Geoide
Members-
Posts
34 -
Joined
-
Last visited
Everything posted by Geoide
-
Sucesso! Vou atualizar então, valeu!
-
Com a mesma EFI do OpenCore 0.6.1 (que já funciona no DevBeta5 / PublicBeta1) é possível atualizar pra versão mais recente? Ou precisaria alterar alguma coisa na EFI antes de baixar a atualização?
-
Essa EFI funcionou pra mim, consegui instalar o beta4 mas o wi-fi parou de funcionar. Acredito que tem a ver com o DSDT, pois vc usa a placa DW1560 (BCM4360). Olhei no MaciASL e vi que seu DSDT faz referência ao device pci14e4,43a0 (e a minha é pci14e4,4353). Embora minha placa seja nativa, acho que o macOS não está carregando o driver correto por causa dessa referência trocada... Seria possível editar o DSDT (abaixo) pra constar a referência da pci14e4,4353 (ou ficar sem nenhuma referência à placa AirPort, pro OS reconhecer sozinho)? DSDT.zip
-
Usando essa nova pasta EFI atualizada no post #1 é possível fazer update do beta3 p/ o beta4 no Lenovo S145-15IWL?
-
Não consegui visualizar sua config.plist (o ZIP que vc anexou aparece como "unavailable"). Se vc estiver usando kexts voodoo (ex.: VoodooI2C, VoodooI2CELAN, VoodooI2CSynaptics, VoodooPS2Controller, etc.), desative todas elas no seu config.plist (alterando o "Enable" de "Yes" para "No"). No meu caso funcionou, pois eram elas que estavam causando Kernel Panic na segunda parte da instalação. Depois que passar essa parte (na próxima reinicialização) vc já poderá ativá-las novamente.
-
Vinha tentando há 2 dias, até descobrir (agora há pouco) que o problema era com as kexts Voodoo que estavam causando Kernel Panic. Desativei todas elas (VoodooI2C, VoodooI2CSynaptics, etc.) só no primeiro reboot e a instalação subiu normal. A partir do segundo reboot já pode ativar novamente.
-
Chegou a testar no Lenovo S145? Se sim, a atualização do beta2 pro beta3 funcionou com VirtualSMC ou precisou usar FakeSMC?
-
Chegou a testar no Lenovo S145? Se sim, a atualização do beta2 pro beta3 funcionou com VirtualSMC ou precisou usar FakeSMC?
-
Eu não estou entendendo como ativar ou alterar ambos, ate abro ele no open core não entendo como ativa ou desativa pode ajudar? Pra inserir o booter-fileset-kernel e o booter-fileset-basesystem vc pode abrir seu config.plist usando um editor de texto e acrescentar as seguintes linhas: <key>booter-fileset-basesystem</key> <data> AA== </data> <key>booter-fileset-kernel</key> <data> AA== </data> Essas linhas devem ser inseridas dentro da chave NVRAM, após a subchave 7C436110-AB2A-4BBB-A880-FE41995C9F82, logo depois dos boot-args: <key>boot-args</key> <string>-lilubetaall alcid=20 igfxonln=1 debug=0x100 keepsyms=1</string> INSERIR AQUI Para remover, basta deletar essas 8 linhas e salvar o config.plist
-
não então eu terei que acrescentar a FakeSMC simultaneamente com a VirtualSMC? obs.: usando só a VirtualSMC com o vsmcgen=1 não consigo prosseguir com a segunda parte da atualização
-
Esse boot-arg funciona mesmo na ausência da VirtualSMC.kext?
-
nesse caso, para atualizar do beta 2 p/ o beta 3, eu preciso trocar temporariamente (só durante os reboots da atualização) a Kext virtualsmc pela fakesmc? além de trocar essa kext eu também tenho que editar as referências a ela no config.plist e remover a flag vsmcgen=1, correto?
-
Olarila Big Sur Beta 6 Vanilla Image / USB Installation
Geoide replied to MaLd0n's topic in Big Sur (10.16)
Em Preferencias do Sistema, clica no ícone "Dock e Barra de Menus". Na barra lateral (lado esquerdo) tem as opções da Central de Controle; ali as duas primeiras opções são wi-fi e bluetooth. Clica em cada uma delas e desmarca a opção "Mostrar na Barra de Menus". Isso é suficiente pra que ambas as opções desapareçam da barra. Feito isso, vc pode tentar "desativar" seu bluetooth (inexistente) clicando no ícone de bluetooth na janela principal de preferencias do sistema. -
Mestre @MaLd0n, como já era de se esperar, sua EFI e DSDT funcionaram perfeitamente no meu Lenovo S145-15IWL, o Big Sur tá rodando lisinho com Open Core Minha saga agora é tentar dar boot no BigSur com o Clover. Peguei minha EFI do Clover que funciona com o Catalina, fiz todos os procedimentos do tópico https://www.olarila.com/topic/9063-guide-installrestore-bigsur-with-clover/ (substituí bootx64.efi e cloverx64.efi, acrescentei -lilubetaall nos boot-args, adicionei os 3 patches em KernelToPatch, compilei a última versão das kexts e atualizei elas na EFI/Clover/kexts/Other, fui na pasta EFI/Clover/Drivers/UEFI e excluí AptioMemoryFix.efi e no lugar acrescentei OcQuirks.efi, OcQuirks.plist e OpenRuntime.efi). Conferi todos esses passos exaustivamente, mas ainda assim não consigo inicializar o macOS 11 pelo Clover... Eu teria que editar alguma coisa no OcQuirks.plist? (ou isso não seria necessário pro Intel Core-i5 8265U?) Se o OpenCore estiver deixando alguma "sujeira" na minha NVRAM, como faço pra "limpar" (já que no Clover não tem uma opção "reset nvram")?
-
Same here... no matter what I try, in the 2nd part of installation, when I select 'MacOS installer' it stops at [EB]#LOG:EXITBS:START] By "update all" you mean Open Core, kexts, etc.? Tenho um Lenovo S145 com Core i5 (modelo 15IWL) e já vinha rodando o BigSur-Beta1 usando a pasta EFI do OpenCore + Full DSDT que baixei no post #1 desse tópico: https://www.olarila.com/topic/9022-the-real-vanilla-hackintosh-with-macos-bigsur-and-opencore-full-dsdt-patches-notebook/ Baixei a atualização que apareceu automaticamente na tela de ajustes. Nesse caso eu precisaria atualizar alguma kext (ou o próprio bootloader) pra concluir o update do beta2?
-
You can do that by changing your SMBIOS (SystemProductName and other related variables, like SystemSerialNumber, MLB, BID, etc.) in your config.plist (use PlistEdit Pro and edit those keys in Root/PlatformInfo/Generic and Root/PlatformInfo/PlatformNVRAM). The correct values that refers to MacPro you can check on Clover Configurator (use it just to see the values that you'll replace in PlistEdit Pro). If u have no idea of how to do this, I suggest u read this guide: https://www.olarila.com/topic/8918-opencore-vanilla-guide-step-by-step-full-dsdt-patched-or-ssdt/ I don't think so (insufficient privileges).
-
Sucesso! Já estava rodando o BigSur no meu Lenovo S145-15IWL, usando sua EFI do OpenCore e o DSDT.aml que vc postou aqui: Posso usar o mesmo DSDT? Se não for pedir muito, vc poderia atualizar o post 1 do tópico https://www.olarila.com/topic/9022-the-real-vanilla-hackintosh-with-macos-bigsur-and-opencore-full-dsdt-patches-notebook/ incluindo também uma cópia da pasta EFI do Clover? (Assim já facilita pros outros usuários do S145 que, assim como eu, são fãs do clover mas manjam quase nada de OpenCore.. rs)
-
Yes, some guys tried to run Big Sure on Clover Bootloader following the instructions on that page: https://www.hackintosh-forum.de/forum/thread/49311-macos-11-bigsur-dev-beta-clover-patch/ And using this kext injection package: https://www.hackintosh-forum.de/attachment/144558-bigsur-clover-kextinjection-package-zip/ Those guys actually got BigSur running on clover yesterday:
-
Monta sua partição EFI, vai na pasta EFI/OC/Kexts e checa se tem um arquivo chamado AirportBrcmFixup.kext (mas se vc usou a EFI do MaLd0n nem precisa verificar, pois a pasta dele já tem essa Kext, tanto no Clover quanto do OpenCore). Nesse caso, acho que seu problema realmente é interferência no sinal, o que dá pra testar alterando o canal na configuração do roteador. Aqui eu uso canal 11 na rede de 2.4 GHz e canal 60 na rede de 5.0 GHz. Há alguns meses eu tive um problema semelhante com meu iPad, que caía a conexão mesmo próximo do roteador; alterei o canal na época e nunca mais tive problema. Se algum apartamento vizinho usar um canal igual ao seu, a chance de interferência é maior, por isso é bom alterar (a forma de mudar o canal é acessando via navegador o endereço IP do seu rooter, mas o passo-a-passo varia de acordo com cada modelo de modem/roteador ou operadora de telefonia, então sugiro que pesquise no google caso não saiba como fazer). @MaLd0n, vc é uma divindade do hackintosh!! Se o hackintosh fosse o Olimpo, vc seria Zeus... rsrs Baixei sua imagem do BigSur e restaurei no meu HD externo, usando sua EFI do OpenCore e seu DSDT, ficou perfeito! De início só não tinha funcionado o trackpad, mas depois lembrei que o seu é Synaptics e o meu é Elan, então eu substituí a Kext VoodooI2CSynaptics pela VoodooI2CELAN e editei o config.plist alterando as duas referências a essa kext (aí foi só reiniciar e agora o trackpad está funcionando melhor do que no Catalina).
-
Preferências do Sistema > Teclado > Alterar tipo de teclado Vai abrir uma janela de configuração, clica em "continuar" e o sistema vai solicitar que você aperte a tecla ao lado do shift. Feito isso, o macOS vai perguntar se o teclado é ISO ou ANSI, você clica em ANSI e conclui a configuração.
-
Nunca ocorreu comigo, essa placa é muito rápida.. aqui em casa uso rede wi-fi de 5GHz e minha conexão com a AirPort BCM943224PCIEBT2 sempre alcança 197 a 199 Mbps (que é praticamente o limite máximo de banda da minha Internet, que é Vivo Fibra 200Mbps). A única kext de wi-fi que uso aqui é a AirportBrcmFixup - vc também está usando essa? Talvez nem seja um problema na sua placa nem no seu macOS, pode ser interferência no sinal (mesmo que a distância seja curta)... tenta trocar o canal da rede nas configurações do seu roteador...
-
Minha placa AirPort é idêntica à sua (BCM943224PCIeBT2 com adaptador mini-PCIe/NGFF M.2) e o Windows 10 reconheceu o wi-fi automaticamente (no Gerenciador de Dispositivos já apareceu a placa como "Broadcom"), não foi necessário pegar drivers do bootcamp para instalar no Windows. Fiz o dual boot no Clover, e não no Open Core. Nesse caso, tem duas possibilidades: a) talvez o driver que você usou no Windows (a partir do bootcamp) não esteja correto (embora a placa seja nativa no Mac, o Catalina não "enxerga" o modelo correto da placa pois ele está "maquiado" pela kext AirportBrcmFixup, que é necessária por conta da whitelist) ou talvez não sirva para o Windows 10; desinstala esses drivers no Windows e veja se ele identifica a placa automaticamente como "plug and play"; b) como você citou que outros periféricos também apresentaram problema (keyboard and other things), é possível que o boot no Windows via OpenCore esteja causando tudo isso (já que o Windows está sendo inicializado através de um bootloader "estranho"); nesse caso, eu tentaria iniciar o Windows por fora do Open Core - liga o computador pressionando repetidamente a tecla F12, no menu de seleção de boot, em vez de selecionar o SSD (onde está a partição EFI do Open Core e os dados do macOS), você escolhe a inicialização pelo HD onde o Windows está instalado (então ele vai dar boot no Windows sem passar por nenhum bootloader).
-
"Merge" significa mesclar - provavelmente você pegou o conteúdo da pasta EFI dele e colou na sua, misturando ou sobrepondo os arquivos. Deleta sua pasta EFI (deixa a partição EFI sem nada dentro, manda tudo pro lixo e depois esvazia o lixo). Aí você pega a pasta EFI que ele anexou no post #1, tira ela de dentro do ZIP e depois move ela pra sua partição EFI. Provavelmente vai dar certo e vc não vai precisar criar uma personalizada (que dá muito mais trabalho)...
-
Resolvido o problema do Bluetooth, parece que o MacOS fez um update de firmware no bluetooth e ocorreu um erro durante o processo, ficando com firmware corrompido no dispositivo e impedindo a correção do FW pelas kexts BrcmFirmwareData / BrcmPatchRAM3. Essa falha do macOS Catalina chegou a ocorrer em outubro/2019 com 162 usuários de MacBooks originais na mudança da versão 10.15.0 para a 10.15.1 e na ocasião a Apple recomendou que levassem o Mac para a assistência ( https://discussions.apple.com/thread/250801271 ). Pra solucionar eu precisei "flashar" o firmware default do dispositivo bluetooth, utilizando o dfu-util (disponível no Homebrew). Se alguém tiver o mesmo problema (acho difícil, pois é bem raro), precisa instalar o homebrew com o seguinte comando (no Terminal): /bin/bash -c "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install.sh)" Depois de instalar o homebrew (mais informações aqui: https://brew.sh/ ), precisa instalar o DFU-UTIL digitando o comando: brew install dfu-util Com o dfu-util já instalado, para listar os dispositivos disponíveis (instalados fisicamente na sua máquina), basta usar o parâmetro "-l" (L minúsculo), de "List": sudo dfu-util -l Antes de resetar o firmware do dispositivo bluetooth para o padrão de fábrica, é prudente fazer um backup do firmware que já está no dispositivo: sudo dfu-util -U backup.dfu Para inserir o firmware default no seu dispositivo, o comando é: sudo dfu-util -R -D <caminho do arquivo ".dfu" que contém o firmware padrão> Caso se trate de uma placa AirPort oficial da Apple, como é o meu caso, os firmwares já ficam armazenados nas kexts nativas do MacOS, na pasta System/Library/Extensions, dentro da kext IOBluetoothFamily (clicar com botão direito e "Mostrar Conteúdo do Pacote"), na pasta "Contents/PlugIns", tem uma outra kext chamada IOBluetoothUSBDFU.kext (isso mesmo, uma kext dentro de outra kext). Dentro dessa outra kext, na pasta "Contents/Resources", existem cópias de 22 firmwares diferentes (22 arquivos com extensão DFU), que correspondem aos 22 modelos de dispositivos bluetooth nativos da Apple: IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_820F.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_8210.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_8213.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_8215.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_8216.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2046_8217.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2070_821A.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2070_821B.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/2070_8218.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_821D.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_821F.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828A.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828B.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828C.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828D.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828F.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_8281.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_8286.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_8289.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20703_8290.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20703_8294.dfu IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20703_8296.dfu Nesse caso, para saber qual desses é o firmware correto, basta olhar o Vendor_Id e o Product_Id (do Bluetooth, e não da placa wi-fi, já que a mesma placa vem com dois dispositivos, wi-fi e bluetooth) que constam em Sobre Este Mac > Relatório do Sistema > USB (clicando no dispositivo Bluetooth que consta na lista das USB's em uso). Supondo que o VID seja 20702 e o PID seja 828A, o comando completo ficaria assim: sudo dfu-util -R -D /System/Library/Extensions/IOBluetoothFamily.kext/Contents/PlugIns/IOBluetoothUSBDFU.kext/Contents/Resources/20702_828A.dfu Depois disso, basta fazer um reload (primeiro um comando de unload e depois um comando de load) no driver do Bluetooth: sudo kextunload -b com.apple.iokit.BroadcomBluetoothHostControllerUSBTransport sudo kextload -b com.apple.iokit.BroadcomBluetoothHostControllerUSBTransport Talvez seja preciso reiniciar o serviço do bluetooth: sudo launchctl stop com.apple.bluetoothd sudo launchctl start com.apple.bluetoothd Imediatamente o bluetooth vai voltar a funcionar num passe de mágica. Antes de desligar/reiniciar o MacOS, para evitar que o Catalina faça essa lambança de novo, é prudente verificar se as kexts BrcmFirmwareData + BrcmPatchRAM3 + BrcmBluetoothInjector estão na pasta EFI/Clover/kexts/Other, pois elas fazem o update de firmware on-the-fly (na memória RAM) antes de entregar o hardware para o OS, impedindo que o próprio sistema execute esse procedimento. Caso não possua essas três kexts, elas estão no arquivo Bluetooth_Broadcom.zip anexado pelo @MaLd0n no post #1.
