Jump to content

rafaelfndev

Donators
  • Posts

    45
  • Joined

  • Last visited

Reputation

2 Neutral

About rafaelfndev

Hackintosh Specs

  • CPU
    Intel Core i7 9750H
  • MOTHERBOARD
    Avell G1750 MUV / C65 MUV
  • GPU
    NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti

Recent Profile Visitors

1,202 profile views
  1. Boa noite, pessoal. Atualizei todos os kexts que encontrei (baseado nos que já tinham na pasta EFI para o Sonoma). Só de atualizar, alguns já passaram a funcionar. Pesquisei de nome em nome e fui pegando as últimas versões do Github. Tive problemas com 2 kexts, Wi-Fi e Bluetooth. Para solucionar o problema do bluetooth, encontrei esse post no reddit, usei os kexts e deu certo. Para solucionar o problema do Wi-Fi, usei o itlwm junto com o HeliPort.app (tem na pasta FILES da imagem de instalação do MaLd0n). O Wi-Fi só conecta usando esse app, já o Wi-Fi padrão nem ativa (o que vem no sistema). De qualquer forma solucionou o problema de conexão usando o HeliPort.app (recomendo colocar ele pra iniciar com o sistema). A saída HDMI (e as 2 mini display port), ambas são da placa da NVidia, até mesmo a USB-C da parte de trás do notebook também é da placa NVidia, e pelo que entendi, não existem kexts para NVidia desde os tempos das cavernas. Então para usar monitor externo é sem chance. Dando uma pesquisada, encontrei uma forma de usar através da porta USB usando um DisplayLink, mas não está nos meus planos adquirir um desses no momento, mas fica a dica para quem precisar. Só um detalhe, estou usando dual boot com Windows 11 e o Sequoia, e por algum motivo, apenas trocando o arquivo da pasta EFI não reconheceu automaticamente o gerenciador do OpenCore, então usei Hasleo EasyUEFI para registrar o arquivo EFI\BOOT\BOOTx64.efi, depois configurei na BIOS para inicializar com essa entrada customizada, e aí sim funcionou de forma automática. Ainda precisa de alguns ajustes, notei que, ao hibernar, as vezes ele trava e precisa reiniciar diretamente no botão para voltar a funcionar, então simplesmente desativei a hibernação. Segue o link de download da pasta EFI com todas as atualizações: https://drive.google.com/file/d/13_xVvoUpUYlSSeqXN5nKFrzavDy3b91Y/view?usp=sharing É isso, pessoal. Boa sorte para quem for fazer o mesmo. ✌️
  2. Bom dia, pessoal. Pedi ajuda outras vezes aqui para instalar o MacOS Catalina, MacOS BigSur, e o MacOS Sonoma. Agora gostaria de pedir mais uma vez ajuda para instalar o MacOS Sequoia. Eu já consegui instalar, e está inicializando normalmente. Estou usando a mesma pasta EFI (download aqui) que usei no BigSur. O problema é que várias coisas não estão funcionando: Wi-Fi: a opção de ativar não funciona Ajuste de brilho: Está desativado, a tela está com brilho máximo o tempo inteiro Saída HDMI: não funciona, não aparece imagem no monitor externo Volume: Não sei som, está com um traço no ícone Bluetooth: Ele ativa, mas não encontra nada, não escaneia Bateria: Parece que não reconheceu que tem bateria, não vejo ícone em nenhum local, mas não desliga se eu desconectar da tomada Seguem as especificações do notebook: MODELO Avell C65 MUV PLACA DE VÍDEO NVIDIA® GeForce® GTX 1660TI GPU (6GB GDDR6) PROCESSADOR Intel® Core™ i7-9750H Coffee Lake Refresh, 12MB Cache (2.6 GHz até 4.5 GHz com Intel® Turbo Boost) MEMÓRIA 32GB [2x 16GB - Dual Channel] Memória DDR4 (2666 MHZ) Corsair Vengeance SSD ARMAZENAMENTO SSD M.2 - 512GB - [ 500 MB/s ] (dados apenas) SSD ARMAZENAMENTO SSD M.2 - 512GB - [ 3500/2500 MB/s] 500 MB/s ] (Samsung SSD 970 EVO 500GB - Particionado em 2, instalado o Windows 11 e o Sequoia com dual boot) HD ARMAZENAMENTO HD 2TB - 5400 RPM SATA III (dados apenas) TELA (LCD) 17.3" WVA FullHD (1920 x 1080p) 16:9 144Hz 5ms 72% NTSC LED-Backlit - (Matte) WIRELESS Intel® Dual Band Wireless-AC 9560 + Bluetooth (eu comprei uma dessa para usar no Bigsur, então tenho as duas disponíveis. No momento está instalada a 9560) Tem um vídeo intel também: Intel(R) UHD Graphics 630 (Vídeo integrado Intel) Toda ajuda é bem vinda. Muito obrigado!
  3. Cara, desculpa a demora rsrs, não fui notificado da sua mensagem, acabei vendo ela aqui por acaso. Está rodando liso, muito mais rápido até que a versão anterior que eu tinha instalado. Consigo desenvolver os aplicativos para iOS tranquilo, tudo funciona muito bem.
  4. @MaLd0n Foi exatamente isso, não achei que a ordem influenciava em alguma coisa, é bom saber pra não fazer isso novamente. Nos testes que fiz tentando descobrir como adicionar o Kext, eu cliquei em "Scan/Browse" lá em "Kernel" (do penúltimo comentário), isso fez uma baita de uma mistureba lá na ordem. Mas agora está tudo funcionando como deveria, muito obrigado mais uma vez.
  5. @MaLd0n, finalmente consegui \o/ Eu restaurei a primeira pasta EFI que você me enviou corrigida para o Sonoma e o touch estava funcionando, então foi algo que fiz nesse meio do caminho que fez ele parar de funcionar. Aí refiz todo o processo, restaurei a primeira pasta EFI, instalei o Kext do Wi-Fi da intel (o primeiro link que você me enviou), e depois instalei o bluetooth do segundo link que você me enviou (mantive o arquivo do Wi-Fi do primeiro, apesar de no segundo vir ele também), e aí tudo funcionou perfeitamente! Vou deixar a pasta EFI para quem tiver o mesmo modelo de notebook: Avell C65 MUV (modelo com a 1660ti da NVidia e vídeo onboard Intel UHD Graphics 630) https://drive.google.com/file/d/1KVgKQHJ-43SrMUv91yMScxr4TvUquueR/view?usp=drive_link Gostaria de agradecer mais uma vez por toda ajuda, muito obrigado mesmo! ?✌️
  6. @MaLd0n, agora sim, estava fazendo besteira aqui, como da primeira vez não carregou quando eu coloquei na pasta EFI/OC/Kexts, achei que tinha que fazer algum outro procedimento e aí usei esse programa Kext Droplet, aí funcionou com ele, mas não tem nada a ver uma coisa com a outra rsrs... O que fiz agora foi apagar os Kexts que o Droplet tinha colocado na pasta /Library/Extensions/, e coloquei eles na pasta /EFI/OC/Kexts. O que eu não tinha feito antes era abrir o OpenCore Configurator e indicar o diretório novamente lá em "Kernel". Vou até deixar documentado aqui caso alguém precise: Por isso acredito que não tenha funcionado antes, mas agora funcionou tanto o Bluetooth quanto o Wi-Fi: Agora estou tentando resolver o Touchpad que não está funcionando, acredito que só falta ele agora.
  7. @MaLd0n o touchpad também não está funcionando, não tinha reparado ainda porque estava usando o mouse e teclado wireless, mas fui testar agora e não funcionou. Realmente é necessário usar esses programas para instalar os Kexts e resetar as permissões? Pensei que eles já eram carregados ao colocar na pasta EFI/OC/Kexts. Vou remover esses Kexts que instalei por último e iniciar o processo tudo novamente pra ver se funciona. Se tiver alguma sugestão referente ao touch e ao bluetooth, obrigado.
  8. @MaLd0n antes ativava e desativava sozinho, agora não ativa mais no menu da barra de tarefas, e em definições do sistema, ele ativa mas também não lista nada (acho que mesmo mostrando ativado, não está funcionando ainda). Segue o print do que eu inseri: Aqui eu abri em ambos só para confirmar mesmo se estava correto Não sei se estou instalando os Kexts corretamente, eu usei o Kext Droplet pra instalar, e também coloquei na pasta EFI/OC/Kexts. Será que fiz algo de errado? Alguma outra sugestão? Obrigado.
  9. @MaLd0n instalei aqui essa placa antiga e funcionou, era da Intel mesmo. Aí instalei esse Kext: https://github.com/OpenIntelWireless/itlwm/releases/download/v2.3.0-alpha/AirportItlwm-Sonoma-v2.3.0-DEBUG-alpha-ff1138b.zip Instalei esse arquivo: Usei o Kext Droplet pra instalar: https://github.com/chris1111/Kext-Droplet-macOS Só que agora quem não está funcionando é o bluetooth, será que pode ser conflito com o kext antigo? Ele não fica desativado por completo, ele fica tentando carregar, da até pra ativar lá nos ajustes do sistema, mas aí depois de uns segundos, ele desativa sozinho, e também na listagem de dispositivos não aparece nada: Será que tem como resolver? Obrigado.
  10. ?? ? Pior que comprei essa placa só pra usar no MacOS porque não funcionava o Wi-Fi com a que eu tinha, e agora ela não funciona mais ? Eu tenho essa placa antiga, sabe dizer se ela funciona com essa versão do Sonoma sem precisar fazer esse monte de processos que você falou? Se não funcionar também, pode me indicar alguma que funcione? Provavelmente vou adquirir outra se essa não funcionar também... Muito obrigado.
  11. @MaLd0n , executei o "Because of a Problem" e agora sim sumiu aquela mensagem de aviso ao ligar, agora falta só o Wi-Fi. Segue o link do log do IOReg https://easyupload.io/bqwklw, obrigado.
  12. @MaLd0n consegui instalar, como já fazia tempo que não formatava o Windows, fiz tudo do zero. Criei as partições com o Windows 11 em um único HD, depois instalei o MacOS Sonoma, e depois o Windows. O que gostei é que ficou uma única partição EFI para ambos, e agora o gerenciador de inicialização do MacOS também está funcionando para iniciar o Windows, ficou perfeito assim. Só estou com um problema agora, o Wi-Fi não está funcionando, você conseguiria me ajudar? Eu gerei o arquivo "Send Me" com o aplicativo "Run Me", estou enviando em anexo, obrigado. Outra coisa, sempre que inicio, aparece esse erro: Me parece uma mensagem de como se eu tivesse reiniciado direto no botão de desligar (forçando), porém eu estou desligando normal pelo menu de reiniciar. Send me MacBook-Pro-de-Rafael.zip
  13. @MaLd0n achei que tinha feito algo errado, e realmente tinha... Criei novamente o pendrive com a imagem do Sonoma do zero (não sei se tem algo a ver, mas eu formatei ele dessa vez em fat32 antes de usar o balena), aí depois de usar o balena, acessei o Big Sur, abri o EFI do pendrive e joguei essa pasta EFI que você me enviou. Agora deu boot e carregou: E a parte de instalação também carregou: Vou precisar sair agora, então não vou conseguir testar se vai instalar agora, mas assim que eu instalar eu retorno aqui pra dizer se deu certo, obrigado pela ajuda. @edit. O que eu acho que fiz de errado, foi que o boot estava configurado para carregar o pendrive, então eu nem acessei o setup novamente, então certamente ao invés de carregar o boot do pendrive, ele carregou o boot do MacOS BigSur que já estava lá, e como são parecidos, achei que fosse o do pendrive. Aí agora o que fiz foi acessar o setup novamente, definir o pendrive como boot em primeiro (mesmo ele já estando lá em primeiro), e aí salvar e reiniciar, aí sim ele carregou certo.
  14. E o que eu faço com essa pasta? rsrs... Eu fiz o pendrive de boot com o balena etcher do Sonoma, e joguei essa pasta EFI no EFI do pendrive, aí apareceu esse menu: Se eu selecionar para "Install macOS Sonoma (external)", ele carrega um pouco e para aqui:
  15. Segue em anexo. Estava testando para ver se o boot funcionava aqui pra instalar com o Sonoma e o Ventura. Baixei o Sonoma e o Ventura através desse link: Aí baixei o OpenCore MOD EFI aqui (NoteBook CoffeeLake Plus and CometLake Download) : Criei o pendrive de boot com o Balena Etcher e troquei a pasta do EFI por essa "NoteBook CoffeeLake Plus and CometLake". O Ventura deu boot e apareceu para instalar, porém o mesmo processo com o Sonoma não carregou, ficou naquelas letrinhas lá no boot... EFI-BIG-SUR.zip
×
×
  • Create New...