-->Donations via PayPal [External Link Removed for Guests] :guitar
-->Installation/Post Installation Tutorial [Local Link Removed for Guests]
-->Useful Links [Local Link Removed for Guests]
-->Olarila Images - Updated images [Local Link Removed for Guests]
-->Guides and Tutorials [Local Link Removed for Guests]
-->Clover Folder for All Chipsets [Local Link Removed for Guests]
-->DSDT Patch Requests [Local Link Removed for Guests]

USB inicializável do Mountain Lion

Post Reply
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

USB inicializável do Mountain Lion

Post by Cassio » 19 Jul 2012, 19:31

Para quem só tem Windows e não tem DVD dual layer.

Acesse o [Local Link Removed for Guests] para obter o link de download (tópico do canal).

Tamanho da imagem: 5.020.384.768 bytes (o pen drive tem que ter pelo menos 8 GB)

MD5 (OS X 10.8 Install USB.raw) = 4251f2d2866417add966ffcec848cc4f

Conteúdo:

OS X Mountain Lion GM Seed (Build 12A269)

MD5 (InstallESD.dmg) = 8b4869920cd740414fe6b7e3f0b1be3e

Arquivos modificados:
System/Installation/Packages/OSInstall.mpkg
System/Library/PrivateFrameworks/Install.framework/Frameworks/OSInstall.framework/Versions/A/OSInstall

Arquivos adicionados:
System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext
boot (Chameleon v2.1svn r2003)
Extra/Preboot.dmg

Conteúdo do Preboot.dmg:
Extensions.mkext
org.chameleon.Boot.plist

Conteúdo do Extensions.mkext:
AHCIPortInjector.kext
AppleACPIPS2Nub.kext
FakeSMC.kext
IOAHCIBlockStorageInjector.kext
NullCPUPowerManagement.kext
PXHCD.kext
VoodooPS2Controller.kext
VoodooPS2Keyboard.kext
VoodooPS2Mouse.kext
VoodooPS2Trackpad.kext

Como usar:

1 - Grave o arquivo .raw no pen drive com o SUSE Studio Image Writer.
imagewriter.PNG
Se der erro ao gravar, ejete o pen drive (remover com segurança) e conecte novamente. Quando o Windows perguntar se deseja formatar, cancele e abra o Image Writer novamente.
erro.PNG
Se o erro persistir, desative seu anti vírus, ele deve estar bloqueando a escrita raw no USB.

Outro Image Writer para Windows, caso o SUSE não funcione
[External Link Removed for Guests]

2 - Faça boot do USB e instale.

Se precisar, digite [External Link Removed for Guests], exemplos:
-v (verbose boot) [padrão]
-x (safe)
-s (single user)
GraphicsEnabler=yes (ativa os drivers de vídeo) [padrão]
USBBusFix=yes (resolve problemas com dispositivos USB)
npci=0x2000 (use se o boot parar em "PCI configuration begin")
cpus=1 (para HP com [External Link Removed for Guests], use enquanto não tiver o lapic kernel)

Se precisar, use o [External Link Removed for Guests] para remover as kexts que estão causando problema (System/Library/Extensions) e use o parâmetro -f (ignore caches) no boot, ou remova /System/Library/Caches/com.apple.kext.caches/Startup/Extensions.mkext
transmac.PNG
Se tiver KP relacionado à ApplePolicyControl.kext remova /System/Library/Extensions/AppleGraphicsControl.kext/Contents/PlugIns/ApplePolicyControl.kext

Se o boot parar logo antes de chegar no instalador, ou se o vídeo não estiver funcionando corretamente, remova as kexts de vídeo e use GraphicsEnabler=No -f

ATI = ATI*
Intel = AppleIntelHD* AppleIntelSNB*
nVidia = GeForce* NVDA*

Você vai precisar de pelo menos uma partição livre, use o Utilitário de Disco (no menu Utilitários) para apagar a partição como Mac OS Expandido (Reg. Cronológico).

Se quiser instalar o Chameleon (boot loader) na partição e usar MBR (ao invés de GUID, caso já tenha o Windows instalado no HD), a partição terá de ser primária, não poderá ser uma partição estendida/lógica.

Aguarde o fim da instalação e reinicie.

3 - Faça boot do USB e selecione o HD onde instalou o sistema (não o USB de novo).

4 - Instale o Chameleon e a pasta Extra no HD.

Recomendo o uso do Chameleon Wizard para instalar e criar/configurar org.chameleon.Boot.plist e SMBIOS.plist na pasta /Extra.
[Local Link Removed for Guests]

Também pode baixar um instalador ou os binários

5 - Instale as kext essenciais e outras que necessite (rede, áudio, etc).

FakeSMC.kext é indespensável.

Enquanto não acertar o gerenciamento de energia, provavelmente vai precisar da NullCPUPowerManagement.kext.

Se usar teclado e mouse PS/2, ou laptop, use VoodooPS2Controller.kext (ou ApplePS2Controller.kext) e AppleACPIPS2Nub.kext.

Como encontrar as kexts para o seu hardware

Recomendo o uso do Kext Wizard para instalação de kexts.

Problemas pós instalação:

Vídeo (se precisou remover as kexts na instalação) [Local Link Removed for Guests]

boot0: error [Local Link Removed for Guests]

CMOS reset depois do sleep [Local Link Removed for Guests]

Still waiting for root device usando kernelcache [Local Link Removed for Guests]

Quando for formatar o pen drive como FAT/NTFS, vai perceber que o tamanho foi reduzido. Basta abrir o gerenciamento de disco (ferramentas administrativas, criar e formatar partições do disco rígido), remover a partição de 4,68 GB e criar uma nova do tamanho total do pen drive.
gerenciamentodisco.PNG
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
ASUS N53Jq • CPU: Intel Core i7-740QM 1.73GHz • RAM: 6,0GB • HD: 500GB • GPU: GeForce GT 425M 1GB 1920x1080 • OS: [External Link Removed for Guests] • Linux Mint 15 • Windows 8
YoungMyer

Re: USB inicializável do Mountain Lion

Post by YoungMyer » 23 Jul 2012, 18:09

Boas pessoal.
Instalei esta versão (USB) no HD mas não arranca. Terei feito algo mal ou falta-me algum passo?
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 23 Jul 2012, 18:19

Cassio wrote: Os procedimentos de instalação são os mesmos do DVD [Local Link Removed for Guests]
Fez a partir do passo 2?
ASUS N53Jq • CPU: Intel Core i7-740QM 1.73GHz • RAM: 6,0GB • HD: 500GB • GPU: GeForce GT 425M 1GB 1920x1080 • OS: [External Link Removed for Guests] • Linux Mint 15 • Windows 8
YoungMyer

Post by YoungMyer » 23 Jul 2012, 18:34

"2 - Faça o Boot do DVD, prima F8 e selecione o HD para boot (não selecione o DVD de novo)." (Neste caso com o USB, certo?)

"3 - Instale o Chameleon e a pasta Extra no HD." Como instalo se não aparece nada a não ser uma tela igual quando arranco pelo usb antes de iniciar a parte da instalação?
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 23 Jul 2012, 18:39

YoungMyer wrote: Neste caso com o USB, certo?
Sim, nem precisa do F8, o menu abre direto.
Como instalo se não aparece nada a não ser uma tela igual quando arranco pelo usb antes de iniciar a parte da instalação?
Poste uma foto dessa tela.
YoungMyer

Post by YoungMyer » 23 Jul 2012, 18:50

Sim, no meu caso também faz direto. no meu caso pra fazer boot é no F9.

Quanto a tela, assim que acabar de fazer o trabalho que estou a fazer, meto cá a imagem. Espero que não haja mal.
YoungMyer

Post by YoungMyer » 23 Jul 2012, 20:06

Fica aí, parado.
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 23 Jul 2012, 20:13

npci=0x2000 (use se o boot parar em "PCI configuration begin")
Digite esse parâmetro no boot, se aparecer mais informações, poste outra foto.
YoungMyer

Post by YoungMyer » 23 Jul 2012, 23:00

agora nem chega la, carrega os ficheiros e reinicia logo :?
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 24 Jul 2012, 01:01

Confira se digitou certo.

Não sei o que pode ser, poste as especificações do hardware e como estão as configurações do CPU no BIOS.

A atividade do HD pára imediatamente depois do "PCI configuration begin" ou continua por um tempo?
mendietinha
Olarila Staff
Olarila Staff
CPU: i5 750
Motherboard: Intel
GPU: GTX760

Post by mendietinha » 28 Jul 2012, 08:50

não tem jeito do meu touchpad funcionar.

alguma luz? samsung 300e4a-bd1 i5 2.5 4gb ddr3 hd3000.

só uma distro do lion que tem as kexts que passarei aqui, que reconhecem como mouse, sendo impossível rolagem e afins. se tento por voodoops2 ou qualquer outra coisa, o trackpad para e mesmo voltando as kexts antigas, restaurando permissões e tudo mais, não volta.

poderiam me dar algumas flags ou kexts para tentar? fiz minha dsdt e ficou sem warnings nem nada, só otimizações, brilho e volume nas teclas fn corretas, mas o maldito trackpad não toma jeito.

obrigado e precisando de mais infos, só perguntar.
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher
.
Core I5 750 12gb 500gb GTX 760(macOS 10.12, macOS 10.12.Xb, Win10)
Pentium 4 3.06 2gb 80gb fx5200 (10.5.8)
iMac G3 400Mhz 512mb Rage 8Mb (10.4.11)

Save OSX86... Don't Let Tony win!
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 28 Jul 2012, 16:04

mendietinha wrote:precisando de mais infos, só perguntar.
Qual a marca do trackpad?

De preferência use outro tópico, já que não tem relação direta com o assunto deste. Crie um novo, ou use um relacionado, como [Local Link Removed for Guests]
mendietinha
Olarila Staff
Olarila Staff
CPU: i5 750
Motherboard: Intel
GPU: GTX760

Post by mendietinha » 29 Jul 2012, 06:44

olha, não sei o quanto é útil, mas tive problemas que outros podem ter e o que fiz pode ajudar:

fiz tudo conforme o dito no tópico, porém o usb não reconhecia opelo boot, caia direto no meu pré instalado chameleon do lion. me vendo sem alternativas, usei o transmac e pus na s/l/e do usb o fakesmc e o null... fiz o boot e pluguei o teclado usb, pois o mouse usb que tenho aqui não pega, sei lá pq. então instalei o ml do pendrive por cima do lion. afiei bem o lion com smbios, dsdt e outras kexts e mandei por cima. perfeita a instalação.

pro hack chegar aos 100% de funcionalidade, fora o gerenciamento de energia que em breve faço, falta a rolagem com trackpad e eu poder usar o kernelcache. mas isso resolvo em outro tópico.

espero que ajude.
Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher
.
Core I5 750 12gb 500gb GTX 760(macOS 10.12, macOS 10.12.Xb, Win10)
Pentium 4 3.06 2gb 80gb fx5200 (10.5.8)
iMac G3 400Mhz 512mb Rage 8Mb (10.4.11)

Save OSX86... Don't Let Tony win!
brdmn

Post by brdmn » 30 Jul 2012, 15:16

Opa,

Não entendi muito bem a parte de se eu já tiver o windows(e quiser continuar com ele tmb ) como eu devo proceder.Eu vou particionar o disco sendo que meu windows está instalado na partição principal ? Alguém poderia me explicar melhor essa parte abaixo: ?

"Se quiser instalar o Chameleon (boot loader) na partição e usar MBR (ao invés de GUID, caso já tenha o Windows instalado no HD), a partição terá de ser primária, não poderá ser uma partição estendida/lógica."
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 30 Jul 2012, 15:27

Você vai ter que encolher a partição do Windows para liberar espeço para uma nova.

Essa partição nova (onde vai instalar o OS X) deve ser [External Link Removed for Guests], não pode ser [External Link Removed for Guests].
brdmn

Post by brdmn » 30 Jul 2012, 16:38

Obrigado Cassio acho que entendi - ( no caso na hora de particionar eu escolho se ela sera primaria ou nao ?)

Estou tendo um problema logo no começo antes da instalação.Aparece escrito AppleUSBEHCI..........UIMInitialize e no final error

depois Fica dando a mensagem Still Waiting for root devide.

Sabe oq pode estar acontecendo ?

obrigado!
Cassio
Olarila Staff
Olarila Staff

Post by Cassio » 30 Jul 2012, 16:55

Na hora de criar a partição você escolhe. Não pode ser feito pelo instalador do OS X, a partição já deve estar criada. Recomendo usar o GParted live CD. Pra fazer tudo pelo instalador, só apagando todo o HD.

Tente usar USBBusFix=yes, se não resolver, acho que só aplicando os patches USB na DSDT [Local Link Removed for Guests]
brdmn

Post by brdmn » 30 Jul 2012, 17:06

Obrigado pela ajuda Cassio,sou novato em hack ainda então ainda não sei muita coisa.Tive um problema com AppleIntelCPUPowerManagement agora mas acho que nesse link que vc me passou fala sobre isso tmb.Valeu pela ajuda!
idUb
CPU: i5 3210
Motherboard: LG N460
GPU: HD4000 / AMD 7650m

Post by idUb » 31 Jul 2012, 11:35

brdmn wrote:Opa,

Não entendi muito bem a parte de se eu já tiver o windows(e quiser continuar com ele tmb ) como eu devo proceder.Eu vou particionar o disco sendo que meu windows está instalado na partição principal ? Alguém poderia me explicar melhor essa parte abaixo: ?

"Se quiser instalar o Chameleon (boot loader) na partição e usar MBR (ao invés de GUID, caso já tenha o Windows instalado no HD), a partição terá de ser primária, não poderá ser uma partição estendida/lógica."
Uma dica.
crie a partição antes de iniciar a instalacao do OS se ja tiver o windows intalado. E pelo DU apenas formate.

Nao conseguira revisionar a particao do win pelo DU.
Predatux

Post by Predatux » 01 Aug 2012, 17:00

Tengo un problema con el Usb de instalación. Me da siempre error de USB y luego still waiting for root device.
Tengo la bios bien configurada (tengo lion instalado).
He probado con todos los modificadores que he encontrado y no consigo salvar el error.
He probado con dsdt y sin él.

Ese mismo error me lo ha dado también en otro ordenador, y lo he solucionado creando una partición de inicio en el disco duro sata e iniciando desde allí. De ese modo el fallo de USB no afecta y puedo instalar el sistema operativo. He probado eso mismo en el portátil, pero el error de USB no permite continuar el arranque, desembocando en el still waiting for root device.

Alguien se le ocurre alguna posible solución?
Mi ordenador es un portátil asus n71jq.
He leído que la solución podría ser incluir los datos del USB en un archivo...
Gracias de antemano.
ASUS N71JQ
Intel Core i7 720QM
4GB Ram
Ati Mobility Radeon 5730 1 GB Vram.
ALC663
Atheros 8131
Atheros 9285

P5KPL/EPU
Intel Core2 Quad 2,40
Nvidia 9600GT 512