Jump to content

Recommended Posts

Posted

@MaLd0n, com qual Olarila image eu devo criar o pendrive bootável  para instalar o Ventura no Avell A62 MUV?

E qual EFI folder devo pegar dentre esses que você disponibilizou?

Segue as Specs do Hardware em anexo.

Contexto: eu tinha um Catalina instalado dual boot com o Windows daqui da Olarila funcionando com o Clover. Porém, vou instalar do zero o Ventura com o Open Core. Qual seria o processo?
Specs.rar

Specs

Specs.rar

Posted (edited)

@MaLd0n Ventura instalado, placa wi-fi funcionando certinho, mas tem alguns bugs: o áudio não foi reconhecido e quando o notebook fica ocioso acaba entrando normalmente no modo sleep (até aí ok), mas o problema é que ele não volta do modo sleep (fica na tela preta como se não reconhecesse os comandos do teclado e mouse para voltar a funcionar). Mesmo eu apertando qualquer tecla e sabendo que os processos estão rodando em background, perco o que está acontecendo porque não consigo ter visão já que permanece a tela escura. Pelo o que eu entendi, o trackpad e o teclado estão funcionando normalmente, porém quando o notebook hiberna/dorme acontece esse bug de perder a comunicação com a tela.

Quanto ao áudio, tentei seguir esse tutorial para usar as kext mais atualizadas delas-> AppleAlc.kext and Lilu.kext, verificando os layouts compatíveis com minha ALC269 

https://github.com/acidanthera/AppleALC/wiki/Supported-codecs

e adicionando o boot-arg -lilubetaall na NVRAM porque vi nesse post

mas ainda não reconheceu nenhum dispositivo de áudio.

Segue os boot-args atuais: -v alcid=5 -lilubetaall watchdog=0 igfxonln=1 agdpmod=vit9696 -vi2c-force-polling -igfxblr -noDC9 igfxfw=2 igfxagdc=0 -wegnoegpu

Testei com o alcid 1, 3 e 5 (layouts correspondentes).

Consegue me ajudar com o áudio e com esse travamento quando entra no modo ocioso/sleep?

Edited by Thiago Sandes
Posted (edited)

@MaLd0n áudio ok! Valeu! Funcionou com o layoutId 18 para a ALC269.

Agora só falta o bug do modo sleep. Se eu deixar o computador parado por um momento, o notebook entra no modo inativo/sleep (tela fica escura) e não consigo voltar para o OS. Só reiniciando ou desligando... 

Conhece alguma solução para isso?

Edited by Thiago Sandes