-->Donations via PayPal [External Link Removed for Guests] :guitar
-->Installation/Post Installation Tutorial [Local Link Removed for Guests]
-->Useful Links [Local Link Removed for Guests]
-->Olarila Images - Updated images [Local Link Removed for Guests]
-->Guides and Tutorials [Local Link Removed for Guests]
-->Clover Folder for All Chipsets [Local Link Removed for Guests]
-->DSDT Patch Requests [Local Link Removed for Guests]

Samsung RV411 - Caminhos - Problemas - Avanços

Sion
CPU: i5-480m
Motherboard: Vintage RV411
GPU: (1st Gen) Intel HD

Samsung RV411 - Caminhos - Problemas - Avanços

Post by Sion » 31 Aug 2017, 00:00

Olarila Sierra 10.12.5 – Guia de instalação [FINAL]

Image

Observações

1 – O HD estava no formato GPT convertido com o EaseUS Partition Master no Windows.

Se a intenção é fazer Dual Boot, será necessário criar um Pen drive com o Rufus no esquema GPT ainda no Windows.
[External Link Removed for Guests]

2 – No RV411 a placa Wi-Fi não possui Kexts, então substitui por uma Atheros AR5B195 [AR9285].

Mas recomendo optar por um modelo USB como sugerido pelo MaLd0n, TP-Link TL-WN725N - [Local Link Removed for Guests]

BIOS

No BIOS as configurações para este sistema foram:

Advanced >

CPU Power Saving Mode [Disabled]
UEFI Boot Support [Disabled]
AHCI Mode Control [Manual]
Set AHCI Mode [Enabled]

USB S3 Wake-up [Enabled]

Boot >

USB HDD - Movido para a primeira opção (Tecla F6 nesse sistema)

Exit >

Save Changes [Yes]
F10 - Save and Exit [Yes]

Opcional - Clover Bootloader

Options > Graphics Injector > FakeID: 0x2d10 ou 0x12345678 - Pode ajudar até configuração dos gráficos.

Instalação

1 - Selecione o Idioma

2 - Utilitários > Utilitário de Disco

3 - Selecione a partição onde o Olarila Sierra será instalado > Apagar

Nome - [Defina um nome]
Formato - Mac OS Extended (Journaled) > Apagar > Encerrar Utilitário de Disco

4 - Continuar > Continuar > Aceitar

5 - Selecione a partição onde o Sierra será instalado > Continuar.

6 - No Clover vá em Options > Graphics Injector > FakeID: 0x2d10.

7 - Selecione a partição onde o Olarila Sierra foi instalado > Enter

8 - Selecione - Brasil

9 - Teclado – Mostrar Tudo - Brasileiro - ABNT2

10 - Meu computador não se conecta à Internet > Continuar

11 - Não transferir nenhuma informação agora

12 - Ativar localização

13 - Criar uma Conta no Computador

14 - Desmarque - Compartilhar Análise do Mac com a Apple.

Pós-instalação

O primeiro passo aqui é instalar o Clover (presente na pasta FILES), editar as opções de instalação mais apropriadas para o sistema. Nesse caso e para a maioria, salvo algumas mudanças para as placas UEFI, foram:

- Instalar o Clover na ESP
- Instalar boot0af no MBR
- Clover EFI 64-bits SATA
- Drivers64

… e logo após vem a instalação do Clover Configurator.

Clover Configurator

Mount EFI > Mount Partition

Image

Home > EFI > EFI > CLOVER > config.plist

Image

Gui - Defina Screen Resolution e Hide Volumes

Image

Graphics - Marque Patch VBios

Image

Barra de Menus > File > Salvar

Image

Aplicações

As aplicações utilizadas foram:

- Clover_v2.4k_r4***

- Clover Configurator [Vibrant Edition] 10.10

- Kext Utility v2.6.6

- RehabMan-MaciASL-2017-0117

- AppleHDA Patcher v1.8

Kexts

As Kexts utilizadas nesta instalação foram:

- RealtekRTL8111

- Intel HD Graphics QECI Legacy 10.12 -
Select Framebuffer > Legacy Framebuffer > SingleLink > Alternate 2 IOPCI > LCD+VGA > LCD+VGA LW1

- RehabMan-FakeSMC-2017-1017

- RehabMan-USBInjectAll-2017-0724

- Wifi AR9285 _ Sierra 10.12.5

- VoodooPS2Controller

HD Áudio

No AppleHDA Patcher v1.8 selecione Laptop > Realtek ALC269 VB v1 > Patch – Utilize o Kext Utility para instalar os arquivos da pasta MironeAudio criada na Mesa.

OBS.: Faça o Backup da AppleHDA original que está System/Library/Extensions para o caso de precisar refazer o Patch.

SSDT

1 - Recomendo, assim que conectado à internet, aplicar os seguintes Patches pelo MaciASL:

[bat] Samsung RV528, [igpu] Brightness fix (HD3000/HD4000) e [sys] Fix_WAK Arg0 v2.

2 - O arquivo criado deve ser salvo como ACPI Machine Language Binary e colocado na pasta EFI > Clover > ACPI > patched.

3 - A partição EFI fica acessível quando montada via Clover Configurator.

Tutorial - Caso tenha dúvidas, esse tutorial pode ajudar. No vídeo, o sistema já tem conexão com a internet.

Kexts - 2

Deixe para instalar estas Kexts após você ter implementado as edições de DSDT via MasiASL

- RehabMan-Battery-2017-1001

- RehabMan-IntelBacklight-2017-0226

Gerenciamento de energia

Como resultado, gerei um SSDT para este sistema que conta com um: i5-480m 2,66 / 2,93 GHz. Este arquivo deve ser colocado em: EFI > CLOVER > ACPI > patched

Arquivo
SSDT-CPU.aml.zip

Agradecimentos

MaLd0n – Olarila's macOS; pernacabeluda – Suporte; Tiago Trupe - Gerenciamento de energia; Rehabman - All Kexts; GhostRaider - (1st Gen) Intel HD Graphics; kyleizwany - Atheros AR9285 / AR5B95; Micky1979 - AppleHDA Patcher v1.8; cvcd - Kext Utility; mackie100projects - Clover Configurator; apianti, blackosx, blusseau, dmazar, slice2009 - Clover EFI Bootloader; Vicky Xce - Tutorial DSDT Patch

Veja também

[SUCESSO] Samsung RV411 - High Sierra -
[Local Link Removed for Guests]

Bom Hack!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A leitura dos posts seguintes não é obrigatória para o entendimento do processo de instalação do Olarila Sierra no RV411
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá a todos.

Recentemente iniciei um tópico no fórum do Snow Leopard sobre as recomendações para um hackintosh o mais fluído possível:

[Local Link Removed for Guests]

Por orientação do Pernacabeluda, eu testei a versão Sierra Olarila 10.12.5 com uso das kexts para a minha Intel HD Graphics (1st Gen) encontradas no InsanelyMac:

Sierra: [Local Link Removed for Guests]
Kexts: [External Link Removed for Guests]

Eu utilizei a TransMac para remover as kexts de gráficos da Intel em: System/Library/Extensions

E coloquei as kexts AppleIntelHDGraphics.kext e o framebuffer AppleIntelHDGraphicsFB.kext (selecionei o FB em: Intel HD Graphics QECI Legacy 10.12\Intel HD Graphics QECI Legacy 10.12\Select Framebuffer\Legacy Framebuffer\SingleLink\Alternate 2 IOPCI\LCD+VGA\LCD+VGA LW1):

Ficando da seguinte forma (as datas pelo TransMac não coincidem, pois estava editando para postar aqui no fórum):

Configurei o BIOS da seguinte forma (UEFI Boot Support: DISABLED, aí na imagem foi para testar, mas o pen drive não inciou). As demais configurações estão de acordo:

Com o pen drive carregado, selecione Options e deixei com as boot flags da imagem, pois a instalação não prosseguia sem elas e nem com as padrões. Então fui testando até que cheguei à seguinte combinação:

Voltei ao instalador do Sierra Olarila 10.12.5 eu pressionei a tela Espaço e o menu de instalação se abriu e eu selecionei a segunda opção para carregar o instalador com as configurações selecionadas!

O instalador carregou tudo e a instalação teve início como pode ser visto pelos imagens:

O Utilitário de Disco reconheceu o HD perfeitamente e prossegui selecionando a partição APOLO para o Sierra:

Concluí a formatação da partição sem problemas e voltei ao instalador do Sierra:

Concordei com o termos da Apple:

Selecionei a partição que preparei:

E a instalação seguiu normalmente:

Registrei uma imagem do final dela para evidenciar que não houve problema até aí:

O notebook reiniciou e a partição APOLO já estava/está pronta para que eu finalizasse o processo:

Repeti a combinação de boot flags em Options para continuar o processo, voltei ao ícone da partição do Sierra e pressionei a tecla "Espaço" para entrar nas opções de inicialização, mas o resultado que cheguei foi o seguinte:

Tentei: sem as boot flags, -v - x, npci=0x3000, npci=0x2000 npci=0x3000 e nada! Parei e continuo parado nesse ponto.

Reconheço que tive um certo êxito, mas ainda falta bastante até que eu possa usar o macOS no meu notebook!

Espero ter explicado adequadamente todo o processo e aguardo por instruções com base em tudo o que foi informado.

Obrigado.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
Last edited by Sion on 01 May 2019, 15:02, edited 13 times in total.
pernacabeluda
Olarila Staff
Olarila Staff

Re: Samsung RV411-AD6BR - Caminhos/Avanços/Problemas

Post by pernacabeluda » 31 Aug 2017, 13:08

Olá, acredito que precise remover as kexts gráficas assim como fez no pen drive.

Você pode usar o boot no modo single user (menu da barra de espaço) e rodar os comandos

Code: [Local Link Removed for Guests]

fsck -fy
mount -uw /
mkdir /kext_backup
cd /System/Library/Extensions
mv AppleIntelHD* /kext_backup
kextcache -prelinked-kernel
reboot
Deve subir no modo VESA, então você reinstala as kexts substituindo algumas pelas editadas
Sion

Post by Sion » 31 Aug 2017, 20:50

pernacabeluda wrote:Olá, acredito que precise remover as kexts gráficas assim como fez no pen drive.

Você pode usar o boot no modo single user (menu da barra de espaço) e rodar os comandos

fsck -fy
mount -uw /
mkdir /kext_backup
reboot
Deve subir no modo VESA, então você reinstala as kexts substituindo algumas pelas editadas
Olá, Perna, é uma satisfação novamente!

Claro, farei o teste e postarei os resultados aqui.

Mais uma vez obrigado pela atenção de sempre!
Sion

Post by Sion » 02 Sep 2017, 21:54

pernacabeluda wrote:Olá, acredito que precise remover as kexts gráficas assim como fez no pen drive.

fsck -fy
mount -uw /
mkdir /kext_backup
reboot
Olá, mais uma vez!

Bom, fiz como o sugerido por você Perna e o resultado foi realmente importante. Pude continuar e finalizar o processo de instalação conforme as imagens:

Tela de boas vindas: [External Link Removed for Guests]

Seleção do telcado: [External Link Removed for Guests]

Seleção do tipo de conexão: [External Link Removed for Guests] (a placa Wi-Fi não foi reconhecida, mas isso eu já esperava).

Tela de transferência: [External Link Removed for Guests]

Serviço de localização: [External Link Removed for Guests]

Termos e condições da Apple: [External Link Removed for Guests]

Tela para criação de conta: [External Link Removed for Guests]

Tela para compartilhamento de estatísticas: [External Link Removed for Guests]

Últimas configurações: [External Link Removed for Guests]

E finalmente o Sierra é apresentado, mas sem a aceleração gráfica: [External Link Removed for Guests]

O Sierra Olarila reconheceu todos os discos e inclusive me permitiu acessar, editar e escrever nas partições NTFS do Windows: [External Link Removed for Guests]

Instalei o Clover 9.2.0, última versão, que baixei pelo tonycrapx86, e fiz as configurações que julguei importantes para o meu sistema. Após reiniciar, o Clover foi exibido: [External Link Removed for Guests]

*Aproveitei que iria reiniciar, retirei as kexts da Intel, NVD e ATI da pasta Extensions e coloquei as kexts gráficas que baixei especificamente para a Intel HD Graphics (Arrandale). Usei o Kext Utility para reparar as permissões e reiniciei...

O resultado infelizmente não foi dos melhores. Numa inicialização sem a utilização boot flags o processo travou e um ícone circular foi exibido: [External Link Removed for Guests]

E nas seguintes tentativas com a utilização das boot flags: -v, -s ou -v -x, as falhas continuaram e o sistema não iniciou...

Bom, com isso eu espero ter contribuído para o progresso do fórum.

E, claro, aguardo sugestões de como contornar mais esta situação!

Obrigado!!!
pernacabeluda
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by pernacabeluda » 03 Sep 2017, 02:32

Deve ter sido algo que você instalou que causou o problema.

Instala apenas o Clover oficial e as kexts essenciais

Tem tudo na pasta FILES do instalador.
Sion

Post by Sion » 03 Sep 2017, 17:47

pernacabeluda wrote:Deve ter sido algo que você instalou que causou o problema.

Boa tarde, Perna. Claro, farei isso!

Tem bastante coisa lá e algumas coisas ainda não me são tão intuitivas, mas te agradeço por todo o suporte aqui no fórum!!!

Sucesso para nós!
Sion

Post by Sion » 08 Sep 2017, 18:45

pernacabeluda wrote:Deve ter sido algo que você instalou que causou o problema.

Olá a todos!

Demorei trazer o novo feedback, mas eis aí.

Conforme orientação do Perna, pressionei a tecla “Espaço” e entrei nas opções de boot da partição onde instalei o Olarila Sierra, APOLO. Nela eu selecionei a opção de boot como Single-user (-s) e deixei habilitada o modo Verbose (-v), conforme imagem:

Imagem - [External Link Removed for Guests]

O instalador carregou os arquivos e logo digitei os comandos informados pelo Perna para salvar as kexts da AppleIntelHD na pasta /kext_backup e reiniciei, conforme imagem:

Após o reinício do Clover, entrei novamente nas opções da partição do Sierra com a tecla “Espaço” e apenas selecionei a opção para “fazer o boot com as opções selecionadas”, conforme imagem:

O instalador carregou novamente os arquivos e logo a tela com o restante das configurações do Sierra foi exibida e prossegui até que finalmente consegui acessar o sistema, conforme imagem:

O detalhe aqui é a ausência da aceleração gráfica, uma vez que eu mandei para a pasta /kext_backup as kexts correspondentes à minha Intel HD Graphics (Arrandale).

Prossegui conforme orientação do Perna e abri a pasta FILES do instalador do Olarila Sierra e acessei os vários programas para a pós-instalação do Sierra, conforme imagem:

Executei o Kext Utility, mas antes de adicionar qualquer kext nele, eu executei o Pacote do Clover_v2.4k_r4184 e na parte para configurar a instalação eu selecionei*:

- Instalar Clover na ESP
- Drivers64

*Porque li num tópico do fórum sobre o Sierra que, creio que sobre um problema do ALC269 (que inclusive é o mesmo do meu notebook) que um membro não conseguia dar o boot pelo HD, mas somente pelo pen drive do Olarila Sierra. Isso porque meu HD também está em GPT como o desse membro também está/estava. Dessa forma, instalei o Clover com as mesmas configurações, conforme imagem:

Também instalei outro Pacote disponibilizado pelo Perna, o HWSensors. 6.25.1426, e na parte de configurar a instalação, marquei todas as opções de monitoramento disponíveis, conforme imagem:

E por fim instalei o VoodooPS2Controller, última versão, também disponibilizada pelo Perna, mas dessa vez com jogando dentro do Kext Utility, conforme imagem:

Voltei à pasta FILES no Instalador do Olarila Sierra e na pasta KEXTS, selecionei as kexts para o meu sistema e fui jogando dentro do Kext Utility, conforme imagem:

- ACPIBatteryManager
- CodecCommander
- NullCPUPowerManagement
- RealtekRTL8111
- USBInjeckAll
- XHCI-99-injector

Por fim, nessa parte de kexts, eu selecionei as kexts correspondentes minha placa de vídeo, novamente a Intel HD Graphics (Arrandale) e o Framebuffer em: Select Framebuffer>Legacy Framebuffer>SingleLink>Normal IOCPI>LCD+VGA>LCD+VGA LW1.

Copiei a kext AppleIntelHDGraphicsFB e colei junto à demais kexts IntelHDGraphics. Selecionei todas as kexts e joguei dentro do Kext Utility, conforme imagem:

Para finalizar, antes de reiniciar o sistema, voltei à pasta FILES no Instalador do Olarila Sierra e executei o Olarila.command. Digitei a senha de usuário e deixei ele prosseguir, conforme imagem:

Ejetei o pen drive do Olarila Sierra para testar se conseguiria dar o boot pelo HD e reiniciei o sistema!

Os resultados (POSITIVOS) foram:

- O sistema iniciou corretamente pelo HD sem nenhuma boot flag, conforme imagem:

- A aceleração gráfica foi alcançada completamente com sucesso, conforme imagem 1 e 2:

Imagem 1 - [External Link Removed for Guests]
Imagem 2 - [External Link Removed for Guests]

- O acesso à internet via Cabo também foi alcançado com sucesso, conforme imagem:

Os problemas ainda enfrentados continuam sendo:

- A bateria, apesar de já ser exibida na tela de login, não foi reconhecida adequadamente, conforme imagem:

- O codec de áudio ALC269, apesar de pré-instalado com a kext AppleHDA não foi reconhecido, conforme imagem 1 e 2:

- A minha placa de rede Wi-Fi, uma Broadcom Limited BCM4313 802.11 bgn, também não foi reconhecida, conforme imagem*:

*O detalhe aqui é que em todas as minhas pesquisas, esse modelo de placa, a BCM4313, se mostrou completamente incompatível com qualquer versão do macOS. Claro, não pesquisei por patches via DSDTs (algo que sou extremamente leigo ainda). Mas como essa placa não é compatível nem com o Windows 10, eu decidi adquirir uma que é compatível com o macOS, uma Atheros AR5B195 + Bluetooth (NOVA) que encontrei no Mercado Livre e que também vai me permitir instalar o Windows 10 na partição ZEUS para um dual boot. Claro, ela ainda não chegou, mas, por hora, vou usando o Sierra via Cabo.

Bom, Perna e comunidade, cheguei até aqui com testes, reinstalações e muita determinação. Sei que ainda há muito a aprender, mas pretendo usar o macOS como sistema principal e quem sabe mais à frente como único sistema! De toda forma, ainda conto com alguns problemas como citei acima e gostaria de ainda poder contar com todos vocês…

Aguardo por mais orientações!

Abraços!
Sion

Post by Sion » 10 Sep 2017, 04:16

APPLEHDA (ALC269) - GERENCIAMENTO DE ÁUDIO / BATERIA - MACIASL + DSDT PATCH - [SUCESSO]

Acredito que esse tarde tenha sido bem produtiva em relação às últimas demandas que postei no fórum.

Eu realmente estava incomodado em utilizar o notebook parcialmente funcional, sendo que nem a bateria e muito menos o áudio estavam funcionando. Além disso, o notebook não estava voltando da suspensão da atividade do monitor. Eu também não quis ficar muito dependente no fórum e então decidi explorar o conhecimento difundido aqui e em outras comunidades.

Pesquisei por formas de contornar estes problemas em fóruns como o: Insanelymac, tonycrapx86, GitHub e aqui mesmo no Olarila. Bem, apesar do tempo que gastei, encontrei as soluções:

ÁUDIO - AppleHDA (ALC269) - Provavelmente a solução mais prática! Quando visitei o Insanelymac, na categoria Downloads, vi um utilitário chamado AppleHDA Patcher 1.8. Achei a proposta interessante e fiz o download - [External Link Removed for Guests]

Primeiramente eu excluí a Kext AppleHDA da pasta Extensions, reparei as permissões com o Kext Utility e executei o AppleHDA Patcher 1.8. Selecionei a versão ALC269 VB v1 e cliquei em Patcher AppleHDA, conforme imagem 1. O programa então criou uma pasta chamada MironeAudio na Mesa, conforme imagem 2!

Eu acessei a pasta 10ec0269 > 279.48 e com ajuda do Kext Utility instalei a AppleHDA da pasta “full Patched AppleHDA” e depois na pasta “Clover” instalei o aDummyHDA.kext junto do config.plist. Voltei à pasta “MironeAudio” e instalei a HDAEnabler.

Só para ter certeza de que os arquivos iriam funcionar corretamente, executei o Olarila.command.

Ao reiniciar o notebook fui em: Configurações > Som, conforme imagem 3. Por fim, marquei a opção Mostrar volume na barra de menus.

Imagem 3 - [External Link Removed for Guests]

BATERIA - Sobre a bateria o caminho foi bem menos prático, mas admito que muito proveitoso em relação ao conhecimento adquirido, principalmente em se tratando de DSDT e mesmo do MaciASL.

Aqui no fórum do Olarila eu acompanhei um tópico em que um membro falava sobre problemas com a bateria do notebook. Então o Pernacabeluda, salvo engano, sugeriu a leitura do seguinte tópico no fórum do Insanelymac.
Link - [External Link Removed for Guests]

Dei uma lida no material com ajuda do Chrome e o Tradutor embutido… ˆˆ … e o autor disponibilizou outro link, dessa vez do GitHub com um repositório considerável do DSDTs.

Link - [External Link Removed for Guests]

Mas esbarrei na falta de prática com o MaciASL! Decidi pesquisar no Google por formas de usar o programa e achei um vídeo no YouTube que tirou todas as minhas dúvidas.

Vídeo - [External Link Removed for Guests]

Acompanhei o vídeo, fiz algumas pausas nos trechos escritos e segui corretamente as instruções, principalmente quanto à configuração da fonte das DSDTs com o link exato do GitHub a ser adicionado.

No entanto, não existia uma DSDT de bateria para o meu notebook, um RV411. Fiz o teste com as instruções para o RF411, que inclusive usa a mesma bateria que o meu notebook, segundo pesquisa no Mercado Livre.

Fiz o Patche na DSDT do meu sistema, que estava na pasta Origin do Clover em EFI, Compilei - ignorando apenas os aviso e Salvei ela no formato ASL. Eu usei o Clover Configurator para montar montar a partição EFI e acessar a pasta do Clover. Por fim, coloquei a DSDT editada na pasta Patched.

Ainda no Clover Configurator eu selecionei o arquivo DSDT da pasta EFI, na aba Home, no cando esquerdo inferior, e salvei as configurações. Reiniciei.

O resultado foi que apesar do ícone da bateria ter sido exibido, ela não tinha sido reconhecida adequadamente. E isso notei quando vi o sistema iniciando no modo -v (Verbose) e foram exibidas algumas linhas relacionadas a ACPI: ... BAT… com status de erro.

Voltei ao MaciASL e dessa vez repeti o processo, mas usando as instruções para um Samsung R528. O resultado pode ser visto na imagem 1 em que o sistema reconheceu, finalmente, a bateria.

Bom, espero ter contribuído para os que almejam fazer um hackintosh assim como eu e que estão enfrentando dificuldades. Claro, me prolonguei nas informações para contribuir para a comunidade.

Agora só falta a placa Wi-Fi que adquiri no Mercado Livre e mais uma edição com o MaciASL para habilitar as funções de luminosidade do teclado.
Last edited by Sion on 11 Sep 2017, 22:48, edited 2 times in total.
Sion

Post by Sion » 10 Sep 2017, 23:08

ACPIBATTERYMANAGER - GERENCIAMENTO DA BATERIA - [SUCESSO]

Olá, boa noite a todos do fórum.

Gostaria de fazer uma atualização!

Eu refiz a instalação do Sierra Olarila e fui instalando as kexts aos poucos para observar os efeitos sobre sistema. Eu deixei por último a Kext ACPIBatteryManager, 2017-09-01, que baixei do RehabMan, link - [External Link Removed for Guests] , com o Kext Utility e executei o Olarila.command. Reiniciei.

A surpresa foi que o Sierra reconheceu normalmente a bateria sem a necessidade de implementar DSDT, conforme imagem.

O detalhe é que eu não tinha nem instalado a NullCPUPowerManagement, mas o fiz logo em seguida!
Last edited by Sion on 11 Sep 2017, 22:33, edited 1 time in total.
Sion

Re: Samsung RV411 - Caminhos - Problemas - Avanços

Post by Sion » 11 Sep 2017, 22:31

INTELBACKLIGHT - CONTROLE DE BRILHO - [SUCESSO]

Olá a todos da comunidade e visitantes.

Venho com mais um avanço para um problema que eu enfrentei na pós instalação do meu Hackintosh, a ausência de um mecanismo de controle de brilho da tela.

Isso deixava, ao retirar o notebook da fonte de alimentação, a tela muito escura para a maioria das tarefas.

Consegui solucionar esta questão da seguinte forma:

1 - Baixei a última versão do IntelBacklight do RehabMan, link - [External Link Removed for Guests]

2 - Instalei a Kext da pasta Release, conforme imagem, com a ajuda do Kext Utility e logo após abri o MaciASL.

3 - No MaciASL, e já devidamente configurado conforme vídeo, link - [External Link Removed for Guests] , eu cliquei em Patch e selecionei a entrada [igpu] Brightness fix (ACPI 100), conforme imagem.

4 - Apliquei e depois compilei, apenas observando os avisos!

Obs.: Nessa hora o que não pode haver são erros! Os avisos podem ser ignorados!

5 - Salvei o arquivo Pre Edited DSDT como DSDT e com o formato ACPI Machine Language Binary.

6 - Após, abri o Clover Configurator, montei a partição EFI e por meio do gerenciador de janelas do Sierra segui pelas pastas: EFI > CLOVER > ACPI > patched - e colei a DSDT editada no MaciASL. Reiniciei!

O resultado pode ser visto na imagem - [External Link Removed for Guests]

Bom, os meios podem não ter sido os mais diretos e práticos, mas me permitiram obter mais este avanço!

Obrigado a todos!
Sion

Post by Sion » 23 Sep 2017, 18:35

WIFI ATHEROS AR5B195 AR9285 + BLUETOOTH [~SUCESSO]

Bom, este deve ser o meu último post sobre a instalação do Olarila Sierra 10.12.5

A minha última questão a ser resolvida era a placa Mini-PCI Wireless BCM4313 + Bluetooth que era completamente incompatível com o OS X / macOS.

Fiz uma pesquisa no Google sobre placas WIFI compatíveis com hackintosh e achei o seguinte material, link - [External Link Removed for Guests]

Após ler, optei pelo modelo AR5B195 por contar com bluetooth. Logo em seguida pesquisei pelo modelo no Mercado Livre e dentre as ofertas encontrei uma com a placa NOVA, link - [External Link Removed for Guests]

Depois da compra pesquisei pelas Kexts para a placa e encontrei um post atualizado para o Sierra 10.12.5 com o modelo no fórum osX86.net, link - [External Link Removed for Guests]

Realizei a substituição das placas, reiniciei o notebook e segui com a instalação da Kext com o auxílio do Kext Utility. O resultado pode ser visto no link - [External Link Removed for Guests]

A única pontuação a ser feita aqui é que o bluetooth que, apesar de reconhecido pelo Sierra, não se conecta a nenhum dispositivo.

Já no Windows 10, após eu atualizar os drivers PCI com o Driver Reviver 5.21 o bluetooth conectou normalmente!

-- BLUETOOTH [KEXTS ALTERNATIVAS]

Tentei outra opção para o BT! Removi as Kexts iniciais para o placa WIFI e instalei com o Kext Utility o toledaARPT.kext e o BTFirmwareUploader.kext, encontradas neste tópico - [External Link Removed for Guests] . Além disso, executei os comandos no Terminal e adicionar o Patch no Clover Configurator, o máximo que consegui foram várias linhas de erro na inicialização do Sierra e por fim perder o bluetooth...

Bem, é isso. Espero ter contribuído de alguma forma para o fórum.
Sion

Post by Sion » 23 Sep 2017, 20:17

ATUALIZAÇÃO - SIERRA 10.12.6 [SUCESSO]

Às vésperas do High Sierra 10.13 faço mais uma contribuição para este tópico.

Eu estava tendo dificuldades em atualizar o Olarila Sierra 10.12.5 via Combo Update para o 10.12.6.

Tentei algumas vezes, mas após a instalações bem sucedidas do update o sistema simplesmente não carregava nem em Single-user (-s).

Então optei em baixar uma imagem completa do Sierra 10.12.6 (não sei se posso postar o link aqui) e montei um pen drive com ajuda do unishit, última versão.

Como fiz com o Sierra 10.12.5 eu adicionei à /System/Library/Extensions, no pen drive, às Kext para a minha Intel HD Graphics (Arrandale) sendo esta a única forma de conseguir chegar ao instalador do Sierra.

Como a partição EFI já estava configurada com a versão mais recente do Clover, 4210, juntamente das configurações anteriores de inicialização. Eu iniciei o sistema sem o pen drive e só depois o pluguei ele para prosseguir com o processo de maneira mais rápida.

Após a instalação bem sucedida o notebook reiniciou, retirei o pen drive e dei boot na partição onde o Sierra foi instalado com a tecla "Espaço". Também conforme a experiência anterior eu optei pelo modo Single-user (-s) para carregar o sistema junto das instruções oferecidas pelo Pernacabeluda:

fsck -fy
mount -uw /
mkdir /kext_backup
reboot

O sistema carregou normalmente e logo que iniciado eu instalei as Kexts da minha placa de vídeo com o Kext Utility, link - [External Link Removed for Guests] , optando pelo Framebuffer: Legacy Framebuffer/SingleLink/Alternate 2 IOPCI/LCD+VGA/LCD+VGA LW1

Em seguida instalei as Kexts mais apropriadas para o meu sistema utilizando também o Kext Utility e reiniciei. Como a captura da janela mostra, o Sierra 10.12.6 opera tranquilo no RV411-AD6BR - [External Link Removed for Guests]

Obs.: Reinstalei os programas contidos na pasta FILES do Olarila Sierra 10.12.5, salvo um da Intel que reiniciava o sistema logo que executado!

Agradecimento especial ao Pernacabeluda pelas valiosas dicas!

Abraço a todos!
spyblack

Post by spyblack » 03 Nov 2017, 14:25

Estou acompanhando sua postagem, só tenho que parabenizar você pelo esforço e empenho.

Uma dúvida sobre a GPU, você falou sobre duas kexts quando substituiu do pendrive de boot com o raw do Sierra, mas na instalação final não disse se foi usado essas mesmas kexts ou se utilizou mais coisas do pacote.
Você testou utilizar o insert de kexts do glover? Pois sempre foi uitlizado a instalação direta no sistema mas não pelo glover.

Gostaria de pedir, se possível, disponibilizar sua dsdt para a comunidade, acredito que vai ajudar muita gente assim como eu, ou se puder fazer um resumão para um speedstep da sua instalação, vai ajudar e muito o entendimento do procedimento para os mais leigos.

VALEU MESMO PELAS INFORMAÇÔES!
MaLd0n
Site Admin
Site Admin
CPU: i9-9900K
Motherboard: GA Z390 M GAMING
GPU: RX 590 8 GB

Post by MaLd0n » 16 Nov 2017, 13:52

Sion wrote:O detalhe é que eu não tinha nem instalado a NullCPUPowerManagement, mas o fiz logo em seguida!
NullCPUPowerManagement mata o seu gerenciamento de energia, não é legal usar essa kext se tendo um processador com suporte nativo
--Donations via PayPal [External Link Removed for Guests] :guitar

--Problems with Paypal? Check Here [Local Link Removed for Guests] :guitar

--Useful Links [Local Link Removed for Guests] :guitar

--Olarila Hackintosh Builds [Local Link Removed for Guests] :guitar

--Donated? Send me one Private Message
Sion

Post by Sion » 13 Dec 2017, 22:46

spyblack wrote:Estou acompanhando sua postagem, só tenho que parabenizar você pelo esforço e empenho.

Uma dúvida sobre a GPU, você falou sobre duas kexts quando substituiu do pendrive de boot com o raw do Sierra, mas na instalação final não disse se foi usado essas mesmas kexts ou se utilizou mais coisas do pacote.
Você testou utilizar o insert de kexts do glover? Pois sempre foi uitlizado a instalação direta no sistema mas não pelo glover.

Gostaria de pedir, se possível, disponibilizar sua dsdt para a comunidade, acredito que vai ajudar muita gente assim como eu, ou se puder fazer um resumão para um speedstep da sua instalação, vai ajudar e muito o entendimento do procedimento para os mais leigos.

VALEU MESMO PELAS INFORMAÇÔES!
Olá, spyblack, bem vindo ao tópico.

Fiz um Guia de instalação do Olarila Sierra 10.12.5 e o coloquei no primeiro post desse tópico.

Sobre o DSDT, eu disponibilizei um arquivo no último tópico sobre a instalação do High Sierra 10.13.2 sem APFL.

Além disso, particularmente, recomendo a edição via MasiASL que é mais segura e para o seu sistema e instrutiva.
DjLsOficial
CPU: I3 M380 2,53 gHz
Motherboard: Samsung RV411
GPU: Intel HD Graphics

Post by DjLsOficial » 24 Jan 2018, 21:51

Não estou entendendo muitas partes dele, alguém poderia me ajudar?

O que consegui:

- Instalar o Sierra 10.12.5
- Ativar a Aceleração Gráfica
- Dá boot através do pendrive e o notebook ligar sem precisar de NENHUMA BOOT FLAG e nem FakeID

Gostaria de saber como instalo as Kexts que tem no tutorial pois arrastei elas para dentro do programa como citado nele e nada fez. Continuo, por exemplo, sem áudio e com a bateria bugada (com relação a bateria no tutorial ensina como consertar mas eu também não consegui entender pois sou leigo sobre o assunto). Outra coisa que gostaria de saber é como devo instalar o CLOVER, fiz tudo da mesma forma do tutorial e o HD não dá boot sem o Pen Drive.

Se alguém puder me ajudar, ficaria muito agradecido. Desde já agradeço a todos!
Sion

Post by Sion » 29 Jan 2018, 23:08

DjLsOficial wrote:Não estou entendendo muitas partes dele, alguém poderia me ajudar?

O que consegui:

- Instalar o Sierra 10.12.5
- Ativar a Aceleração Gráfica
- Dá boot através do pendrive e o notebook ligar sem precisar de NENHUMA BOOT FLAG e nem FakeID

Gostaria de saber como instalo as Kexts que tem no tutorial pois arrastei elas para dentro do programa como citado nele e nada fez. Continuo, por exemplo, sem áudio e com a bateria bugada (com relação a bateria no tutorial ensina como consertar mas eu também não consegui entender pois sou leigo sobre o assunto). Outra coisa que gostaria de saber é como devo instalar o CLOVER, fiz tudo da mesma forma do tutorial e o HD não dá boot sem o Pen Drive.

Se alguém puder me ajudar, ficaria muito agradecido. Desde já agradeço a todos!

Olá, DjLsOficial. Bem vindo ao tópico.

O processo parece ser pouco intuitivo e burocrático, mas ainda é muito mais fácil do que o que percorri. Bom, vamos lá!

1 - Clover - Execute o Clover e configure-o assim:

- Drivers64

1.1 - Boot - Na pasta FILES do pen drive selecione o Clover Configurator e o ShowAllFiles e arraste-os para a pasta Aplicativos.
Da própria pasta de Aplicativos ou do Launcher execute o ShowAllFiles e depois o Clover Configurator e monte a partição EFI do HD e do pen drive.
Feito isso, abra a partição EFI do pen drive montada na Mesa e copie as pastas do Clover. Agora vá até a partição EFI do HD e cole / substitua as pastas do Clover. Por fim, no Clover Configurator salve as configurações. Na Mesa desmonte o pen drive e a partição EFI e desconecte-o! Reinicie e veja o resultado.

2 - Instalação das Kexts - Execute o Kext Utility e arraste as Kexts descompactadas para dentro da janela do utilitário. Após a instalação, reinicie o sistema. Faça isso até a Kexts - 2, onde recomendo a instalação após as edições de DSDTs.

3 - Áudio - Execute o AppleHDA Patcher. Na janela, ao centro, selecione Laptop, depois Realtek ALC269 VB v1 e em seguida Patch.
Uma pasta chamada MirenoAudio será criada na Mesa e dentro dela estão as Kexts que devem ser instaladas com o Kext Utility.
Se preferir, faça separado das demais Kexts. Depois de reiniciar, vá em Configurações e marque o quadro para exibir o ícone do áudio na barra de menus. Estando tudo certo, o ícone aparecerá em negrito, caso contrário aparecerá cinza.

4 - Bateria - Arraste o MasiASL para a pasta Aplicativos e execute. Tenha a certeza de estar conectado à internet pelo menos via cabo.
Após aberto vá em Patch, selecione e aplique: [bat] Samsung RV528, [igpu] Brightness fix (HD3000/HD4000) e [sys] Fix_WAK Arg0 v2.
Feito isso, vá em Compile e logo depois salve a DSDT como ACPI Machine Language Binary. Em seguida, monte com o Clover Configurator a partição EFI do HD e coloque o arquivo na pasta EFI > Clover > ACPI > patched.

4.1 - Bateria - Com o Kext Utility instale as Kexts RehabMan-Battery e RehabMan-IntelBacklight. Reinicie o sistema.
No caso de ter ocorrido tudo bem, logo na tela de Login a ícone da bateria vai ser exibido com porcentagem atual.
Quanto ao Brilho de tela, após desconectado do cabo a tela voltará a ficar clara em instantes (caso inicie sem o carregador, a tela provavelmente continuará escura).

Espero ter ajudado.

Bom Hack!
DjLsOficial

Post by DjLsOficial » 08 Feb 2018, 16:42

Sion wrote:

O processo parece ser pouco intuitivo e burocrático, mas ainda é muito mais fácil do que o que percorri. Bom, vamos lá!

- Drivers64

1.1 - Boot - Na pasta FILES do pen drive selecione o Clover Configurator e o ShowAllFiles e arraste-os para a pasta Aplicativos.
Da própria pasta de Aplicativos ou do Launcher execute o ShowAllFiles e depois o Clover Configurator e monte a partição EFI do HD e do pen drive.
Feito isso, abra a partição EFI do pen drive montada na Mesa e copie as pastas do Clover. Agora vá até a partição EFI do HD e cole / substitua as pastas do Clover. Por fim, no Clover Configurator salve as configurações. Na Mesa desmonte o pen drive e a partição EFI e desconecte-o! Reinicie e veja o resultado.

2 - Instalação das Kexts - Execute o Kext Utility e arraste as Kexts descompactadas para dentro da janela do utilitário. Após a instalação, reinicie o sistema. Faça isso até a Kexts - 2, onde recomendo a instalação após as edições de DSDTs.

3 - Áudio - Execute o AppleHDA Patcher. Na janela, ao centro, selecione Laptop, depois Realtek ALC269 VB v1 e em seguida Patch.
Uma pasta chamada MirenoAudio será criada na Mesa e dentro dela estão as Kexts que devem ser instaladas com o Kext Utility.
Se preferir, faça separado das demais Kexts. Depois de reiniciar, vá em Configurações e marque o quadro para exibir o ícone do áudio na barra de menus. Estando tudo certo, o ícone aparecerá em negrito, caso contrário aparecerá cinza.

4 - Bateria - Arraste o MasiASL para a pasta Aplicativos e execute. Tenha a certeza de estar conectado à internet pelo menos via cabo.
Após aberto vá em Patch, selecione e aplique: [bat] Samsung RV528, [igpu] Brightness fix (HD3000/HD4000) e [sys] Fix_WAK Arg0 v2.
Feito isso, vá em Compile e logo depois salve a DSDT como ACPI Machine Language Binary. Em seguida, monte com o Clover Configurator a partição EFI do HD e coloque o arquivo na pasta EFI > Clover > ACPI > patched.

4.1 - Bateria - Com o Kext Utility instale as Kexts RehabMan-Battery e RehabMan-IntelBacklight. Reinicie o sistema.
No caso de ter ocorrido tudo bem, logo na tela de Login a ícone da bateria vai ser exibido com porcentagem atual.
Quanto ao Brilho de tela, após desconectado do cabo a tela voltará a ficar clara em instantes (caso inicie sem o carregador, a tela provavelmente continuará escura).

Espero ter ajudado.

Bom Hack!

Muito obrigado pelos esclarecimentos, irei tentar! Assim que eu fizer o que você falou, volto para dá um feedback.
DjLsOficial

Post by DjLsOficial » 08 Feb 2018, 20:19

Sion wrote:

- Drivers64

Espero ter ajudado.

Bom Hack!

Ola, realmente obtive êxito sobre o Audio e boot.
Aceleração gráfica também obtive exito mas sem controle de brilho. A bateria aparece o ícone mas diz que não tenho bateria conectada.

Você pode me ajudar com relação a isso, não entendo nada sobre o MasiASL, nunca utilizei ele.
Não entendi bem a parte sobre o controle de brilho.
Sion

Post by Sion » 15 Feb 2018, 22:50

Ola, realmente obtive êxito sobre o Audio e boot.
Aceleração gráfica também obtive exito mas sem controle de brilho. A bateria aparece o ícone mas diz que não tenho bateria conectada.

Você pode me ajudar com relação a isso, não entendo nada sobre o MasiASL, nunca utilizei ele.
Não entendi bem a parte sobre o controle de brilho.
Fico feliz pelo seu progresso!

Sobre o MaciASL é fácil.

Aos 2:10 desse vídeo - [External Link Removed for Guests] - é mostrado como:
selecionar o Patch, Aplicar e Compilar... bastando você ter acesso à internet.

Os Patches são: [bat] Samsung RV528, [igpu] Brightness fix (HD3000/HD4000) e [sys] Fix_WAK Arg0 v2.
Selecione, Aplique, Feche, Compile. Na barra de menus vá em File > Save As...

Salve o arquivo na Mesa (Desktop ou outra pasta) como: ACPI Machine Language Binary com o nome de: DSDT.
Ele deve colocado na pasta EFI > Clover > ACPI > patched.

Para acessar a pasta abra o Clover Configurator, monte a partição EFI e clique em Abrir pasta (Na frente da opção de montar).
Navegue até a pasta patched e coloque / cole o arquivo criado lá.

Reinicie.
Post Reply

Return to “Sierra (10.12)”