Jump to content

Recommended Posts

Posted
2 hours ago, MaLd0n said:

sim. eu não uso mais clover. o que está sendo feito no opencore é realmente muito bom

Positivo! Uso o OPENCORE no meu desktop também. Minha placa mãe é uma Gigabyte Z390 M rev. 1 (não é a Z390 M gaming). instalei o Big Sur utilizando a pasta EFI OpenCore  para as séries 300/400, porém não encontrei no fórum a pasta EFI específica para minha placa mãe. Mesmo assim o sistema está funcionando lindamente. Só as portas USB que não está configurado corretamente. 

• Administrators
Posted
1 hour ago, PANTERA NEBULOSA said:

Uso o OPENCORE no meu desktop também

use essa pasta https://tinyurl.com/y7puzwv9 reinicia e extrai um sendme no seu desktop

-Guides and Tutorials HERE

-Hackintosh Tutorial Database - HERE

-The largest EFI folder collection for Hackintosh HERE

-Support Olarila Vanilla Hackintosh by making a donation HERE

-Professional Hackintosh Support since 2006 HERE

Posted (edited)
5 hours ago, MaLd0n said:

use essa pasta https://tinyurl.com/y7puzwv9 reinicia e extrai um sendme no seu desktop

Não consegui data boot com esta pasta, talvez pq não do patch de vídeo que não fiz. A pasta EFI OpenCore que uso é a ultima versão para Serie 300.400 ( https://www.olarila.com/files/Folders/EFI OpenCore Serie 300.400.zip ) que tem aqui no Olarila, apenas com ajustes para ter aceleração gráfica.                                                                                                                       Notar Link "Send Me" https://drive.google.com/file/d/1M93J20YwYhZxnZ_lE8lAalkCrKto_R7d/view?usp=sharing                                                                                                                                                    Notar Link da minha placa mãe: https://www.gigabyte.com/Motherboard/Z390-M-rev-10/support#support-dl-driver                                                                                                                                             Uso a Placa wifi original da Apple com adaptador: FV-A436CD PCI WIFI (BCM4360)

Edited by PANTERA NEBULOSA
Ajuste de texto
  • Administrators
Posted
11 minutes ago, PANTERA NEBULOSA said:

A pasta EFI OpenCore que uso é a ultima versão para Serie 300.400

DSDT.aml.zip

remove a ssdt

Posted
14 hours ago, MaLd0n said:

1° removi a SSDT-OLARILA.amle desmarquei da config.plist (não completa boot)

2° removi a SSDT-OLARILA.amle desmarquei da config.plist, inseri a DSDT.aml e marquei na config.plis (não completa boot)

Fiz o procedimento tanto na pasta EFI OpenCore que eu utilizo quanto na pasta EFI OpenCore que colocaste para download.

SSDT-OLARILA.aml SSDT-OLARILA.aml

• Administrators
Posted
55 minutes ago, PANTERA NEBULOSA said:

1° removi a

black screen depois do verbose?

Posted
On 1/19/2021 at 6:37 PM, Thiago Henrique Santos said:

Amigos, troquei meu SSD de novo (coloquei um SSD Black de 500gb da WD, são 3gb/ s de gravação). 

Agora tenho espaço suficiente pra fazer instalação do Mac e Do Windows no mesmo SSD. 

Lembro que ano passado o @PANTERA NEBULOSA disse que fez dual boot com o OC usando o Boot Camp. Vou tentar aqui mas, me adiantando, instalar o Windows depois do Mac não faz o EFI do Windows apagar o OC?

Aliás, como fazer um pendrive Windows pelo Mac? Baixar a ISO do site da MS e gravar com o Etcher funciona?

Cara... sendo bem sincero... eu lá no passado sofri muito com partições pra dois sistemas... cheguei a perder partição inteira do HD por conta disso... meu resultado final foi sempre usar 2 HDs (ou SSDs) pra cada um no seu... e na hora de bootar o pc só aperto a tecla correspondente para seleção de boot (F12 no caso do note) e escolho qual armazenamento vai bootar... e tudo funciona perfeito em seu quadradinho hehehehe

Tanto que o meu note aqui eu uso o NVMe para o Mac e o SSD convencional (substitui o HD de 1TB por um SSD de 1TB) para o windows que veio da Lenovo (só clonei o HD pro SSD)

Unico porém é q fico preso a programas de terceiros para gravação em NTFS do SSD... mas até ai tem funcionado bem o Paragon com reset de trial a cada 10 dias hehehehe

No SSD sim particionei ele em 2... a menor fica só pro Windows e o resto para dados

| HackBook Pro Lenovo S145 |

| i5 8265U 15w@28w || 20GB DDR4 2400 || UHD 620 || SSD 1TB Kingspec || SSD M.2 NVMe Gen.3x4 Silicon Power 256GB || MacOS Big Sur |

| HDTV/Monitor Samsung T24B350 || Genius GX-Gaming SW-G2.1 3000 || Apple iPhone 11 64GB RED || Playstation 4 PRO | 

Posted
On 1/22/2021 at 2:00 PM, LeBaldi said:

Cara... sendo bem sincero... eu lá no passado sofri muito com partições pra dois sistemas... cheguei a perder partição inteira do HD por conta disso... meu resultado final foi sempre usar 2 HDs (ou SSDs) pra cada um no seu... e na hora de bootar o pc só aperto a tecla correspondente para seleção de boot (F12 no caso do note) e escolho qual armazenamento vai bootar... e tudo funciona perfeito em seu quadradinho hehehehe

Tanto que o meu note aqui eu uso o NVMe para o Mac e o SSD convencional (substitui o HD de 1TB por um SSD de 1TB) para o windows que veio da Lenovo (só clonei o HD pro SSD)

Unico porém é q fico preso a programas de terceiros para gravação em NTFS do SSD... mas até ai tem funcionado bem o Paragon com reset de trial a cada 10 dias hehehehe

No SSD sim particionei ele em 2... a menor fica só pro Windows e o resto para dados

Acabei tendo problemas em instalar o Big Sur na última ocasião e, por conta do trabalho, venho usando o Windows. Mas vou tentar novamente entre hoje e amanhã.

Aqui não tenho como substituir a HDD por uma SSD  de 1TB neste momento, ainda estou pagando o NVMe hehe. Mas também preciso do Windos pros joguinhos eventuais (que falta faz a Nvidia no Mac) e outros softares que às vezes demoram a atualizar a versão Mac.

Fiquei pensando sobre o EFI do Windows apagar o do Mac,  não é um problema de verdade certo! É só entrar depois via Opencore ou o Clover. Fico com a dúvida apenas se, usando o Clover, eu ainda vou ter a opção de entrar no Windows via seleção de EFI da BIOS.

Enfim, devo tentar o Mac novamente hoje ainda e reporto. 

Da última vez tive vários kernel panics por alguma razão. O instalador custou a subir, e depois que subiu até rolou o processo de instalação, mas o sistema não subia. Devido ao trabalho acabei voltando pro Windows. Mas vou tentar de novo.

Abraços pessoal, obrigado pelas respostas.

• Like 1
Posted (edited)
1 hour ago, Thiago Henrique Santos said:

Posso usar ela substituindo a do pendrive com imagem vanilla certo?

Troquei a EFI da imagem vanilla do big sur e o instalador subiu de boa. Aguardando a instalação terminar. 

PS: dei quote em mim mesmo ?

Edited by Thiago Henrique Santos
  • Administrators
Posted

essa pasta é pro usb e pro ssd

Posted
22 minutes ago, MaLd0n said:

essa pasta é pro usb e pro ssd

O sistema subiu mas meu wifi não encontra rede nenhuma. O ícone de wifi aparece no topo ao lado do relógio. Aparece que está procurando e para. Já tirei e coloquei a placa e já reiniciei algumas vezes, nada. Não sei como seguir daqui. O Bluetooth funciona. A placa é nativa, a mesma que sempre usei das outras vezes. 

Alguma dica?

• Administrators
Posted
9 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

O sistema subiu mas meu wifi não encontra rede nenhuma.

se for dw1560 não funciona mais nativa, precisa de um pequeno patch

Posted (edited)
23 hours ago, MaLd0n said:

se for dw1560 não funciona mais nativa, precisa de um pequeno patch

Como verifico? Comprei aquela indicada pelo vídeo do Gabriel de Pinho no YouTube num video já meio antigo. Não sei exatamente o modelo. 

Acho que é BCM943224

EDIT: resolvi por enquanto instalando aqueles drivers de wifi para placa Intel. Funciona, mas é lento. Alguém recomenda uma placa ainda suportada e com bom desempenho?

Estranho que eu cheguei usar essa placa com o Big Sur antes. Mas agora ela parou, não sei se por alguma atualização nova ou por queimar, ou coisa assim.

EDIT 2: @MaLd0n notei outro probleminha aqui. Às vezes, ao reiniciar, a tela liga, o verbose do OpenCore aparece e quando vai pular pra parte gráfica a tela desliga. Daí tenho que desligar segurando o botão e ligar novamente. Não reinicio com frequência e o problema é só meio chato, mas se vc souber alguma cosia agradeço.

EDIT 3 (RESOLVIDO): O problema com minha BCM943224 foi resolvido. Encontrei um vídeo no Youtube que explicava como fazer. Pra quem precisar, segue o vídeo. O procedimento é super fácil.

Edited by Thiago Henrique Santos
Posted
20 minutes ago, Kadmiel said:

o CPU Friend Friend funciona com big sur e opencore?

Funciona sim. Você precisa incluir manualmente as kexts no config.plist do OpenCore. Dá para fazer usando o OpenCore configurator ou o ProperTree. 

Penso que via ProperTree é mais fácil, se você assistir o vídeo que postei acima ele mostra como usar o ProperTree.

Basicamente você joga as kexts do CPUFriend na pasta de kexts do OC e depois usa o ProperTree para incluir automaticamente na Config.plist. 

Estou usando o CPUFriend, com Opencore no Big Sur e tudo ok.