ansi, pode me dar uma ajuda?

ZtNEeV0.png

Posted
56 minutes ago, danielmotab said:

Preferências do Sistema > Teclado > Alterar tipo de teclado

Vai abrir uma janela de configuração, clica em "continuar" e o sistema vai solicitar que você aperte a tecla ao lado do shift. Feito isso, o macOS vai perguntar se o teclado é ISO ou ANSI, você clica em ANSI e conclui a configuração.

Posted (edited)
1 hour ago, Geoide said:

Nunca ocorreu comigo, essa placa é muito rápida.. aqui em casa uso rede wi-fi de 5GHz e minha conexão com a AirPort BCM943224PCIEBT2 sempre alcança 197 a 199 Mbps (que é praticamente o limite máximo de banda da minha Internet, que é Vivo Fibra 200Mbps). A única kext de wi-fi que uso aqui é a AirportBrcmFixup - vc também está usando essa?

Talvez nem seja um problema na sua placa nem no seu macOS, pode ser interferência no sinal (mesmo que a distância seja curta)... tenta trocar o canal da rede nas configurações do seu roteador... 

Oi @Geoide

ENtão, não sei se estou usando essa kext. Eu apenas instalei pela imagem do Catalina disponível aqui no fórum e depois apliquei a pasta UEFI do OpenCore linkada na primeira página pelo @MaLd0n.

Como verifico isso? E caso eu não tenha essa kext, aonde consigo e aonde devo incluir?

Obrigado pela resposta.

**EDIT**

Vi aqui na pasta UEFI do OpenCore que essa kext mencionada está lá. Então, o problema aqui é aleatório. Quando ela esta normal funciona super bem. Tenho 150mb da Tim Fibra e ela também pega quase isso, as vezes até mais. Mas as vezes o sinal cai por alguma razão e a velocidade fica horrível. Daí tenho que abrir o note, desconectar placa, antenas e adaptador e reconectar tudo. Da próxima vez que o problema aparecer vou entrar no Windows e ver se o comportamento se repete. Pode ser uma placa defeituosa...

Edited by Thiago Henrique Santos
Posted
3 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Como verifico isso? E caso eu não tenha essa kext, aonde consigo e aonde devo incluir?

Monta sua partição EFI, vai na pasta EFI/OC/Kexts e checa se tem um arquivo chamado AirportBrcmFixup.kext (mas se vc usou a EFI do MaLd0n nem precisa verificar, pois a pasta dele já tem essa Kext, tanto no Clover quanto do OpenCore).

Nesse caso, acho que seu problema realmente é interferência no sinal, o que dá pra testar alterando o canal na configuração do roteador. Aqui eu uso canal 11 na rede de 2.4 GHz e canal 60 na rede de 5.0 GHz. Há alguns meses eu tive um problema semelhante com meu iPad, que caía a conexão mesmo próximo do roteador; alterei o canal na época e nunca mais tive problema. Se algum apartamento vizinho usar um canal igual ao seu, a chance de interferência é maior, por isso é bom alterar (a forma de mudar o canal é acessando via navegador o endereço IP do seu rooter, mas o passo-a-passo varia de acordo com cada modelo de modem/roteador ou operadora de telefonia, então sugiro que pesquise no google caso não saiba como fazer).

On 6/28/2020 at 3:11 PM, MaLd0n said:

@MaLd0n, vc é uma divindade do hackintosh!! Se o hackintosh fosse o Olimpo, vc seria Zeus... rsrs

Baixei sua imagem do BigSur e restaurei no meu HD externo, usando sua EFI do OpenCore e seu DSDT,  ficou perfeito! De início só não tinha funcionado o trackpad, mas depois lembrei que o seu é Synaptics e o meu é Elan, então eu substituí a Kext VoodooI2CSynaptics pela VoodooI2CELAN e editei o config.plist alterando as duas referências a essa kext (aí foi só reiniciar e agora o trackpad está funcionando melhor do que no Catalina). 

• Like 1
  • Administrators
Posted
1 hour ago, Geoide said:

Baixei sua imagem do BigSur e restaurei no meu HD externo, usando sua EFI do OpenCore e seu DSDT,  ficou perfeito! De início só não tinha funcionado o trackpad, mas depois lembrei que o seu é Synaptics e o meu é Elan, então eu substituí a Kext VoodooI2CSynaptics pela VoodooI2CELAN e editei o config.plist alterando as duas referências a essa kext (aí foi só reiniciar e agora o trackpad está funcionando melhor do que no Catalina). 

Show. O sistema está bem legal. Nos próximos betas já vai dar pra usar normalmente.

• Like 1