Problemas comuns

Problemas comuns

Postby oldnapalm » 24 Dec 2010, 15:59

Tela cinza com o logo da Apple

Uma das perguntas mais frequentes entre os que estão iniciando no OSX86 e tentam instalar o Leopard via "distro" (iATKOS, iDeneb, iPC, Kalyway, XxX, entre outras): "Instalei, o PC reiniciou e fica na tela da maçã, o que fazer?"

O primeiro passo para tentar solucionar o problema é fazer o boot no modo "verbose", basta digitar "-v" (sem as aspas) na tela do Chameleon, aquela onde você seleciona qual sistema operacional vai usar.

Caso o Mac OS seja iniciado sem aparecer essa tela, fique pressionando a tecla "F8" antes de aparecer a tela cinza com o logo da Apple.

Fazendo o boot no modo "verbose", ao invés da tela da maçã serão mostradas as mensagens do sistema.

Faça uma busca no fórum ou no Google usando as mensagens de erro que aparecerem. Caso não encontrar nada relevante, tire uma foto da tela e anexe aqui no fórum solicitando ajuda, é muito mais provável que consiga ajuda se fornecer informações importantes, do que se escrever simplesmente "parou na tela da maçã".

Kernel panic

O caminho para a solução é bem parecido com o do caso anterior (boot no modo "verbose").

boot0: error

Esse erro ocorre devido à partição onde o sistema foi instalado não estar ativa. Para solucionar faça o boot novamente pelo DVD de instalação, abra o terminal (Utilitários - Terminal) e rode os comandos:
Code: Select all
diskutil list

veja o IDENTIFIER da partição onde instalou o sistema (diskDsP)
no próximo comando substitua D pelo número do disco e P pelo número da partição
Code: Select all
fdisk -e /dev/diskD
f P
write
y
exit

Still waiting for root device

Se o boot no modo "verbose" parar nessa mensagem, é provável que você não tenha selecionado o "chipset driver" correto na personalização da instalação. Esses drivers também são chamados de "SATA/ATA drivers" e as opções são "Intel" (ICHx), "VIA", "nForce", "SiS", etc. Consulte o manual da sua placa mãe ou o site do fabricante, descubra qual a controladora onde o seu HD está ligado e selecione o driver correspondente.

Boot do DVD e PC reinicia

Digite "cpus=1" (sem as aspas) no boot. Ao fazer o boot do sistema instalado também será necessário utilizar essa opção, ao menos até fazer uma alteração no DSDT para evitar o problema. O programa DSDT_Patcher faz a correção automaticamente.

Kernel panic ao montar DMG ou dispositivo USB

O problema ocorre quando a versão da kernel não coincide com as kexts System e seatbelt. Para resolver instale uma kernel correspondente à versão do sistema, por exemplo, kernel 9.7.0 para Mac OS X 10.5.7, kernel 9.8.0 para Mac OS X 10.5.8.

Teclado e mouse não funcionam após a instalação

Você deve estar utilizando teclado e mouse PS/2 e não selecionou um driver apropriado ao personalizar a instalação. As distribuições mais recentes incluem duas opções, ApplePS2Controller e VoodooPS2Controller, selecione apenas uma delas.

Este tópico está em construção, à medida em que as dúvidas forem aparecendo, novas dicas serão adicionadas.
oldnapalm
Staff

Re: Problemas comuns

Postby netto » 31 Aug 2011, 03:28

Olá, pessoal!
Já recorri à todo mundo e não consegui achar a solução...
Eu instalei o MAC OSX 6.3 Retail no notebook, beleza, instala normal, mas basta eu instalar o combo update e ele não inicia mais, trava na tela cinza... tudo bem, resolvi deixar sem atualizar, porém não consigo bootar pelo HD, só abre MAC se o cd do iBoot estiver no drive e eu escolher a partição do MAC instalado...
Já instalei várias vezes o Chamaleon, a pasta Extras, usei o Multibeast (esse trava mesmo!!), já usei a opção:

diskutil list
e Código:

fdisk -e /dev/diskD
f P
write
y
exit

Não adianta.... já refiz o processo de instalação tantas vezes que estou quase desistindo de fazer o hackintosh... o que me estimula é que instala normal, mas atualizou ou instalou o Multibeast e pronto....
É um note Megaware 4129, placa Clevo e4129, com Processador i5, 6Gb RMA, 500GB HD, chipset Intel, suporte para AHCI....

Se vocês puderem me ajudar eu agradeceria demais....

Aguardo resposta!
netto

Postby Cassio » 31 Aug 2011, 05:27

Se a partição onde você instalou o Chameleon for estendida, não vai funcionar mesmo, ela tem que ser primária.

Sobre o problema após o update, use o boot verbose (leia o tópico), não adianta dizer que trava na tela cinza.
ASUS N53Jq • CPU: Intel Core i7-740QM 1.73GHz • RAM: 6,0GB • HD: 500GB • GPU: GeForce GT 425M 1GB 1920x1080 • OS: OS X 10.8.4 • Linux Mint 15 • Windows 8
Cassio
Senior

Postby netto » 31 Aug 2011, 13:32

Cassio wrote:Se a partição onde você instalou o Chameleon for estendida, não vai funcionar mesmo, ela tem que ser primária.

Sobre o problema após o update, use o boot verbose (leia o tópico), não adianta dizer que trava na tela cinza.

Obrigado pela resposta...
A partição onde estou instalando o MAC é primária... já tentei deixar o HD só pra ele, acontece o problema do boot0: erro do mesmo jeito...
Já instalei o Chamaleon na primária e na extendida, mesmo assim o erro persiste... vou fazer um vídeo/imagem e enviar pra vcs,,,
No meu caso o "verbose" eu só consigo na tela inicial do hack, quando escolho modo verbose... não termina o processo, fica uma eternidade, travando...
netto

Postby oldnapalm » 31 Aug 2011, 17:05

O seu HD tem setores de 4k? Talvez seja o mesmo problema que outros estão enfrentando
http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/issues/129/
oldnapalm
Staff

Postby netto » 31 Aug 2011, 18:01

oldnapalm wrote:O seu HD tem setores de 4k? Talvez seja o mesmo problema que outros estão enfrentando
http://forge.voodooprojects.org/p/chameleon/issues/129/

humm pode ser esse o problema mesmo... vou fazer o teste sugerido e depois posto o resultado... muito obrigado por ora...
netto

Postby joabe237 » 10 Sep 2011, 01:21

Still waiting for root device

Se o boot no modo "verbose" parar nessa mensagem, é provável que você não tenha selecionado o "chipset driver" correto na personalização da instalação. Esses drivers também são chamados de "SATA/ATA drivers" e as opções são "Intel" (ICHx), "VIA", "nForce", "SiS", etc. Consulte o manual da sua placa mãe ou o site do fabricante, descubra qual a controladora onde o seu HD está ligado e selecione o driver correspondente.

no meu caso deu esse problema, eu posso instalar essa kext sem reinstalar tudo de novo?
joabe237

Postby Cassio » 10 Sep 2011, 01:29

Pode instalar pelo terminal (menu utilitários) ou pelo Windows (TransMac ou MacDrive). Se fizer pelo Windows, depois faça boot com -f e repare as permissões da kext.

Mas se tá como AHCI deveria funcionar sem a kext ATA.
ASUS N53Jq • CPU: Intel Core i7-740QM 1.73GHz • RAM: 6,0GB • HD: 500GB • GPU: GeForce GT 425M 1GB 1920x1080 • OS: OS X 10.8.4 • Linux Mint 15 • Windows 8
Cassio
Senior

Postby Jollembeck » 29 Apr 2013, 03:23

Boa Noite,
Estou travado na "tela da maça".
Ja tentei -v / -x / -s / -f / cpus=1 / busratio=20
E nada de sair da tela.
Segue as Config.

Mobile AMD Sempron 3400 +
1 GB DDR2
ATI Radeon Xpress 1100

Versão: iatkos_v7 (se eu não me engano é Leopard 10.50.8)

Segue anexo com alguns print.

Vlw!
You do not have the required permissions to view the files attached to this post.
Jollembeck

CPU: Intel Core i7-3770S
Motherboard: Asus P8Z68 DELUXE
GPU: NVidia GeForce GTX 650

Postby pernacabeluda » 30 Apr 2013, 00:26

Nessas distros normalmente tem uma opção "ACPI patch", tenta selecioná-la na instalação.
pernacabeluda
Senior

Return to Leopard (10.5)